País que apostou no Bitcon como moeda oficial perde METADE do investimento

O pequeno país da América Central virou referência em econômia moderna ao apostar no Bitcoin (BTC) como a moeda oficial do país.

Era 2021 e El Salvador, que possui pouco mais de 6 milhões de habitantes, acabava de se tornar o primeiro país a apostar na principal moeda digital do mercado (Bitcoin). Tal escolha transformou a economia emergente em uma referência em inovação e criatividade.

bitcoin vive momento turbulento

Até então, a equipe econômica do país não havia conseguido o retorno esperado com esse investimento. Para piorar, sofreu um abalo na frágil economia (que além de todos os problemas recorrentes da região, ainda sofre com as consequências da pandemia).

As recentes quedas nos valores do Bitcoin fizeram o país perder mais de 50% de todo o investimento feito para a aquisição da criptomoeda. Tal fato deixou o presidente (e principal entusiasta deste investimento), Nayib Bukele, em uma situação delicada.

Facilitador de transações internacionais e independência das autoridades monetárias dos EUA

No ano da oficialização do Bitcoin no país, as grandes expectativas em torno da mudança eram:

  • Facilitar o envio de dinheiro estrangeiro para o país;
  • Independência das autoridades monetárias americanas.

A promessa era baseada no fato de El Salvador possuir uma fatia expressiva de sua população vivendo em outros países (migrantes) e mandando dinheiro para casa.

Essa prática é muito comum em países latino-americanos. Portanto, as transações digitais com o Bitcoin facilitariam a entrada do dinheiro para os familiares que ficaram esperando por esses envios.

Nayib Bukele, presidente de El Salvador, sobre Bitcoins
Nayib Bukele, presidente de El Salvador, sobre Bitcoins

Além disso, o governo justificou que, ao adotar a criptomoeda, o país não ficaria tão refém dos EUA. Isso acontecia, pois, até então, a moeda que circulava no país era o dólar americano (considerada uma moeda extra-oficial).

Outro fator que chamou a atenção de muitos era a oportunidade de dobrar os investimentos em um médio ou longo prazo, apostando na valorização do Bitcoin (algo que vimos acontecer diversas vezes). Mas foi justamente neste ponto – talvez o principal motor para que a aposta desse certo – que El Salvador tem falhado.

Investimento de mais de US $105 milhões em Bitcoins que hoje valem 50%

O presidente Nayib Bukele investiu um valor que pode parecer pouco, mas para a frágil economia local era um montante importante. E, a aposta até agora não se justificou e fez o país ter sérios prejuízos.

Ao todo, o país possui 2.301 bitcoins que valem, de acordo com a cotação de hoje (14/06/2022), cerca de US $53 milhões. O valor atual de cada Bitcoin é de US $23 milhões e a instabilidade do mercado mostra que novas quedas podem acontecer – acarretando em mais prejuízo para os salvadorenhos.

Momento de queda do Bitcoin (print de 14/06/2022)
Momento de queda do Bitcoin (print de 14/06/2022)

Pior momento do Bitcoin e do mercado de Criptomoedas

Estamos vivendo um momento de baixa das moedas digitais, principalmente após péssimas performances de moedas emergentes. Vale destacar as perdas da stablecoin Terra e a moeda digital Luna – que contribuiram para a baixa que vivemos.

O Ether (ETH), segunda principal criptomoeda também acumula perdas. O que a moeda perdeu já ultrapassam os 50% do seu valor – só nos últimos dois meses.

Porém, nem tudo pode estar perdido para a economia de El Salvador. Afinal, já vimos outros momentos onde grandes recuperações aconteceram e as criptomoedas puderam voltar a performar bem nos mercados.

Sendo assim, quem espera ansiosamente por essa notícia são os salvadorenhos. A população sofre com as consequências dessa ação econômica que vem se mostrando atrapalhada, por parte do governo Bukele.

Portanto, a infalação alta, poder de compra no chão e outros graves problemas – muitos deles motivados pela economia – acabaram levando parte da população para as ruas. Protestos contra o governo estão cada vez mais comum e o mundo está atento para entender o resultado dessa aposta.

Fonte: Mashable

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Fechar