O que é um filme Sci-fi? Entenda gênero do próximo lançamento da Netflix: “O Projeto Adam”

O filme O Projeto Adam promete ser uma das maiores estreias da Netflix em 2022, especialmente por ter um elenco repleto de estrelas e por ser uma aventura descrita como um Sci-fi movie. Mas você sabe o que é um filme classificado nessa categoria?

Sci-fi diz respeito ao gênero de Ficção Científica, definição surgida inicialmente na literatura no século XIX quando autores como Mary Shelley (Frankenstein) e Júlio Verne (Viagem ao Centro da Terra) começaram a explorar ideias de sociedades e criaturas afetadas por acontecimentos gerados pela ciência.

No século XX, o gênero chegou ao cinema muito antes de a tecnologia ser capaz de representar o realismo que conhecemos hoje. Ainda assim, os filmes sci-fi lançados na época conseguiam surpreender o público.

A seguir, a gente fala mais sobre o que define um sci-fi movie e o que você pode esperar de O Projeto Adam, que chega amanhã (11) à Netflix.

O que define um filme sci-fi

o-que-e-um-filme-sci-fi-entenda-genero-do-proximo-lancamento-da-netflix-o-projeto-adam

Histórias do gênero ficção científica acabam tendo alguns elementos comuns que as definem dessa forma.

Essas obras sempre têm algum tipo de relação com um futuro ou um presente ficcional, onde a ciência e a tecnologia têm grande impacto sobre a vida de indivíduos ou da sociedade geral, frequentemente criando um universo utópico ou distópico.

Também é comum que essas histórias se passem em outros mundos ou universos alternativos, mas sempre mantendo o teor de realidade.

Aliás, essa provavelmente é a maior característica das obras classificadas como sci-fi. No caso, evita-se ao máximo o uso de explicações de teor sobrenatural ou mágico e tudo é baseado em possibilidades científicas, mesmo que essas não tenham veracidade nenhuma no mundo real (pelo menos por enquanto).

Exemplos disso são as obras com viagens no tempo, seres alienígenas ou de origens estranhas, universos alternativos e evolução humana que fogem da realidade ou das leis atuais da física.

Os filmes que se baseiam em acontecimentos já comuns à nossa realidade, como as viagens espaciais, por exemplo, por mais fiéis que sejam à realidade dos astronautas, também podem ser classificados como sci-fi, desde que usem de aspectos realmente ficcionais.

Um ótimo exemplo disso é o filme Perdido em Marte, que, apesar de toda vibe realista das ações do protagonista de Matt Damon e da equipe que faz de tudo para trazê-lo de volta à Terra, é sci-fi puro, já que naquela Terra ficcional (não muito longe no futuro, é verdade), chegar ao Planeta Vermelho já é possível, diferentemente de hoje.

O que esperar de O Projeto Adam?

O Projeto Adam já foi descrito como uma espécie de homenagem aos filmes de ficção científica dos anos 80, década em que o cinema teve uma explosão de lançamentos desse gênero.

Sendo assim, o público pode esperar uma história cheia de elementos clássicos e referências às produções famosas que fizeram história.

A sinopse oficial de O Projeto Adam é a seguinte:

Depois de viajar no tempo e ir parar em 2022 sem querer, o piloto de combate Adam Reed (Ryan Reynolds) se une ao seu eu de 12 anos de idade (Walker Scobell) para salvar o futuro.

No trailer do filme já fica claro que teremos diversos easter-eggs de Star Wars, Blade Runner, De Volta para o Futuro e de várias obras do mestre Steven Spielberg.

Apesar disso, também é perceptível que a originalidade do diretor Shaw Levy, que tem em seu currículo filmes como Gigantes de Aço e Free Guy, irá povoar a maior parte do filme.

Segundo o diretor, além da abordagem do futuro distópico de onde o “Velho Adam” vem, grande parte da história deve ser focada nas relações familiares comuns a todas as épocas, como os impasses com os pais e a necessidade de fazer as pazes com o próprio passado.

Com certeza o espectador pode esperar uma bela dose de nostalgia, aventura e emoção nesse grande projeto da Netflix.

CONFIRA Também:

Netflix não descarta planos de assinatura com publicidade; Disney confirmou mudança. Nova tendência?

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar