Modo noturno no Android: como habilitar e usar no seu celular

Muitos aplicativos de celular estão cada vez mais tecnológicos, possibilitando uma série de personalizações por parte dos usuários de acordo com suas preferências, sendo que o modo escuro é uma das mais pedidas pelos usuários, principalmente do modelo Android.

Ela foi desenvolvida para fazer a troca de cores da interface, agredindo assim, menos os olhos dos usuários, seja pelo período da noite ou em um momento com menos iluminação. O Google também já disponibilizou aos poucos esse modo para demais aplicativos existentes na Play Store.

Veja aqui informações completas sobre esse processo e saiba mais.

Modo noturno no Google: como habilitar e usar no seu celular

Você pode fazer a ativação do modo escuro do Google de uma forma muito rápida por meio do seu sistema operacional ou por meio de um aplicativo, de forma muito simplificada. Veja um passo a passo abaixo simples e guiado para que você possa aplicar em seu dispositivo o quanto antes:

  1. Acesse a Google Play ou a App Store do seu celular e então entre na página do aplicativo do Google para conseguir atualizar o mesmo;
  2. Com o programa atualizado, você pode abrir o mesmo de forma normal, tocando na opção “Mais”, que está localizada na parte inferior da tela;
  3. Agora, clique na opção “Configurações” e então vá para a opção “Geral”;
    Modo noturno
  4. Clique então na opção “Tema” e escolha a opção “Escuro”.
    Modo noturno Modo noturno

Agora, não somente a interface do aplicativo, mas também demais buscas que ali são feitas, estarão seguindo o padrão de cores na modalidade escura. Assim, você não terá mais problemas como a dor no olho e até mesmo te ajudará no momento de poupar a energia do aparelho, por exemplo.

Assim como já aconteceu com demais recursos do Google, o modo escuro está sendo liberado de maneira gradual para aqueles que usam o app pelo celular, sendo que nem sempre aparecerá para todos. Caso você não consiga encontrar essa função em seu aplicativo, você deverá aguardar para que então ela seja liberada para o seu aplicativo em especial, ou, também é possível tentar fazer a instalação da mesma na versão Beta, que costuma estar disponível no APKMirror.

Ademais, é preciso atenção, visto que o modo escuro está sendo liberado apenas para aqueles usuários do Android 10 e também do iOS 12 ou acima disso.

Como ativar o modo noturno no Android

Você aprendeu acima como ativar o modo noturno diretamente no Google. Veja abaixo como conseguir realizar esse procedimento direto no seu sistema Android, melhorando assim sua navegabilidade de diversas formas.

O sistema Android já conta com o tema escuro desde o Android 9 Pie, que foi lançado no ano de 2018. Essa versão do sistema quando ativa, habilita apenas em alguns menus, como é o caso da central de atalhos rápidos e também na gaveta de aplicativos.

Já para quem possui a versão mais nova do sistema, poderá aproveitar essa versão do software para todas as telas disponíveis do software, como é caso de muitos aplicativos terceirizados, como o caso do Instagram.

Para você que quer ativar essa versão para o seu Android 8 ou acima disso, é preciso fazer o seguinte passo a passo:

  1. Acesse suas “Configurações do sistema”, clique então na opção “Tela”;
    Modo noturno
  2. Role até o final da página e então procure pela opção “Tema do Dispositivo”;
  3. Dentro desse menu, você encontrará a opção “Escuro”, escolha essa então para conseguir ativar o modo noturno.
    Modo noturno

Agora que você já sabe como fazer o procedimento, verifique se o seu aparelho Android é um dos disponíveis para receber essa possibilidade, melhorando assim sua navegabilidade do aparelho.

Há quem diga que o tema escuro faz o maior sucesso, principalmente para aqueles que usam muito o smartphone pela madrugada, por exemplo, isso porque dá maior legibilidade e conforto para os olhos de quem está usando o aparelho, principalmente em lugares que não possuem uma iluminação propícia.

Ademais, essa possibilidade poupa bateria do seu celular, obviamente, variando de como você usa o aparelho e demais tecnologias que possui no celular. Não deixe de tentar e ver como funciona sua adaptação a esta novidade para os usuários de smartphone, com certeza você gostará e se tornará um grande adepto.

Continue acompanhando nosso site para saber demais atualizações sobre Android e iOS, quais são os principais lançamentos da área e tudo que precisa saber para sempre se manter por dentro das notícias.

Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário