Novidades do Instagram: programa para afiliados, silenciar DMs e mais

Na manhã desta sexta-feira (05), um leaker chamado Alessandro Paluzzi divulgou algumas novidades que podem chegar em breve ao Instagram. As postagens foram feitas em seu perfil pessoal no Twitter.

Dentre as novidades, destaque para um programa de afiliados (que vai beneficiar e muito os influenciadores digitais), a opção de silenciar DMs e, aparentemente, uma inteligência artificial que vai ajustar automaticamente o brilho das fotos publicadas na plataforma.

A seguir, vamos comentar individualmente cada uma dessas novidades que o Instagram está testando atualmente. Já adiantamos que elas ainda não tem uma data de lançamento. Elas podem chegar tanto na semana que vem quanto nunca chegaram de fato, já que ainda não foram nem mesmo anunciadas.

Instagram
(Imagem: Solen Feyissa/Unsplash)

Programa de afiliados

A primeira novidade que o leaker @Alex193a anunciou foi o programa de afiliados. Confira abaixo:

Este é um recurso que o Instagram já vem trabalhando há bastante tempo, mas que ainda está dando seus primeiros passos. A ideia é permitir que os criadores de conteúdo monetizem suas publicações e possam, dessa forma, ganhar mais dinheiro.

Com esse novo programa de afiliados, os influenciadores vão poder recomendar produtos aos seus seguidores. Para cada compra feita através da indicação, o influenciador ganha uma porcentagem do dinheiro.

A novidade é interessante tanto para os criadores de conteúdo quanto para os seguidores. Afinal, tornar o trabalho do influenciador mais rentável pode fazer com que ele invista mais na criação de conteúdos.

Além disso, a ferramenta também é útil para o Instagram, que certamente vai tirar uma casquinha.

Fora, é claro, o fato de que o Instagram vai estar oficializando algo que já acontece há muito tempo em sua rede social, que é a monetização de conteúdos. Até então, essa monetização era feita por fora, utilizando-se serviços de terceiros.

A novidade, entretanto, não vai estar disponível para todos. Apenas usuários que atendam a certos pré-requisitos vão poder se juntar ao programa de afiliados. Ainda não sabemos quais são estes pré-requisitos.

Controle de conteúdo

Outra novidade que o leaker apresentou é o maior controle que o usuário vai poder ter  em relação ao conteúdo que consome. Veja abaixo:

O recurso vai funcionar da seguinte maneira: o usuário vai poder definir algumas palavras incômodas que ele não quer mais receber no futuro. Como, por exemplo, palavrões ou palavras sexualmente sugestivas.

Tendo silenciado uma palavra, qualquer mensagem direta que ele receber no chat do Instagram vai ser automaticamente bloqueada. É uma maneira, portanto, de evitar dor de cabeça com algumas pessoas bem inconvenientes.

Ainda não está claro, entretanto, se as palavras silenciadas também vão ser bloqueadas do feed. O que seria interessante, pois abre espaço para filtrar melhor o conteúdo que o usuário consome.

Por exemplo, caso ele não queria saber sobre determinado filme, programa de TV ou político, ele poderia simplesmente silenciar estas palavras. O problema disso é ele se fechar numa bolha cada vez mais restrita.

O novo recurso vai estar disponível nas configurações de privacidade do Instagram.

Inteligência artificial ajustando o brilho das postagens

Por fim, a terceira novidade que Alessandro Paluzzi revelou é a seguinte:

Pelo nome, “Brighnetss.AI”, trata-se de uma inteligência artificial que ajusta automaticamente o brilho das imagens.

Caso seja isso mesmo, a novidade possivelmente vai tornar mais claras fotos muito escuras, e mais escuras fotos que sejam muito claras, por exemplo. Isso vai melhorar consideravelmente a qualidade das fotos, mesmo aquelas que tenham sido tiradas sem uma iluminação adequada.

Quando estas três novidades chegam ao Instagram?

Ainda é cedo para dizer quando as novidades chegam, de fato, ao Instagram. Afinal, os recursos ainda nem foram anunciados pela rede social. Só tivemos acesso a elas graças a recentes vazamentos.

Além disso, uma vez que as novidades apresentadas ainda estão em testes, pode ser que talvez elas nem sejam, de fato, adicionadas ao Instagram. Resta-nos, portanto, esperar pelas cenas dos próximos capítulos.

Mas e aí, o que você achou dessas novidades? Gostou? Ficou ansioso para que elas cheguem logo ao Instagram? Pois conta para a gente aí nos comentários! Vamos adorar saber a sua opinião!

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário