Xbox testa multiplayer online sem Xbox Live Gold

Depois de um recente anúncio, a Microsoft está cumprindo a promessa de multiplayer online sem Xbox Live Gold para jogos gratuitos. Em janeiro, a empresa anunciou que a medida seria colocada em prática, e parece que finalmente isso vai acontecer.

Com isso, o anúncio feito na última quarta-feira (24) confirma que os usuários não precisam mais da assinatura do serviço. Saiba mais sobre a novidade.

Xbox testa multiplayer online sem Xbox Live Gold
Xbox testa multiplayer online sem Xbox Live Gold (Imagem: Unsplash / Louis Philippe Poitras)

Xbox testa multiplayer online sem Xbox Live Gold

Apesar de ter feito o anúncio em janeiro deste ano, a Microsoft finalmente coloca em prática o teste do multiplayer online sem Xbox Live Gold. Antes, para acessar a opção em games gratuitos, como Fortnite e Apex Legends, a assinatura do serviço era necessária.

Contudo, cumprindo a promessa feita aos jogadores, a empresa começa a retirar a obrigatoriedade da assinatura. Dessa forma, com a atualização, o jogador pode acessar o multiplayer online sem assinatura do Xbox Live Gold.

A iniciativa, aliás, faz parte de algumas mudanças que preparam a chegada do Xbox Network. A mudança vem para diferenciar o serviço das assinaturas do Xbox Live Gold.

Xbox Live Gold multiplayer
Destiny 2 e Call of Duty: Warzone ainda não suportam o teste (Imagem: Divulgação / Microsoft)

Alguns jogos ainda não suportam o teste

Por outro lado, nem todos os jogos suportam o teste do multiplayer online sem Xbox Live Gold. Até o momento, games como Destiny 2 e Call of Duty: Warzone ainda necessitam da assinatura.

Mas a tendência é que a opção de jogar online com outras pessoas sem a necessidade da assinatura também chegue aos demais jogos.

A Microsoft acenou para a possibilidade de trabalhar com os estúdios responsáveis pelos games para uma atualização. Assim, a opção deve chegar a todos os jogos e usuários do console.

Apesar de termos uma iniciativa da empresa, ainda não se sabe quando o mecanismo estará disponível para todos os jogadores.

Mudança afeta outras plataformas

Mas não é apenas o multiplayer online sem Xbox Live Gold que chega aos consoles da Microsoft. Anteriormente, a empresa também exigia dos usuários a assinatura do Live Gold para acesso s plataformas de streaming, como a Netflix.

Porém, a mudança nas diretrizes do serviço também afeta as demais plataformas. Ou seja, a alteração deve eliminar a necessidade de assinatura para acesso ao streaming.

A decisão se dá pelas críticas que a empresa recebeu após o anúncio de um aumento de 50% na assinatura do Xbox Live Gold.

Multiplayer online sem Xbox Live é começo do fim do serviço

A mudança também marca o começo do fim do Xbox Live. Como indicado, o serviço passará a se chamar Xbox Network.

Apesar de ser basicamente o mesmo serviço, a atualização traz uma simplificação no sistema de mensagens. A tendência é que o próprio Live Gold também sofra outras alterações no futuro.

Para os desenvolvedores de jogos gratuitos no Xbox, a alteração, ou até mesmo exclusão do serviço, é vista com bons olhos. A necessidade de assinatura do serviço para jogos multiplayer online era vista como desvantagem para o console da empresa. Com a mudança, isso deixa de ser um problema.

 

Aproveite também para seguir o Tech News Brasil no Twitter. Lá você fica por dentro de todas as notícias e novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento em primeira mão!

Fonte: TechRadar

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário