Netflix – Nova função de reprodução aleatória chega na metade de 2021

Como já prometido há alguns anos, a Netflix está trabalhando para lançar sua nova função de reproduzir séries aleatoriamente. O “Shuffle” como é popularmente conhecido em aplicativos de música, por exemplo, vai permitir burlar aquele tempinho de indecisão antes de escolher o que assistir.

A funcionalidade já foi testada e trará uma opção muito legal para aqueles momentos em que você perde mais tempo procurando algo para assistir do que assistindo de verdade. Além disso, o sistema vai se aproveitar dos gostos de cada perfil para recomendar filmes e séries que são do gosto do usuário.

Se você quer saber mais a respeito do Shuffle da Netflix, confira o artigo a seguir.

Testes de 2020

A notícia de uma possível funcionalidade de reprodução de títulos no modo aleatório já é um papo velho. Toda a pesquisa por trás desse novo botão da plataforma começou há alguns anos e já teve aparições em contas de usuários norte-americanos.

Durante os testes com público era possível encontrar a funcionalidade em duas formas. A primeira era um botão logo na primeira tela do aplicativo, quando se escolhe o usuário na tela de seleção.

Ali o botão de “Shuffle Play”, como aparecia, permitia assistir um dos milhares de títulos do catálogo. Na época não era uma funcionalidade completa ainda e, apesar de utilizar o sistema de preferência do usuário para recomendar algo que ele goste, não havia muito mais que isso. 

Depois que o título era escolhido, não havia como mudar, caso não fosse algo que desejava ver e assim era preciso voltar ao catálogo para escolher outra coisa.

Em outra ocasião, a opção de reproduzir aleatoriamente foi encontrada no menu lateral do aplicativo da Netflix em uma smart TV nos EUA. Ali a opção era de “Play Something” e, como registrado por uma usuária da plataforma, foi recomendada uma série baseada nos gostos pessoais dela.

Segundo o responsável pelas funcionalidades técnicas do aplicativo, o Shuffle é algo que está sendo testado desde meados de 2020. Os testes foram realizados apenas nos Estados Unidos com aplicativos de smart TVs e apenas mantidos os testes que, em situação controlada, foram aprovados para o público.

Como funciona o Shuffle?

A funcionalidade na verdade é bem simples. Como um aplicativo de reprodução de músicas, o Shuffle da Netflix, ao ser selecionado, vai tocar um título aleatório da sua biblioteca.

Essa opção veio com o propósito de facilitar a escolha de algo para começar a assistir, evitando aqueles momentos de indecisão e até discussão para escolher uma série. O título escolhido pelo sistema vai seguir, da mesma forma que as recomendações, os gostos e histórico de gêneros que o usuário tem costume de ver.

Segundo Greg Peters, Chefe de Produtos da Netflix, essa funcionalidade já passou por um período suficiente de testes e foi considerada um sucesso. Os usuários que testaram aprovaram seu uso e declararam ser realmente útil.

Quando e como chega a opção de Shuffle?

Infelizmente ainda não sabemos quando o botão de reprodução aleatória vai fazer sua estreia na plataforma de forma global. Até agora, sabemos que alguns usuários encontraram a funcionalidade de surpresa no aplicativo.

A previsão é de que o Shuffle chegue para todo mundo no meio de 2021, como prediz Peters. Isso graças ao devido sucesso dos testes que implicaram um avanço para o lançamento da função.

Além disso, o botão de Shuffle deve chegar na Netflix com um nome único, que também não foi divulgado pela empresa ainda. Provavelmente ficaremos sabendo quando a data de estreia se aproximar.

Ficou alguma dúvida? Deixa um comentário aí embaixo e não esquece de conferir os outros conteúdos do site.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário