Novo pen drive eyeDisk usa tecnologia de reconhecimento de íris

O eyeDisk é a primeira unidade flash USB (pen drive) do mundo que utiliza tecnologia de reconhecimento de íris dos olhos do usuário para desbloquear arquivos e dados digitais criptografados. O pen drive foi desenvolvido para garantir máxima segurança em arquivos pessoais ou de trabalho sigilosos.

O sistema do eyeDisk usa criptografia AES de 256 bits e um algoritmo próprio para reconhecimento da íris, o que de acordo com os desenvolvedores é uma característica capaz de impedir que hackers tentem utilizar o padrão da íris do proprietário para quebrar a criptografia.

Ainda de acordo com os desenvolvedores, o eyeDisk possui software off-line, fazendo com que todos os dados sejam armazenados no disco local, opções de 32 GB e 128 GB, sem necessidade de conexão com a Internet. O dispositivo também conta com um software que não permite armazenar ou transmitir padrões de íris, senhas ou qualquer outra informação do proprietário para qualquer local on-line.

O pen drive é equipado com uma câmera integrada, que deve ser colocado 20 cm a frente dos olhos, por apenas 0,5 segundos, para que seja efetuada a captura da íris. A tecnologia de reconhecimento de íris utiliza o método de varredura IR que atende ao padrão de segurança da IEC-62471 para um uso seguro e que não danifique os olhos do proprietário.

O sistema do eyeDisk é capaz de identificar olhos de qualquer cor, mesmo que o usuário esteja utilizando óculos ou lentes de contato. O procedimento pode, inclusive, ser realizado em ambientes escuros.

Vale destacar no entanto, que a tecnologia implementada ao eyeDisk, já é utilizada nos novos smartphones Samsung Galaxy e na entrada de segurança do datacenter do Google. Mesmo assim ainda se trata de uma grande novidade no mercado de pen drives.

Fonte: Kickstarter

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário