Novidades do PlayStation 5 (PS5): sem trava de região e resolução em 8K

Recentemente, a Sony divulgou em seu blog oficial algumas novidades do PS5. Por exemplo, agora sabemos que o novo console não vai ter trava de região e que futuramente ele vai rodar jogos com resolução de até 8K.

Muitas das informações compartilhadas pela Sony já eram de conhecimento do público. A própria questão do 8K, por exemplo, já era um rumor que circulava havia algum tempo. Entretanto, agora finalmente temos uma confirmação destas informações por parte da Sony.

PS5 Remote Play: é possível rodar jogos do PS5 no PS5 através do uso remoto!

PlayStation 5 não vai ter trava de região

Muitos tinham dúvidas sobre esta questão: o PS5 vai ter trava de região? A Sony, agora, confirmou que o PlayStation 5 não vai ter trava de região.

Isso significa que se você comprar, por exemplo, um jogo lançado apenas no Japão, você vai conseguir jogá-lo em seu PS5 aqui no Brasil. Alguns podem até pensar: ué, mas já não era assim que funcionava?

Novidades do PS5
(Imagem: Divulgação/Sony)

Acontece que, no passado, era muito comum os jogos terem trava de região. Isso para evitar, por exemplo, que um jogo lançado apenas no Japão fosse vendido em outros países. Ou que determinada pessoa comprasse jogos mais barato em um país e os revendesse em outro.

Num mundo cada vez mais globalizado e com as mídias físicas tornando-se cada vez mais escassas, insistir na trava de região seria um erro. Lembrando que o próprio PlayStation 5 vai ter uma Digital Edition. Ou seja, uma versão que não terá leitor de discos: os jogos vão ser todos em mídia digital.

PlayStation 5: saiba como transferir os dados do seu PS4 para o novo console!

Resolução de 8K no PlayStation 5

Outra novidade anunciada pela Sony é a de que o PS5 vai ser compatível com monitores e TVs com resolução de 8K. Entretanto, os jogadores ainda não vão conseguir rodar seus jogos de PS5 nesta resolução.

Isso porque, embora o videogame seja compatível com a tecnologia, a Sony só vai permitir que os jogos rodem nesta resolução no futuro. Para isso, a empresa japonesa vai lançar uma atualização gratuita do console.

PlayStation 5: Sony confirma que não vai haver suporte para a expansão de SSD no PS5.

A Sony não entrou em detalhes sobre a data de lançamento desta atualização. Entretanto, não precisamos ter pressa. Afinal, ainda vai levar um tempo até que a resolução de 8K se popularize e que as desenvolvedoras comecem a lançar jogos com esta resolução.

PS Now estará disponível para o PlayStation 5

Para fechar as novidades do PS5 anunciadas recentemente pela Sony, convém ressaltar a informação de que o PS Now também vai estar disponível para o PlayStation 5.

O PS Now é um serviço de assinatura que oferece aos assinantes uma biblioteca de jogos que podem ser jogados via streaming. Ou seja, os jogos ficam na nuvem e podem ser rodados sem a necessidade de baixá-los (embora você também tenha esta opção).

Playstation Now
(Imagem: Divulgação/Sony)

Lançamentos do PS4 e do PS5 para o primeiro semestre de 2021!

Os jogos são rodados em um servidor da Sony e apenas a imagem chega para o jogador. Portanto, ter uma conexão boa com a internet é fundamental. O serviço, entretanto, ainda é um bastante limitado.

Tão limitado que o PS Now ainda não está disponível no Brasil. E, até o momento, a Sony não comentou sobre a possibilidade de lançá-lo aqui no país, embora serviços como este sejam cada vez mais a aposta das desenvolvedoras.

Lançamento do PlayStation 5

Lembrando que o PlayStation 5 vai ser lançado nesta quinta-feira (12) nos Estados Unidos, Japão e em alguns países selecionados. No Brasil, o console chega apenas na quinta-feira que vem, dia 19 de novembro.

O preço de lançamento da edição padrão do PlayStation 5, com leitor de discos, vai ser de R$ 4.699,00. Já a Digital Edition, que não possui leitor de discos, vai custar R$ 4.199.

Ambas as versões do PlayStation 5 sofreram redução de preço graças à recente diminuição de impostos promulgada pelo governo federal.

E aí, o que achou destas novidades do PS5? Conta para a gente aí nos comentários! 😉

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário