O filme ‘O Violino do Meu Pai’ nos deixou 5 lições importantes. Conheça cada uma delas

O Violino do Meu Pai é uma das estreias mais recentes da Netflix, e com certeza, um dos filmes mais bonitos a entrarem na plataforma. Com uma forte abordagem de convívio familiar e uma trama onde a música é peça-chave, o filme emociona e traz diversas lições sobre a vida.

A produção vinda direto da Turquia estreou na última sexta-feira (21) e desde então, se tornou uma das mais comentadas do streaming.

Com uma história construída para agradar a maior parte do público, não foram poucos os assinantes que foram arrebatados pela fascinante história de Özlem e seu tio músico.

Se você também faz parte desse time, confira a seguir cinco lições de O Violino do Meu Pai que podem ser levadas para a vida.

Arrogância não é uma virtude

o violino do meu pai lições

Se tem uma coisa que O Violino do Meu Pai ensina é que ser uma pessoa arrogante não faz bem em nenhum núcleo da vida.

Apesar de ser um músico genial, desde o início fica claro que as atitudes arrogantes de Mehmet tanto em sua vida profissional, quanto pessoal, acabam limitando seu crescimento. Afinal, pessoas arrogantes tendem a afastar outras pessoas e podem se prejudicar no campo profissional independente do talento que tenham.

É importante ter alguém para manter seus pés no chão

o violino de meu pai

Apesar de ser um perfeito idiota durante boa parte do filme, e mesmo acabar a afastando de si, é fato que se Mehmet não tivesse a esposa Suna em sua vida, provavelmente sua mania de grandeza não teria permitido que ele chegasse onde chegou.

Sendo assim, ter alguém para dizer quando estamos prestes a fazer uma escolha ruim, ou perder uma oportunidade importante, ou mesmo para olha na nossa cara e falar quando estamos sendo idiotas, é extremamente importante.

Nutrir pendências emocionais não é uma boa ideia

o violino do meu pai lições 2

A maior parte dos problemas de personalidade do protagonista, são resultado da infância difícil que viveu ao lado do irmão e, principalmente pelo abandono sofrido.

Isso ensina que é essencial que traumas e problemas emocionais sejam tratados e não guardados a sete chaves para que acabem atrapalhando o indivíduo em seus relacionamentos no decorrer da vida. Dessa forma, ter com quem falar sobre, de forma aberta, é muito importante. A vida de Mehmet em relação a outras pessoas, teria sido muito mais fácil se o personagem fizesse terapia.

Fica a dica!

Ouvir o outro é tão importante quando ser ouvido

Mais uma grande lição de O Violino do meu Pai é que ouvir o que o outro é essencial para manter relacionamentos saudáveis.

Apesar de viverem juntos a quase 15 anos, fica claro que Mehmet se preocupava tanto com sua própria dor, sua carreira e suas coisas, que simplesmente não ouvia plenamente o que sua esposa sentia.

A mesma coisa aconteceu no início com Özlem, que mesmo falando diversas vezes ao tio que sim sabia tocar seu violino, não era ouvida por ele.

Foi só depois, quando o personagem aprendeu que os sentimentos do outro também importavam, que as coisas começaram a ter mais sentido em sua vida.

Se abrir para novas experiências pode ser a melhor coisa da vida

Claro que no caso do filme a experiência é extrema, afinal, não é uma decisão simples decidir criar uma criança. Porém, se aplicado em campos mais gerais da vida, essa é uma das lições mais interessantes de O Violino do meu Pai.

Mais que a aversão por alguém que lhe era estranho, fica claro que o protagonista tinha muito medo de assumir a responsabilidade de ficar com a sobrinha após a morte do irmão. No entanto, vemos ao final, que essa foi a melhor decisão que ele poderia ter tomado em sua vida.

Sendo assim, ainda que de vagar e com coisa muito menores, pode ser uma ótima ideia estar aberto a novas experiências e novos desafios.

CONFIRA Também:

Madea: O Retorno | Tyler Perry retorna ao papel clássico no trailer de novo filme da Netflix

E você, conseguiu encontrar outra grande lição nesse filme da Netflix? Conta para a gente aqui nos comentários!

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar