Mundial de Xadrez de 2021 pode ser decidido já nesta sexta-feira (10)

O atual campeão mundial de Xadrez, Magnus Carlsen, está a apenas uma vitória (ou dois empates) de renovar seu título por mais um ano.

Magnus Carlsen está a apenas uma vitória de renovar o título de Campeão Mundial de Xadrez Clássico (Imagem: Reprodução/FIDE)
Magnus Carlsen está a apenas uma vitória de renovar o título de Campeão Mundial de Xadrez Clássico (Imagem: Reprodução/FIDE)

A edição de 2021 do Campeonato Mundial de Xadrez Clássico, que determina quem é o Campeão Mundial de Xadrez na principal e mais tradicional categoria, pode vir a ser decidido ainda hoje, 10 de dezembro. Isso porque o norueguês Magnus Carlsen está a apenas uma vitória de alcançar os 7.5 pontos necessários para vencer a disputa, enquanto seu adversário, o russo Ian Nepomniachtchi, está com apenas 3.5.

Até agora, das 10 partidas jogadas pelos dois, o atual campeão mundial Magnus Carlsen venceu três (6ª, 8ª e 9ª) contra zero por parte do russo, que conseguiu apenas arrancar empates nas outras sete rodadas. Depois de cinco empates consecutivos, a primeira derrota, na sexta rodada, definitivamente abalou o russo, que chegou até mesmo a cometer um erro grave na 9ª partida, entregando uma peça inteira sem nenhuma compensação de material ou de desenvolvimento em troca.

Para renovar o título de Campeão Mundial de Xadrez Clássico, tudo o que Magnus Carlsen precisa agora é de uma vitória (que o faria saltar para 7.5 pontos e que pode acontecer hoje mesmo, a partir das 9:30 da manhã) ou de dois empates (o que poderia acontecer no sábado, caso Nepomniachtchi não vença o confronto de hoje). Já para o russo, as coisas estão complicadas: caso queira tentar levar a disputa para o ritmo rápido, ele precisará vencer três das últimas quatro partidas, podendo empatar apenas mais uma, algo definitivamente complexo levando-se em consideração o nível do seu oponente.

O mau desempenho de Ian Nepomniachtchi no Campeonato Mundial de Xadrez Clássico de 2021 não está desapontando apenas os seus fãs: em uma entrevista após a nona rodada, o próprio enxadrista chegou a reconhecer que não jogou no nível esperado de um Grande Mestre e pediu desculpas pela performance.

Magnus Carlsen, além de campeão mundial nos ritmos Rápido e Blitz, mantém o título de Campeão Mundial de Xadrez Clássico desde 2013, estando a uma vitória ou a dois empates de renová-lo nesta edição de 2021.

Gostou dessa notícia? Pois aproveite e confira também:
Magnus abre o placar contra Nepomniachtchi no Mundial de Xadrez 2021

Fonte da imagem: International Chess Federation

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário