Novidades do aniversário de dez anos do Instagram: descubra quais são!

Nesta terça feira (06), o Instagram comemorou dez anos de existência. Neste artigo, você descobrirá as novidades do aniversário de dez anos do Instagram, lançadas justamente para celebrar este marco tão importante para esta popular rede social!

Esta terça-feira foi uma data agitada para os amantes de redes sociais. Isso porque também foi ontem que o Facebook disponibilizou a criação de avatares personalizados no Brasil!

Novidades do aniversário de dez anos do Instagram

O Instagram foi lançado originalmente no dia 06 de outubro de 2010, ou seja, dez anos atrás! Esta rede social se tornou logo um sucesso, alcançando a marca de 100 milhões de usuários ativos já em abril de 2012, mesmo mês em que foi adquirido pelo Facebook por 1 bilhão de dólares americanos.

Para comemorar o aniversário de dez anos, o Instagram disponibilizou uma série de recursos novos aos seus usuários. Confira a seguir quais são as novidades.

Calendário e Mapa de stories

A principal novidade talvez sejam o Calendário e o  Mapa de Stories, que permitem aos usuários ver os locais, em um mapa, ou as datas, em um calendário, de onde e quando postaram stories nos últimos três anos.

Essa opção fica na mesma sessão de postagens e stories arquivados. Você poderá tanto ver os stories antigos, quanto baixá-los e compartilhá-los novamente.

Novidades do Instagram: Mapa e Calendário de Stories

A novidade animou muitos amantes do Instagram, mas deixou outros receosos. Isso porque, embora seja uma ferramenta interessante, ela também deixou os usuários preocupados com a privacidade de seus dados. Afinal, é sinal de que o Instagram está rastreando os passos de seus usuários mesmo em postagens que desaparecem com o tempo.

Instagram Shop

Outra novidade é o Instagram Shop, anunciado já na segunda-feira (05) e que em breve também estará disponível para o Reels, recurso semelhante ao TikTok.

A ferramenta permitirá que os usuários comprem produtos através dos vídeos do IGTV. Enquanto você assiste um vídeo do IGTV, uma pequena sacola de compras aparecerá na parte inferior da tela. Clicando sobre ela você terá acesso aos produtos que estão sendo vendidos.

Novidades do Instagram: Instagram Shop

Essa nova funcionalidade do Instagram é benéfica especialmente às marcas que anunciam na plataforma e aos criadores de conteúdo. O Instagram está apostando bastante no eCommerce como forma de aumentar os lucros provenientes da plataforma.

Mudança de ícone do app

Uma das novidades mais legais é a possibilidade de mudar o ícone do app em seu smartphone. Essa mudança é um tipo easter egg, ou seja, um segredo que poucos saberão da existência.

Easter egg dos ícones do Instagram

Isso porque, para ativar a opção de mudança, é preciso acessar, dentro do app, a seção de configurações. Estando dentro dela, você precisará puxar a tela de configurações para baixo, como se estivesse atualizando o feed, o máximo que conseguir.

Dessa forma, caso você arraste o suficiente para baixo, uma tela com o título “comemore conosco” abrirá. Nesta tela, diversos ícones estarão listados. Basta selecionar o que você achar mais legal!

Novidades do aniversário de dez anos do Instagram: ícones

Retrospectiva do aniversário de dez anos do Instagram

Além de tudo isso, o Instagram disponibilizou, também, uma página com detalhes do crescimento da plataforma nestes dez anos. A página, em inglês, pode ser acessada através deste link.

Quer ficar por dentro de todas as novidades relacionadas às redes sociais? Pois clique aqui e confira a nossa sessão exclusiva com novidades, tutoriais e artigos relacionados às principais redes sociais da atualidade!

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário