O FALSIFICADOR MÓRMON | Conheça a nova minissérie documental da Netflix

A Netflix vem investindo cada vez mais em seus conteúdos originais. Dentro deles, um gênero que faz muito sucesso na plataforma são os documentários sobre crimes reais. O mais recente deles é O Falsificador Mórmon, que estreou no dia 3 de março.

Além dele, o serviço de streaming lançou também Cena do Crime: Mistério e Morte no Hotel Cecil. Esse tipo de conteúdo se popularizou entre os usuários da plataforma desde o lançamento de seu maior sucesso no gênero: o documentário em duas temporadas Making a Murderer.

Portanto, o Tech News separou para você, que gosta desse gênero, todas as informações importantes sobre O Falsificador Mórmon, o novo documentário da Netflix. Descubra sobre o que trata o roteiro, quem produziu etc. Confira abaixo:

Enredo

O Falsificador Mórmon
(Imagem: Reprodução/Netflix)

O Falsificar Mórmon é uma série documental dividida em três episódios. Seu enredo é focado nos crimes de Mark Hofmann, um falsificador que ficou conhecido pelos vários documentos e artefatos que vendeu para a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

A história dos crimes começa em 1980, quando Hofmann falsificou a “transcrição de Anthon“, escritos egípcios que, segundo a Igreja, foram usando por Joseph Smith para escrever o livro que dá base para o Livro dos Mórmon, o livro oficial e mais sagrado para eles.

O documento falso foi vendido por 25 mil dólares para a igreja e um especialista em caligrafia atestou a veracidade do escrito para que a compra fosse finalizada. A partir daí, começou uma série de falsificações.

Uma dessas falsificações foi a Carta de Salamandra, que Hofmann alegou ter sido escrita por Smith. Nela, ele nomeava seu filho, Joseph Smith III, para a sucessão da presidência da Igreja. É com essa carta que a farsa do falsificador começa a ser revelada, pois, na realidade, o sucessor foi Brigham Young. Caso a carta fosse verdadeira, alguma coisa só poderia estar muito errada.

Além do esquema de falsificação de documentos, a série também mostra um assassinato. Hofmann, depois de ter se endividado, planejou uma nova venda de documentos, que ainda não tinha falsificado.

Para ganhar tempo, ele planejou uma distração: ele fabricou três bombas. A primeira ele colocou na casa de Steve Christiansen, uma das pessoas que trabalhavam na autenticação da compra. E outra na casa de Gary Sheets. Os explosivos resultaram na morte de Christiansen e da esposa de Sheets.

Uma terceira bomba foi fabricada por Hofmann, porém acabou explodindo no seu próprio carro. A polícia encontrou os materiais de falsificação no porão da casa dele e toda a farsa foi descoberta. Ele foi preso e cumpre pena há mais de 30 anos.

Trailer

No trailer oficial da série-documental O Falsificador Mórmon, divulgado pela Netflix. podemos ver depoimentos e cenas do julgamento de Hoffman, além de entrevistas e comentários sobre o caso. Assista na íntegra:

Produção

Na equipe técnica do documentário, temos Jared Hess na direção, em parceria com Tyler Measom. A produção executiva ficou por conta de Joe Berlinger e Ryan O’Dowd, que se juntam aos diretores Hess e Measom. Completando a equipe temos a produtora Jannat Gargi.

Repercussão na Igreja

O Falsificador Mórmon
(Imagem: Reprodução/Netflix)

O cineasta Jared Hess comentou em entrevista ao Deseret News sobre a repercussão que o documentário pode ter na Igreja Mórmon: “Algumas pessoas irão reagir diretamente ao título. O primeiro título escolhido para a produção foi A Salamandra, mas a Netflix quis mudar.

Hess ainda acrescentou que chamar o documentário de O Falsificador Mórmon não é um tipo de provocação, mas apenas uma escolha de marketing para a produção. Essa escolha se deu com base numa pesquisa que descobriu uma manchete de jornal que dizia “Há um assassino entre os Mórmons“.

O produtor da série, que também faz parte da igreja, espera que a série se uma forma de educar as pessoas sobre o caso e trazer uma nova ótica para tudo o que aconteceu. E também de mostrar como a comunidade Mórmon tem lidado com o ocorrido desde então.

Os três episódios de O Falsificador Mórmon já estão disponíveis no catálogo da Netflix.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário

dezesseis − quatro =