Sony divulga o novo controle para a nova geração de VR no PS5

Nesta quinta-feira (18), a Sony revelou ao público o novo controle para a nova geração de VR do PS5. De acordo com a empresa, o novo controle de VR terá a nova tecnologia do Dual Sense e promete trazer toda a imersão e presença de toque para a experiência de Realidade Virtual.

Confira a seguir todos os detalhes revelados a respeito do novo controle da próxima geração de VR para PS5.

PlayStation VR Controle
Novo controle VR para o PS5 (Imagem: Reprodução/Sony)

Design do novo controle VR para PS5

De acordo com a Sony, um dos grandes focos durante o desenvolvimento do novo controle VR para PS5 foi a ergonomia, ou seja, o conforto e equilíbrio na hora de segurar.

Dessa forma, o novo controle possui um design inovador com um formato em “orbe”. Agora, os jogadores conseguem segurar o dispositivo de uma forma bem mais natural e instintiva, garantindo uma maior liberdade de movimento.

Além disso, a Sony aplicou em seu design o resultado de anos de pesquisa e testes com diversas mãos de tamanhos diferentes para garantir que seja o controle ideal para todos.

Assim, podemos esperar das desenvolvedoras novos jogos com muito mais movimento e liberdade. Também estamos ansiosos para ver os recordes que os jogadores vão bater com o novo controle em jogos de habilidade, como Beat Saber, por exemplo.

Novos recursos do controle VR para PS5

Além do novo design, o controle vai ganhar os principais recursos de toque e imersão do controle de PS5 Dual Sense. Com isso, a empresa pretende dar uma nova sensação para a experiência VR como um todo.

Confira a seguir a lista completa das funções do novo controle VR para o PS5

Gatilhos adaptáveis e feedback háptico

Uma das grandes promessas do novo controle é um nível de imersão nunca visto antes em dispositivos VR. Para conseguir isso, o controle terá gatilhos adaptáveis e feedback háptico importados diretamente do Dual Sense.

Se você ainda não jogou em um PS5, não se preocupe: vamos explicar certinho o que são essas funções e o porquê de elas influenciarem tanto na imersão.

O Feedback Háptico é um nome complicado, mas o seu objetivo é simples. Quando um jogador estiver dirigindo por uma estrada de terra em um jogo de corrida, ou quando o protagonista está lutando com uma espada, o controle manda diversas vibrações sutis que fazem o jogador sentir o que está acontecendo no jogo.

Já os Gatilhos adaptáveis são simplesmente os botões R2 e L2 em formato de gatilho. Entretanto, eles possuem um adicional a mais: agora os botões estão ainda mais sensíveis à intensidade do toque do jogador.

Por exemplo, ao atirar com um arco e flecha em um jogo, a quantidade de força que você coloca ao pressionar o gatilho vai determinar a velocidade com que a corda do arco é puxada e o quão longe ela vai.

Além disso, as funções não são um simples porte do Dual Sense: elas foram adaptadas especialmente para a experiência VR. Agora, além de estar imerso pelos visuais da Realidade Virtual, o jogador vai poder sentir e controlar tudo o que está acontecendo no jogo.

Botões e detecção de toque

O posicionamento dos botões também foi pensado cuidadosamente para melhorar a experiência VR. O novo esquema de botões é um pouco diferente, mas é bem simples e rápido para o jogador se adaptar, confira!

O controle esquerdo possui os seguintes botões: o analógico, o “quadrado”, o “triângulo”, o botão de “grip” L1, o botão de gatilho L2 e o botão de criação, que permite aos usuários gravarem vídeos, tirarem fotos e fazerem lives sem perder tempo.

Já o controle direito também possui  os seguintes botões: o analógico, o “Xis”, o “Bolinha”, o botão de “grip” R1, o botão de gatilho R2 e o botão de opções, que é usado ou como botão de pause ou para acessar o menu opções dentro de um jogo.

PlayStation VR Controle
Controle do novo PSVR, perceba o botão de “grip” na lateral do controle (Imagem: Reprodução/ Sony)

Os botões de “grip” servem, por exemplo, para o jogador “pegar” objetos dentro do jogo de forma simples e realista.

Além disso, o controle inteiro vai ser sensível ao toque. Ou seja, o controle sabe onde todos os seus dedos estão posicionados sem você precisar apertar qualquer botão. Com isso, os gestos de mão ficam muito mais fluídos e naturais.

Lançamento do novo PSVR

O novo controle do PSVR vai vir junto com o novo óculos de Realidade Virtual do PS5, que ainda não foi divulgado pela Sony. Ainda não sabemos quando o produto vai chegar às lojas.

Assim que a Sony liberar mais detalhes, a equipe do Tech News Brasil vai fazer uma matéria em primeira mão para você.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Então nos siga no Twitter e não perca mais nenhuma postagem da equipe do Tech News Brasil!

Fonte: PlayStation Blog

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário