Conheça a novela colombiana que inspirou ‘A Vingança das Juanas’

Está assistindo à série 'A Vingança das Juanas' e ficou curioso(a) sobre a novela que inspirou a série de televisão? Descubra nesta matéria!

Conheça a novela que inspirou A Vingança das Juanas

A série de origem mexicana A Vingança das Juanas tem chamado bastante atenção dos assinantes da Netflix. Em especial, porque a produção segue uma linha parecida com a de novelas do mesmo lugar de origem. Isso não é à toa, já que a A Vingança das Juanas é mesmo inspirada em uma novela colombiana da década de 90.

Nesta matéria do Tech News Brasil, você conhece um pouco mais da novela que inspirou a série mexicana A Vingança das Juanas. Confira!

‘Las Juanas’ é uma novela colombiana premiada

A Vingança das Juanas é uma série de Jimena Romero, co-criada com Bernardo Romero e Alejandro Reyes. A produção é inspirada em uma novela que foi ao ar no ano de 1997, criada pelo próprio Bernardo Romero, que inclusive é pai de Jimena. O nome da novela é ‘Las Juanas’, exibida entre 23 de janeiro de 1997 e 2 de janeiro de 1998.

Ambientada na cidade de Corazal, o romance chegou a ser o mais assistido na época. Inclusive, Las Juanas foi bastante premiada, ganhando o prêmio TVyNovelas, o mais importante da televisão mexicana, na categoria de “Melhor telenovela”. Vários integrantes do elenco também foram vencedores de prêmios, bem como o próprio diretor da produção, Toni Navia.

Inegavelmente, os prêmios foram mais que merecidos, já que Las Juanas foi bem feita em vários sentidos. Não foi à toa que a novela também ganhou os prêmios Simón BolívarIndia Catalina, rendendo prêmios também ao elenco outra vez.

O enredo de ‘Las Juanas’

A trama de Las Juanas gira em torno de Juana Valentina Echenique, uma mulher que mora com a mãe, Rosaura, e uma amiga da família, Teresalsura. Até esse momento, Juana Valentina ganha a vida, vendendo eletrodomésticos, já que esse é o “negócio da família”. Quando a mãe de Valentina está prestes a morrer, ela lhe faz uma revelação: o falecido pai de Valentina não é seu pai de sangue.

Então, quando Rosaura falece, Valentina se vê decidida a viajar para de Valentina ao lado de Teresalsura, onde Rosaura afirma ter conhecido seu pai biológico, a quem conheceu pelo nome Calixto, em uma noite de carnaval. Além de revelar o nome do homem, a outra única informação que Rosaura tinha sobre ele, e que pôde repassar à filha, é que teria um sinal de nascença em formato de peixe no final das costas, como o que Valentina também possui, no mesmo lugar.

Mostrando a perspectiva de Calixto, vemos que o homem, que é muito bem casado, tem filhos e é dono de grandes extensões de terras, está indo verificar se tudo corre bem em sua fazendo, exatamente no dia em que Valentina e Teresalsura chegam à cidade. Porém, de maneira bastante estranha, ele é atingido por um raio em interum dia de sol, acabando por sair ileso da situação.

Depois do ocorrido, Calixto resolve retornar a Corazol, encontrando-se com Valentina, que havia acabado de passar por vários lugares até chegar à casa do homem, que foi recebida pelo filho legítimo de Calixto em sua casa. Ao invés de expulsar a menina de sua casa, Calixto resolve reparar os erros do passado. Eles conversam e o homem revela que viveu uma aventura após a outra, depois de conhecer Rosaura.

Fazendo um extenso percurso ao lado da esposa, Calixto se perdeu dela em pelo menos outras 4 ocasiões, tendo um romance com mulheres distintas. A partir disso, ele percebe que pode ter mais de cinco filhos “perdidos”. Enquanto a esposa de Calixto, Doña, passa a alimentar rancor e ódio de Valentina, o filho do homem, Rúben, decide acompanhá-los em uma longa viagem por cinco municípios, encontrando todos os filhos de Calixto.

Diferenças entre a novela colombiana e a série mexicana

Tanto na novela quanto na série de televisão, vemos uma jovem mulher descobrir tem irmãos que ela nem sabia que existiam, tendo o mesmo pai em comum. O que muda nas duas histórias é a abordagem. Em A Vingança das Juanas, Jimena Romero viu a oportunidade de construir personagens femininas fortes e determinadas, se valendo de um discurso feminista e bastante pontual quanto às direfenças sociais.

Ou seja, a obra original foi uma proposta de narrativa leve e até engraçada. Por sua vez, a série de televisão, inspirada na novela colombiana, traz uma história intensa, bastante dramática. A começar pelo fato de que, na novela, o pai das mulheres se arrepende de imediato, enquanto na série há indiferença por parte dele quanto à existência delas, pois qualquer “problema” que viesse à tona seria um problema para reputação, já que se trata de um político importante.

Nem tudo são flores na produção original, porém não dá para negar que, em uma comparação entre a primeira trama e a segunda, a série recém-lançada conta com muito mais tensões, já que as jovens mulheres se unem mesmo é para se vingar.

Gostou de saber mais sobre a novela que inspirou A Vingança das Juanas? Pois confira também:
Dia das Crianças | 10 filmes infantis com lições importantes

Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e em Marketing Digital. Amante de filmes de ação com protagonização feminina e fã de café à meia-noite.

Deixe seu comentário

seis + seis =