O que é o ‘Metaverso’ que Mark Zuckerberg está planejando criar?

O Facebook mudou seu nome para "Meta" e nesse artigo a gente explica um pouco sobre o que é Metaverso e qual o objetivo dessa tecnologia.

Metaverso

No final do mês de outubro, o inventor do Facebook, Mark Zuckerberg, pegou todo o mundo de surpresa ao anunciar que o conglomerado Facebook agora tem um novo nome, no caso Meta. Como explicamos aqui, a mudança de nome foi justificada pelo novo foco que agora a CIA de Zuckerberg deverá focar daqui para frente: o chamado “Metaverso”.

Mas afinal, o que é Metaverso e por que o chefe de uma das maiores empresas de tecnologia decidiu apostar todas as suas fichas nele, inclusive mudando o nome de sua marca bilionária?

Bem, é isso que tentaremos explicar nesse artigo.

O que é Metaverso?

A ideia do Metaverso é que, em um futuro razoavelmente próximo, as pessoas irão interagir em um universo online, da mesma forma que interagem no mundo real.

Dessa forma, atividades de trabalho, encontros entre amigos e outros tipos de atividades acontecerão dentro do mundo digital.

Exemplificando, no Metaverso, cada pessoa terá um avatar virtual e com ele terá a experiência de “entrar” na internet, quase em sentido literal, deixando de lado o simples interagir através de uma tela.

Para isso, óculos de realidade aumentada e dispositivos de captação de movimentos serão necessários, ferramentas que já vem sendo desenvolvidas por várias empresas de tecnologia, além do próprio Facebook (Meta).

Se você ainda não entendeu muito bem, basta lembrar de filmes como Jogador nº1 de Steven Spielberg, ou mesmo de Matrix (mas sem as máquinas assassinas e um “escolhido”). O conceito de ser “transportado” para uma realidade virtual é parecido.

Como o Metaverso deverá funcionar

A ideia de Zuckerberg e de várias outras empresas de tecnologia que decidiram investir nesse novo formato de “mundo” é que as pessoas não interajam apenas com jogos e redes sociais, mas sim com todos os campos da internet.

Sendo assim, experiências como a de assistir a um conteúdo online, ou fazer compras, devem ser completamente interativas.

Falando assim, o Metaverso pode até parecer apenas outro nome para a já existente realidade virtual, onde, por meio óculos especiais, as pessoas têm a sensação de estarem em jogos ou em outros ambientes criados virtualmente.

Apesar dessa realidade virtual ser um ponto importante para o Metaverso, ela é apenas um dos componentes que devem construir esse novo universo.

Para que essa inovação represente a revolução desejada, será necessário a criação e o desenvolvimento de muitas outras tecnologias. Uma das mais essenciais será uma criptomoeda universal, que poderá ser usada nas atividades de compras dentro do Metaverso.

Há até mesmo a ideia de que esse “dinheiro virtual” possa ser usado tanto no universo digital, quando no mundo real, integrando ainda mais as duas realidades.

Desafios para que o Metaverso realmente exista

Apesar da confiança que as grandes empresas de tecnologia vem colocando nesse projeto a longo prazo, a verdade é que não há nenhuma garantia de que o Metaverso, como é planejado hoje, exista em curto ou médio prazo.

Isso porque diversos desafios precisam ser vencidos antes que esse ousado projeto realmente se torne viável.

A começar pela completa revolução tecnológica que será necessária, e que definitivamente não depende de apenas uma ou duas gigantes de tecnologia, mas de um trabalho conjunto das várias áreas do TI, da economia, da segurança e da sociedade em geral.

A internet, como existe hoje, ainda não suportaria o imenso fluxo de dados desse universo virtual, nem mesmo com o novo 5G.

Além disso, seria necessário um tipo de comprometimento entre as várias gigantes da tecnologia para que esse universo fosse integrado a toda a rede, e não apenas a esse ou aquele serviço.

Por fim, as questões sociais e de segurança são provavelmente o maior de todos os desafios.

Considerando os escândalos recentes envolvendo o Facebook no vazamento de dados de seus usuários, fato que comprovadamente rendeu consequências sociais e políticas muito além do que se imaginava, para que o Metaverso tenha alguma chance de realmente existir, outra revolução necessária seria a da segurança online.

Autenticações de segurança muito além das que existem hoje seriam necessárias para garantir a não invasão de perfis. Especialmente considerando um dinheiro virtual válido dentro e fora do universo online e uma quantidade de dados pessoais, maior do que as já armazenadas hoje.

As chances de haver sanções governamentais de controle a esses campos são gigantes, e elas provavelmente atrasariam ainda mais esse projeto grandioso, pois da espaço para jogos como roleta online.

Por último, as questões de acesso social são outro obstáculo a ser superado, isso se o objetivo for realmente integrar de forma universal todas as pessoas.

Levando em conta que muitos lugares do mundo mal tem acesso à rede básica de internet como o 3G e o 4G (ou mesmo a computadores e smartphones), é utópico pensar que, em um prazo razoavelmente curto como o de uma década, uma tecnologia como o Metaverso irá “conectar ainda mais as pessoas”.

Sendo assim, é inevitável que o Metaverso realmente exista algum dia, no entanto, isso pode levar um pouco mais de tempo do que a ambiciosa aposta de Zuckerberg sugere. 

CONFIRA Também:
Facebook vai pagar até $10.000 em bônus para criadores de conteúdo

Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.

Deixe seu comentário