Os Órfãos: terror com astro de Stranger Things está dividindo opiniões dos assinantes

Apesar do sucesso avassalador que as produções originais da Netflix têm feito no catálogo da plataforma de streaming, tem se tornado cada vez mais comum que produções licenciadas também se destaquem entre as demais da plataforma. É nessa direção que o longa Os Órfãos“, lançado pela Universal Pictures nos cinemas em 2020, tem chamado a atenção dos assinantes da marca.

É claro que, para além do cartaz chamativo e do gênero de terror ser um dos mais assistidos da plataforma, a presença de Finn Wolfhard (Stranger Things; It – A Coisa) também contribui para que o longa se destaque – principalmente em época onde Stranger Things” continua a bater recordes de audiência. Confira, a seguir, algumas informações relevantes sobre o filme:

Conheça o enredo de “Os Órfãos”:

Os Órfãos
Babá é contratada para cuidar de crianças órfãs em filme da Universal (Imagem: Divulgação/Universal).

O enredo do filme Os Órfãos” acompanha a nova vida da personagem Kate  (Mackenzie Davis), que trabalhava como professora até o momento em que é contratada para administrar a propriedade de uma família muito rica. É com esse pretexto que ela se muda para Essex, região nobre de Londres, e conhece os jovens Miles (Finn Wolfhard) e Flora (Brooklyn Prince), que continuam morando na propriedade após perderem os pais em um acidente próximo ao local.

Logo de início, Kate se assusta com a forma peculiar como é recebida no local, mas sua persistência faz com que ela siga no trabalho. As coisas ficam mais sombrias quando ela decide conhecer uma parte não utilizada da mansão, e a partir de então, a personagem passa a ser atormentada por entidades que já não estão mais vivas.  Nesse meio, a doçura de Flora e a rebeldia não-justificada de Milhes aparecem como desafios adicionais às suas difíceis funções futuras.

Por que “Os Órfãos” tem dividido opiniões?

Os Órfãos: filme divide opiniões de assinantes da Netflix (Imagem: Divulgação/Universal).
Os Órfãos: filme divide opiniões de assinantes da Netflix (Imagem: Divulgação/Universal).

Inicialmente, o filme Os Órfãos” se apresenta como uma proposta promissora para quem gosta do gênero de terror, já que seu enredo e seus materiais de divulgação estão repletos de clichês há muito tempo conhecidos em produções do gênero. Para além disso, entretanto, o longa vem dividindo opiniões desde sua primeira exibição nos cinemas, quando o título foi massacrado pela crítica especializada.

Na plataforma Rotten Tomatoes, onde são compilados vereditos de críticos do mundo inteiro, o filme Os Órfãos” conta com apenas 13% de aprovação, um índice muito baixo para o gênero. Em relação à nota do público, o longa também não apresenta uma repercussão otimista: apenas 15% dos usuários do RT gostaram de “Os Órfãos“.

Filme de terror não foi bem aceito pela crítica e pelo público da plataforma (Imagem: Reprodução/Rotten Tomatoes).

No caso da Netflixem específico, o filme Os Órfãos” encontra um desafio adicional: é de conhecimento público que o longa é uma adaptação do livro A Outra Volta do Parafuso“, do mestre do terror Henry James. Isso acaba fazendo com que o filme entre em comparação coma série A Maldição da Mansão Bly“, produção original do premiado cineasta Mike Flanagan cuja história é baseada no mesmo livro.

Os Órfãos
Os Órfãos: enredo do filme gera comparações com “A Maldição da Mansão Bly” (Imagem: Reprodução/Universal/Netflix).

Entre os pontos positivos destacados pelos fãs e pela crítica, os visuais oferecidos por “Os Órfãos” são realmente dignos de destaque, já que a diretora Floria Sigismondi (The Runaways; The Stars) tem uma vasta experiência como fotografa e consegue entregar bons planos na tela. A direção de arte, responsável pelos cenários e figurinos do filme, também é um destaque positivo.

Para além disso, contudo, as coisas ficam mais complexas: para muitos espectadores, o enredo de Os Órfãos” deixa muito a desejar. Não é difícil que, em publicações sobre o filme, os assinantes da Netflix comentem sobre a falta de coesão e sentido no roteiro do filme, e como as histórias do enredo não se relacionam. Ainda de acordo com o público, os momentos de sustos são previsíveis, e os clichês são utilizados de forma tão indiscriminada que a trama do filme perde sua magia.

É claro que, como obra que se destaca pelos critérios técnicos, é recomendável que os assinantes da Netflix assistam ao filme e tirem suas próprias conclusões sobre os pontos levantados, ainda assim, é inegável que essa recepção duvidosa por parte dos próprios assinantes acaba distanciando parte do público de dar o play nesse filme que, a princípio, tinha tudo para ser um sucesso.

Assista ao trailer de “Os Órfãos”:

CONFIRA Também:
Escolha ou Morra: dois amigos acabam em mundo de terror neste novo suspense da Netflix

E você, pretende assistir ao filme Os Órfãos” no catálogo da NetflixQuais são suas expectativas pra o o longa? Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais, e para mais informações sobre a plataforma de streaming e todos os conteúdos que fazem sucesso no catálogo, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas oficiais do  Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar