Novo modelo de PS5 é encontrado na Austrália; a nova versão chegará ao Brasil?

Um novo modelo de PS5 foi encontrado na Austrália, mas será que a nova versão chegará no Brasil? Descubra aqui no Tech News

Um novo modelo de PlayStation 5 (PS5) foi encontrado recentemente na Austrália, já estando à venda no país e tendo previsão para ser lançado no Japão em breve.

Mas será que o novo modelo do console chegará no Brasil? Confira a seguir tudo o que sabemos sobre esse novo modelo do Playstation.

Novo modelo de PS5 é recém-descoberto na Austrália

Em maio de 2022, a Sony anunciou que uma nova versão do PS5 havia acabado de ser registrada no Japão, com previsão do novo modelo ser lançado no país no dia 15 de setembro desse ano, a mesma data prevista para o aumento de preços do Playstation 5 no país.

Mas, recentemente, foi descoberto que o novo modelo já está disponível para venda na Austrália, havendo poucas informações sobre os motivos da decisão da Sony sobre a liberação da nova versão do console no país.

Novo modelo de PS5 é encontrado na Austrália; a nova versão chegará ao Brasil? (Imagem: Kerde Severin/ Unsplash)
Novo modelo de PS5 é encontrado na Austrália; a nova versão chegará ao Brasil? (Imagem: Kerde Severin/ Unsplash)

Quais são as diferenças entre o novo modelo e os demais?

Essa não é a primeira vez que a Sony faz uma modificação no PS5. Em 2021, uma mudança foi feita no sistema de resfriamento, o que fez com que o console tivesse uma redução no seu peso.

Por falar nisso, essa é a principal diferença entre a nova versão do PS5, que foi denominada como CFI-1202A (versão com leitor de disco) e CFI-1202B (versão digital sem leitor de disco), e os modelos mais antigos.

Inicialmente, o peso do console quando foi lançado em 2020 era de 4,5 kg (versão com leitor de disco); em 2021, o peso passou a ser 4,2 kg graças à mudança no sistema de resfriamento, com a versão digital passando a ter 3,6 kg graças a mesma mudança.

E, agora em 2022, o peso da versão com leitor de disco foi reduzida em 300 gramas, passando a 3,9 kg, enquanto a versão digital foi reduzida em 200 gramas (3,4 kg).

Por que a Sony fez essas alterações no console?

Embora não estejam claros os motivos das alterações, o melhor palpite é o da falta de componentes para a montagem dos consoles, pois, desde o lançamento do PS5 em 2020, o novo videogame teve um número de vendas limitados comparados com outros consoles, como o PS4 e o Xbox Series X|S.

Isso pode fazer bastante sentido, pois, em 2021, o diretor financeiro da Sony, Hiroki Totoki, havia dito durante uma reunião com os investidores da empresa que eles estavam tentando encontrar novas formas para conseguir contornar a escassez de componentes que estão afetando a produção do PS5.

Ele também havia dito que a Sony também estava pensando em mudar o projeto de algumas peças do console para tentar reduzir o custo de produção. Isso pode ser pelo fato da Sony estar passando por momentos instáveis, como a inflação e o já mencionado limite de vendas do PS5.

Afinal, uma mudança no design do console poderia reduzir os custos de produção, fazendo com que a Sony se estabilizasse financeiramente. Lembrando que tudo isso são apenas especulações.

O novo console chegará ao Brasil?

Por enquanto, não há nada que indique quando o novo PS5 chegará ao Brasil. Afinal, a descoberta do novo console na Austrália aconteceu faz pouco tempo e a Sony tem mantido sigilo sobre os detalhes do novo Playstation.

Mas, como a data de lançamento no Japão está próxima, é provável que a nova versão do console chegue no Brasil ou em 2022 ou em 2023. Lembrando que não há como ter certeza sobre isso.

Embora a redução do peso do PS5 possa trazer alterações a algumas peças, é pouco provável que a performance do console seja afetada em grande escala com essas mudanças, pois a mudança no sistema de resfriamento do Playstation 5 não resultou em grandes mudanças no funcionamento do sistema do videogame, com a única grande mudança sendo o peso do console.

Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
Vaza primeiro trecho de gameplay do novo Need for Speed; assista!

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário