O MEC anunciou que ENEM terá aplicação digital a partir de 2020

O Ministério da Educação (MEC) anunciou na manhã desta quarta-feira, dia 03 de julho de 2019, que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) terá aplicação digital a partir de 2020. De acordo com a nota no primeiro ano (2020) a aplicação digital ocorrerá em modelo piloto e com previsão de consolidação em 2026.

Ou seja, a implementação do ENEM digital será progressiva. Foi destacado que nada irá mudar para os participantes inscritos em 2019.

O MEC explicou ainda que as primeiras aplicações digitais serão opcionais, isso significa que os participantes poderão escolher, no ato da inscrição, pela aplicação piloto no modelo digital ou pela tradicional prova em papel. No entanto, no primeiro ano de teste, o modelo digital será aplicado apenas para 50 mil pessoas em 15 capitais do país.

O Enem Digital é o futuro que se abre“, disse o ministro da Educação, Abraham Weintraub. “Depois de 100 anos de provas sendo realizadas no papel, a educação brasileira aponta para o futuro e vai abrir processo para fazer o Enem em uma versão digital“, continuou.

A nota também afirma que do ponto de vista técnico, o Enem Digital visa permitir a utilização de novos tipos de questões com vídeos, infográficos e até a lógica de games. Ele também tornará possível que o Enem seja aplicado em mais municípios.

A nota publicada pelo MEC também explicou que o Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) já está se preparando para a aplicação piloto em 2020, com o desenvolvimento/aquisição da plataforma digital e desenho da aplicação a partir de dados coletados pelo Censo Escolar.

Como vai funcionar a progressão do ENEM Digital

Em 2020 o ENEM terá três aplicações, o Enem digital para as 50 mil pessoas, o regular em papel para os demais inscritos, e uma reaplicação em papel voltada para os candidatos que forem prejudicados por algum problema logístico ou de infraestrutura, como falta de energia elétrica, chuvas e outras intercorrências, durante a realização da prova digital.

Em 2021, serão realizadas duas aplicações digitais, em datas distintas, agendadas previamente, também opcionais. A edição servirá como aprimoramento do piloto. De 2022 a 2025, o Enem Digital seguirá sendo aprimorado. A previsão do INEP é realizar até quatro aplicações digitais, em datas distintas, com agendamento prévio e ainda opcional para os participantes. Já em 2026, a versão em papel para de ser distribuída e o exame só será em formato digital.

Para finalizar o MEC disse que a consolidação do modelo digital será marcada por diversas aplicações regulares ao longo do ano, por agendamento, em todo o país, e reaplicação também em modelo digital.

Leia também: Aprenda como estudar para o ENEM sozinho

Fonte: Portal MEC

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário