O Google rastreia seus usuários mesmo com serviço de “Histórico de localização” desativado

De acordo com uma investigação realizada pela Associated Press (AP), a Google rastreia e armazena dados de localização de seus usuários, em dispositivos Android e iPhones, mesmo com a configuração do serviço de “Histórico de Localização” desativado.

Conforme informação da página de suporte do Google, a Conta do Google possuem configurações de localização “Histórico de Localização”, que podem ser desativadas a qualquer momento pelo usuário, que ao desativa-la impede que suas localizações sejam armazenadas em todos os dispositivos associados a essa Conta do Google. No entanto a investigação da AP comprovou que ao desativar somente a opção “Histórico de Localização” algumas aplicações do Google continuam armazenando automaticamente dados de localização com marcação de hora sem pedir.

Para confirmar suas descobertas a AP solicitou que o departamento de ciências da computação da Universidade de Princeton (EUA) verificassem. Os pesquisadores confirmaram a existência deste problema que viola as preferências de usuários descobertos pela AP, e relataram ainda que se trata de um problema de privacidade que afeta usuários de dispositivos tanto Android quanto iPhones que executam o Google.

Como desativar o rastreamento e armazenamento do Google

Para evitar que o Google realmente rastreie a armazene seus dados de localização é necessário desativar duas opções distintas de privacidade.

  1. Acesse a sua Conta do Google
  2. Acesse Informações pessoais e privacidade
  3. Acesse Gerenciar suas atividades no Google
  4. Acesse Controles de atividade
  5. Desative a opção “Atividade na web e de apps”
  6. Desative a opção “Histórico de Localização”
O Google rastreia seus usuários mesmo com serviço de “Histórico de localização” desativado O Google rastreia seus usuários mesmo com serviço de “Histórico de localização” desativado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ressaltamos que este problema de privacidade só será solucionado ao ser desativado as duas opções. No entanto ao desativar estas funções o funcionamento de alguns serviços personalizados do Google podem ficar comprometidos, uma vez que estas funções oferecem pesquisas mais rápidas, melhores recomendações, experiências mais personalizadas, mapas personalizados e recomendações com base nos lugares visitados.

Os especialistas envolvidos nesta descoberta e confirmação, reprovaram a postura da Google em ocultar informações sobre o funcionamento da desativação do rastreamento e armazenamento de dados de localização, porém a companhia se defendeu explicando que fornecem  descrições claras dessas ferramentas e controle de ativação ou desativação  para os seus usuários.

Fonte: Business Insider

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário