Netflix – Recurso permite entender o conteúdo do que o seu filho assiste

A Netflix anunciou há pouco um novo recurso que será implementado na plataforma e auxiliará nas funções de controle dos pais.

Enquanto seus filhos curtem e aproveitam a quantidade enorme de conteúdo infantil que o serviço oferece, você poderá acompanhar o que eles estão vendo sem ter que realmente parar e assistir junto.

Além de um facilitador enorme para a vida dos pais, garante um controle sobre o que exatamente é o conteúdo que está sendo consumido pelos seus filhos. A ferramenta pretende atender as faixa-etárias da pré-escola até a pré-adolescência e já está disponível para perfis dos Estados Unidos.

Se você quer entender melhor como utilizar essa ferramenta, quais os objetivos e futuras propostas da Netflix com relação a isso, dá uma olhada no artigo a seguir.

Montando o perfil do seu filho

O novo recurso de controle parental oferecido pela Netflix será uma ferramenta disponível para perfis utilizados em conjunto pela família. Os pais poderão acessar essa parte da plataforma que conterá descrições detalhadas sobre os gostos e costumes da criança, dentro do catálogo de títulos infantis como desenhos animados, séries e filmes.

A “Kids Activity Report” ou Relatório de Atividade das Crianças, é um sistema que será parte do algoritmo já utilizado na plataforma. Seu papel é entender melhor os gêneros e tipos de conteúdo que condizem com os gostos de cada usuário para assim recomendar os títulos certos.

Se você usa a Netflix sabe como isso funciona. As listas disponibilizadas na tela principal do perfil mudam conforme novos títulos são assistidos e, principalmente, pelos tópicos de busca utilizados no mecanismo. 

Tudo funciona bem até, e é possível contar com uma experiência de locadora bem profissional. Só cuidado para não dividir o mesmo perfil, suas recomendações ficarão mais bagunçadas que o governo brasileiro atualmente.

A ideia da criação e gerenciamento de perfis com recomendações customizadas de acordo com os gostos do usuário serve justamente para que a Netflix categorize essas informações e utilize-as para aprimorar o serviço. 

As informações já são conhecidas da plataforma e é exatamente essa tecnologia que será utilizada na função de Kids Activity Report, apenas com uma diferença: O objetivo aqui é pegar essas informações e disponibilizar para os pais de forma facilitada e organizada.

Relatório de Atividades da Criança

Com o perfil da criança na mão, que foi montado ao longo de um tempo de uso do aplicativo pelos filhos, a Netflix agora pode reunir os títulos e conteúdos escolhidos e montar uma seleção de informações para o relatório.

O relatório por sua vez será enviado ao aplicativo dos pais periodicamente. Ele mostrará listado todos os conteúdos que as crianças estão assistindo, os personagens que elas mais gostam em cada título e informações detalhadas sobre a história, o contexto e as interações da obra.

Com isso será possível não somente ficar por dentro de tudo o que os pequenos estão assistindo dentro da Netflix, como garantir que você vai entender melhor esse universo e poder até interagir mais com eles sobre o assunto.

Michelle Parsons, diretora do setor de inovação dos produtos para crianças e famílias da plataforma, afirma que:

A maioria dos pais têm uma ideia do que os seus filhos gostam com base em suas fantasias de Halloween ou brinquedos que eles pedem no Natal, mas nem sempre sabemos do que se tratam esses desenhos animados. Sobre o que a série, em sua essência, está falando?

Segundo a diretora, a ferramenta poderá auxiliar principalmente na proximidade dos pais com crianças pequenas, pela dificuldade de dialogar. O principal ponto é permitir aos pais conhecerem o conteúdo sem a necessidade de assistir.

Ferramenta com diversão e atividades

E o relatório de atividades tem ainda mais recursos interessantes para o seu filho. Além de criar o perfil, controlar o conteúdo e relatar todos os detalhes aos pais, a funcionalidade ainda traz sugestões de interações para você usar com a criança.

Serão incluídos temas de conversa que abordam o imaginário da criança sobre a série ou desenhos e sugestões de piadas com os personagens e o universo das obras. E por fim, agora em época de quarentena, o aplicativo ainda permite imprimir desenhos para colorir, do conteúdo que a criança assiste.

Sabemos que a ferramenta do Kids Activity Report está sendo testado há um tempo, principalmente para perfis dos Estados Unidos, mas não há ainda nenhuma previsão de quando isso chega de forma oficial a todos os usuários.

Luiz TorrensFormado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia
Fechar