Nintendo pode lançar uma nova versão do Switch com tela OLED e 4K

O Switch, da Nintendo Co, foi um sucesso instantâneo no mercado de jogos, e hoje já atingiu quase 80 milhões de unidades vendidas. Com esses números, o Switch já ultrapassou o número de vendas do Nintendo 3DS, e agora é o quinto console mais vendido da empresa. 

A Bloomberg afirmou, recentemente, que a Nintendo pode estar preparando um novo modelo para o Switch, com melhorias de tela em relação aos atuais. De acordo com a reportagem, ele pode chegar antes do final do ano, para aproveitar a temporada de Black Friday e natal.

Imagem: Divulgação/Nintendo

A Tela

O novo console pode vir equipado com um painel do tipo OLED de 7 polegadas, que seria fornecido pela Samsung. Além disso, a reportagem ainda aponta suporte 4K quando o dispositivo estiver conectado à TV. Apesar disso, a resolução no modo portátil deve permanecer em 720p.

Os consoles atuais possuem painéis LCD, sendo que o modelo normal é de 6,2 polegadas, enquanto a versão Lite é de 5,5 polegadas. Sobre a resolução, ambos possuem resolução apenas HD, e quando conectado ao dock, reproduz na TV resolução Full HD (1080p).

Entretanto, isto pode ser um problema para os desenvolvedores, que mesmo nas versões atuais têm dificuldades para fazer seus jogos rodarem no modo portátil. Com o novo modelo, o mesmo jogo deverá ter suporte para resolução 4K e 720p, o que pode prejudicar ainda mais o desempenho. 

Outra questão sobre a resolução é o fato de que o novo modelo pode manter a mesma dos antecessores. Numa tela maior, isso significa que os pixels serão mais visíveis e a imagem pode parecer menos nítida. Por outro lado, essa pode ser uma estratégia para economizar bateria, já que esse é um ponto relevante na portabilidade do híbrido.

Segundo uma empresa de consultoria de displays, a DSCC, a escolha do painel OLED pela Nintendo significa menor consumo de bateria, maior contraste e possivelmente tempo de resposta mais rápido do que as telas LCD dos consoles atuais. 

Além disso, o rumor indica que o painel OLED utilizado será rígido. Este tipo é diferente do utilizado em smartphones top de linha, que são mais flexíveis e, consequentemente, mais caros. 

Nintendo Switch Pro?

O grande sucesso do Switch pode ser devido aos grandes hits exclusivos da marca, como Animal Crossing, Mario Kart e Breath of the Wild. Além disso, ele é um dos únicos portáteis disponíveis no mercado de consoles hoje. 

Também vale ressaltar que os consoles concorrentes da Sony e Microsoft enfrentaram escassez de semicondutores para sua produção, o que acarretou em problemas de estoque

Apesar de tudo isso ter culminado no êxito do Switch, o híbrido já está em seu quinto ano desde o lançamento, e os PlayStation 5 e Xbox Series X/S são cada vez mais populares entre o público. 

Por essas razões, a Nintendo pode estar buscando desenvolver uma versão mais potente do Switch, para concorrer com os de próxima geração. Esse fato poderia explicar o upgrade de tela e resolução citados pela Bloomberg.

Nintendo + Samsung

A comunidade gamer já especulava, em fóruns online, sobre a implementação de um tela OLED em futuras versões do Switch. Porém, o Presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa afirmou, em fevereiro, que não havia planos da empresa de anunciar um novo modelo. 

Apesar disso, o envolvimento da Samsung com a Nintendo fortalece o rumor, o que indica que o upgrade da tela pode realmente estar sendo considerado pela empresa. 

A parceria envolvendo as duas empresas pode ser benéfica para ambas. Isso em razão de que as telas OLED rígidas têm visto uma queda de preço considerável no mercado, devido ao estoque excessivo destas. Como resultado, a Samsung adquire um cliente valioso para estes painéis, fortalecendo seus planos de produção.

Em contrapartida, a Nintendo assegura um fornecedor confiável e de alta qualidade, já que a coreana é conhecida por seus ótimos painéis. A empresa, inclusive, fabrica as telas para a Apple, que são implementadas nos novos iPhones. 

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Fonte: Bloomberg

 

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário