O Menino que Descobriu o Vento | Conheça a história real que inspirou o filme da Netflix

Conheça aqui a história real que inspirou "O Menino que Descobriu o Vento", filme da Netflix dirigido e estrelado por Chiwetel Ejiofor!

Um dos filmes mais bonitos da Netflix, que nem todos sabem que é inspirado em uma história real, é O Menino que Descobriu o Vento, lançado originalmente em novembro de 2018, mas que chegou no catálogo da Netflix apenas em 1º de março de 2019.

Nesta matéria do Tech News Brasil, você vai descobrir um pouco mais sobre o filme O Menino que Descobriu o Vento e conhecer a história real em que ele foi inspirado! Confira!

Sobre o filme O Menino que Descobriu o Vento

Lançado em 14 de novembro de 2018, o filme O Menino que Descobriu o Vento conta a história de William Kamkwamba (Maxwell Simba), um jovem estudante da aldeia de Wimbe, vizinha da cidade de Kasungu, em Maláui. Além de estudar, William passa grande parte do seu dia consertando rádios para as pessoas da comunidade e frequentando diariamente o velho-ferro local em busca de componentes eletrônicos.

Já no começo do filme, William acaba sendo proibido de frequentar a escola por conta da situação financeira de sua família. Porém, depois de conversar com um de seus professores, ele consegue permissão para frequentar as aulas de ciência e a biblioteca da escola, onde passa horas estudando sobre engenharia elétrica.

O clímax do filme acontece em meados da década de 2000, quando a aldeia em que WIlliam mora passa por um período de seca, fazendo com que os habitantes não tenham o que comer. Enquanto muitos resolvem abandonar a aldeia, William aproveita seus conhecimentos de engenharia elétrica para construir um moinho de vento com um antigo gerador que encontrou no ferro-velho, esperando salvar sua comunidade.

Se você ainda não conhecia o filme O Menino que Descobriu o Vento, confira o trailer dele abaixo:

Você também pode gostar de ler:
For Life | Conheça a história real que inspirou a série da Netflix

História real em que o filme foi inspirado

À esquerda, o ator Maxwell Simba interpretando William no filme; à direita, o verdadeiro William Kamkwamba em sua participação no TED (Imagem: Reprodução/TED | Netflix)
À esquerda, o ator Maxwell Simba interpretando William no filme; à direita, o verdadeiro William Kamkwamba em sua participação no TED (Imagem: Reprodução/TED | Netflix)

Pouca gente sabe, mas a história representada em O Menino que Descobriu o Vento foi inspirada em fatos reais. William Kamkwamba, interpretado no filme pelo ator e diretor Chiwetel Ejiofor, realmente existiu (com o mesmo nome) e fez exatamente o que foi retratado no filme, embora alguns eventos representados em tela sejam ficcionais.

Em 2001, o jovem William Kamkwamba construiu uma turbina eólica para alimentar os eletrodomésticos da casa de sua família, na aldeia de Wimbe, em Maláui, país da África Oriental. Para isso, ele utilizou árvores de goma azul, partes de bicicletas e vários outros componentes eletrônicos que encontrou no ferro-velho de sua comunidade.

Além de turbinas eólicas, William também construiu a primeira bomba d’água de sua aldeia, levando água potável aos habitantes locais e, seguindo sua carreira como engenheiro elétrico, tem trabalhado até hoje para levar suas criações a outras regiões pobres da África.

A fama de William Kamkwamba começou após a sua história ser contada em uma reportagem do The Daily Times. Porém, seu nome explodiu internacionalmente depois de sua participação no TED, um dos mais famosos programas de conferências com pessoas que têm histórias inspiradoras, no ano de 2007.

Graças ao seu reconhecimento (e ao seu talento, obviamente), William ganhou uma série de bolsas de estudo em instituições de ensino. Em setembro de 2009, ele publicou, em parceria com o jornalista Bryan Mealer, o livro O Menino que Descobriu o Vento, lançado no Brasil em 2011 pela Editora Objetiva.

Alguns anos depois, a história de William foi adaptado em um filme, dirigido e estrelado pelo ator britânico, com descendência nigeriana, Chiwetel Ejiofor. Quem interpreta William é o jovem ator queniano Maxwell Simba. A Netflix comprou os direitos de reprodução do filme, que faz parte do seu catálogo desde março de 2019.

Para conhecer um pouco mais a fundo a história de William Kamkwamba, confira abaixo um vídeo com sua participação no TED Global 2007, realizado em Arusha, na Tanzânia (é possível ativar legendas em português):

Gostou de conhecer a história real que inspirou o filme O Menino que Descobriu o Vento? Pois aproveite e confira também:
Conheça a história real que inspirou o filme ‘Somos Todos Iguais’, da Netflix

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.
FacebookLinkedin

Deixe seu comentário

um + dezoito =