O Projeto Adam | Final explicado: Adam consegue concluir sua missão? Ele se lembra do que aconteceu?

Netflix acabou de lançar em seu catálogo um dos lançamentos mais promissores do ano! Estrelado por Ryan Reynolds (Deadpool; Lanterna Verde), o filme O Projeto Adam” mistura ficção científica, comédia e aventura em uma trama com reviravoltas de tirar o fôlego e tem tudo para entrar na lista de produções mais assistidas da plataforma de streaming durante as próximas semanas.

Por ser uma obra que aborda o conceito de viagem no tempo, contudo, algumas questões sobre sua conclusão podem ter passado despercebidas pelos expectadores. Pensando neles, o Sobre Sagas detalhou alguns acontecimentos que ocorrem durante o final do filme, que é explicado em detalhes a seguir:

Viagem no tempo é destruída

O Projeto Adam
Disco com algorítmo de viagem no tempo é roubado por Adam e seu pai (Imagem: Reprodução/Netflix).

Na tentativa de impedir os planos futuros de Maya Sorian (Catherine Keener), as duas versões de Adam acabam descobrindo, através do seu pai, que apenas destruir o acelerador de partículas não seria suficiente para acabar com a ideia de viagem no tempo no futuro, já que a fórmula para que isso seja criado permaneceria intacta e sobre a posse de Maya.

A resposta para a questão, portanto, é roubar o algoritmo desenvolvido por Louis,  que atualmente está decorado em sua mente e transcrito em um disco rígido no núcleo do acelerador de partículas. É nesse contexto que os três personagens, então, se dirigem ao coração do acelerador e tomam posse do disco criptografado. Lá, então, eles são interceptados pelas duas versões de Maya (a de 2018 e a do futuro) e suas forças armadas.

O fim de Maya Sorian

O Projeto Adam
Acontecimentos saem do controle quando núcleo do acelerador é exposto (Imagem: Reprodução/Netflix).

Após terem acesso ao disco rígido com o algoritmo da viagem no tempo, as coisas começam a dar errado quando a barreira que protege o núcleo do acelerador de partículas sofre um dano, e com isso, todos os objetos que são feitos de metal passam a ser sugados diretamente para o núcleo do mesmo. É nesse ponto que as versões de Adam e seu pai passam a travar um combate contra as forças de Maya.

Após uma série de sequências de ação, os personagens acabam sendo encurralados pela versão mais velha de Maya, que aponta para eles uma arma. Na tentativa de recuperar o disco, ela chegar a atirar na direção de Louis, que não se mostra surpreso quando vê que a bala, na verdade, não o atinge e é sugada na direção do núcleo do acelerador de partículas.

Versão atual de Maya é atingida por bala disparada por sua versão do futuro (Imagem: Reprodução/Netflix).

Acontece que, no trajeto entre o percurso da bala e o núcleo do acelerador, se encontrava a versão atual da própria Maya. Isso faz com que a personagem de 2018 morra naquele momento, e com isso, a antagonista do futuro também deixa de existir no contexto do filme. Por fim, resta aos dois Adam e seu pai apenas fugir do acelerador de partículas a tempo.

De volta para o futuro: Os Adam do futuro se lembram do que aconteceu?

Agora, que concluíram suas missões em 2018, a viagem no tempo deixa de existir. Por esse motivo, as duas versões de Adam acabam desaparecendo da realidade de 2018 durante uma partida bastante nostálgica com seu pai. As versões que passam a existir no futuro, portanto, ainda acreditam que a viagem no tempo é uma utopia e não se lembram mais de tudo o que aconteceu.

Versões de Adam brincam com seu pai antes de se esvaírem de linha temporal (Imagem: Reprodução/Netflix).

Ainda assim, o filme mostra que tal como explicado por Laura antes de se sacrificar, o eco de tudo o que aconteceu continua reverberando nos dois. Isso garante que o jovem Adam, de 2022, consiga dar um abraço apertado em sua mãe, cumprindo a promessa que fez para sua versão do futuro mesmo sem conhecê-lo – já que a viagem do tempo deixou de existir em 2018.

Versão jovem de Adam abraça sua mãe, cumprindo promessa para seu “eu” do futuro (Imagem: Reprodução/Netflix).

Situação semelhante acontece com o Adam do futuro, que tal como previsto antes, acaba conhecendo Laura através de uma série de imprevistos. É nesse contexto que a série transmite sua mensagem final: de que para além da viagem no tempo, existem sensações e acontecimentos que sobrepõem-se a qualquer ideia de linha temporal – como se o futuro (qualquer que ele seja) se encarregasse de fazer com que as coisas dessem certo.

O Projeto Adam
Adam acaba encontrando Laura durante uma aula no curso de aviação (Imagem: Reprodução/Netflix)

CONFIRA Também:
O que é um filme Sci-fi? Entenda gênero do próximo lançamento da Netflix: “O Projeto Adam”

E você, já assistiu O Projeto Adamna Netflix? O que achou do filme em questão? Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais, e para mais informações sobre os principais lançamentos do streaming, fiquem sempre ligados aqui no Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar