O filme ‘O Pai Que Move Montanhas’ é inspirado em uma história real?

Alvo de bastante críticas pelo final polêmico, o filme O Pai Que Move Montanhas segue firme e forte na terceira colocação da lista de 10 mais assistidos da Netflix no Brasil. Mas você sabia que O Pai Que Move Montanhas é inspirado em uma história real?

Nesta matéria do Tech News Brasil, você conhecer a história real que inspirou O Pai Que Move Montanhas e, com isso, talvez compreender um pouco mais da premissa do filme. Confira!

Sobre o filme O Pai Que Move Montanhas (sem spoilers)

Cena de O Pai Que Move Montanhas (Imagem: Divulgação/Netflix)
Cena de O Pai Que Move Montanhas (Imagem: Divulgação/Netflix)

Em O Pai Que Move Montanhas, acompanhamos a história de Mircea Jianu (Adrian Titieni), um ex-oficial de inteligência que parte em uma missão incansável pelos Montes Bucegi, na Romênia, atrás de seu filho, Cosmin, e de sua namorada, Daniela, que estão desaparecidos na região.

Porém, encontrar os dois não vai ser nada fácil. Isso porque os montes estão tomados pela neve, o que não apenas dificulta o trabalho das equipes de resgate, mas também diminui as chances de sobrevivência do casal. Mesmo com este cenário tão desanimador, Mircea está disposto a ir às últimas consequências para resgatar o filho e sua namorada.

O Pai Que Move Montanhas não é apenas um filme de suspense sobre um pai em busca do filho, mas também sobre remorso, culpa, obsessão e, principalmente, determinação, pois Mircea está disposto a literalmente mover toda uma montanha caso isso seja cenário para salvar Cosmin.

O filme chegou recentemente à Netflix e está dando o que falar nas redes sociais, especialmente pelo final, que já explicamos nesta outra matéria. Ele tem 1h 49min de duração e é um dos primeiros filmes romenos da plataforma de streaming.

Você também pode gostar de ler:
O filme indiano ‘Mimi’ é baseado numa história real? Descubra aqui!

O Pai Que Move Montanhas é inspirado em uma história real?

Sim, o filme O Pai Que Move Montanhas é inspirado em uma história real. O diretor e roteirista do filme, o romeno Daniel Sandu, usou como inspiração um caso real que ele acompanhou nos noticiários sobre a resiliência de uma mãe e especialmente de um pai de um garoto que desapareceu nas montanhas. Assim como Mircea, o pai do garoto desaparecido era um homem influente e conseguiu mobilizar a atenção da cidade para o desaparecimento, mas o caso esfriou com o tempo a partir do momento em que as buscas não obtiveram resultados.

Este caso aconteceu em 2009 e, em 2013, enquanto tentava desenvolver uma história realista, com um personagem complexo, Daniel Sandu lembrou-se da história do garoto desaparecido nas montanhas e da determinação do pai, que continuou procurando por ele, mesmo com as chances de encontrá-lo com vida tornarem-se menores a cada minuto. Pronto: aí estava a história e o “anti-herói” que ele precisava para o filme que chegou recentemente à Netflix.

Porém, não sabemos até que ponto as duas histórias coincidem nos detalhes, pois Sandu não entrou nos pormenores do caso de 2009 — e o nosso conhecimento de romeno não é bom o bastante a ponto de conseguirmos buscar nos noticiários locais do país. Ainda assim, é seguro afirmar que há muito de ficcional em O Pai Que Move Montanhas, então nem todos os acontecimentos da trama foram inspirados no caso. Como, por exemplo, o uso de drones para a busca, já que esta tecnologia não era tão comum na época da história real que inspirou o filme.

Gostou dessa matéria sobre a história real que inspirou O Pai Que Move Montanhas? Pois confira também:
A série Clickbait da Netflix é baseada em uma história real?

Alexandre Garcia PeresEditor do Sobre Sagas e Analista de SEO da WebGo/Content. Raramente ri com filmes e prefere muito mais um dramão. Sempre conta os dias pelos próximos filmes do Tarantino, da Pixar e do Studio Ghibli e frequentemente reassiste os mesmos filmes na dúvida do que assistir. Pela formação em Letras, tem pavor de adaptações ruins de livros e sente um leve prazer ao assistir filmes muito ruins, especialmente os que passam na TV aberta. No tempo livre, gosta de tocar violão/guitarra, jogar videogame e brincar com um dos seus 12 gatos.
Fechar