Ninguém Sai Vivo | Por que o filme está dividindo opiniões na Netflix?

O filme ‘Ninguém Sai Vivo’ é um dos novos títulos de terror da Netflix, disponível no catálogo desde o dia 29 de setembro. Hoje (01/10), a produção ocupa a quarta posição entre os títulos mais assistidos do serviço de streaming, ficando atrás somente da fenomenal Round 6 e de Sex Education, que chegou com sua 3ª temporada recentemente ao catálogo da plataforma.

Nesta matéria do Tech News Brasil, você conhece um pouco da produção e entende por que Ninguém Sai Vivo está dividindo opiniões. Confira!

Qual é a história de Ninguém Sai Vivo?

Em Ninguém Sai Vivo, acompanhamos a jovem Ambar, uma garota mexicana que chega de forma ilegal aos EUA, no intuito de mudar de vida. Assim, quando ela chega às terras norte-americanas, ela chega imaginando poder terminar o curso de administração. Inclusive, o tio de Ambar consegue uma entrevista de emprego para ela, a fim de ajudá-la a ter um bom recomeço, depois de passar os últimos anos cuidando de sua mãe em estado terminal de saúde.

Porém, as coisas têm tudo para dar errado desde o princípio, já que Ambar não tem documentos que indiquem a sua estadia legal no país. Então, ela é obrigada a trabalhar em uma fábrica (também ilegal) de roupas, como costureira. Além disso, todos as pensões e hoteis exigem a apresentação de documentos. A única opção de Ambar é uma pensão barata chamada Schofield Heights, uma casa de aparência horrenda — e cheia de segredos que Ambar deverá desvendar.

Por que Ninguém Sai Vivo divide opiniões?

Entenda por que 'Ninguém Sai Vivo' divide opiniões
Cena do filme ‘Ninguém Sai Vivo’ (Imagem: Reprodução/Netflix)

O longa Ninguém Sai Vivo é baseado no livro homônimo de sucesso de Adam Nevil, contendo uma premissa intrigante e envolvente. Assim, também dirigido por Santiago Menghini, o filme conta com os aspectos sombrios que já conhecemos por meio de outras produções do gênero terror.

De modo geral, pode-se dizer que Ninguém Sai Vivo é uma boa produção, porém sua narrativa é bastante falha. Dessa forma, enquanto alguns têm o longa como uma boa fonte de entretenimento e até diversão, outros tendem a se sentir confusos e frustrados.

Uma falha notável do filme é deixar de construir uma conexão plausível entre um evento e outro em muitos momentos. Mas isso não impediu que parte dos espectadores gostassem da trama. Até porque um tema em evidência na produção é a imigração, que além de ser um assunto bastante pertinente na sociedade, é também uma pauta que tende a render boas reflexões.

Algo que também chama atenção em Ninguém Sai Vivo é o fato de que a protagonista está passando por uma fase difícil de luto. Esse é um dos pontos do longa que consegue envolver os espectadores, já que qualquer pessoa pode sofrer com o luto e o filme traz isso de forma bastante representativa, uma vez que a personagem sente saudades, culpa e, por mais que tente, tem dificuldade em seguir adiante.

No meio disso tudo, há o mundo real, que cai como um grande peso sobre ela. Afinal, mesmo com a dor de ter perdido  uma pessoa tão importante, ela precisa seguir em frente e encarar diversas dificuldades ao mesmo tempo — inclusive o sobrenatural. Desse ponto de vista, a protagonista é mesmo uma heroína, por isso as pessoas gostam dela.

Mas contar com uma boa história não é suficiente. Isso é o que entende a parcela de espectadores que tem opiniões negativas sobre Ninguém Sai Vivo. Em vários momentos, o longa apresenta falhas em sua narrativa. Certos diálogos não são bem construídos e há eventos que acontecem sem uma explicação clara e objetiva.

Outro ponto que é apontado é que o filme deixa de se aprofundar em sua proposta. Por exemplo, a questão da imigração poderia ter sido mais explorada, mas, ao longo da história, essa ideia começa a desaparecer. Nos últimos instantes de filme, o tema é retomado, porém em um discurso que falha em seu real propósito.

Pode-se dizer que Ninguém Sai Vivo tem uma história interessante e conta com os aspectos mais marcantes de filmes de terror, o que mantém o engajamento de parte do público. Porém, a narrativa não é feita da melhor maneira, deixando muitas lacunas (o final do filme é um exemplo), o que desagrada a outra parte do público.

Gostou de saber por que Ninguém Sai Vivo divide opiniões? Pois confira também:
Locke & Key | Netflix divulga pôster inédito da 2ª temporada

Elouise LopesGraduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e em Marketing Digital. Amante de filmes de ação com protagonista feminina e fã de café à meia-noite.
Fechar