Percy Jackson | Conheça Glynn Turman, premiado ator que viverá Quíron na série do Disney+

Glynn Turman foi escolhido para viver o centauro Quíron na série "Percy Jackson e os Olimpianos", original do Disney+.

Desde a última quinta-feira (2), quando a série original Percy Jackson e os Olimpianos” começou a ser gravada, o título tem estado em alta nas redes sociais. Baseada nos livros de Rick Riordana série passou por um longo período de pré-produção onde os autor ia atualizando seu site com informações sobre o andamento do título, e agora, as filmagens já estão ocorrendo na cidade de Vancouver (Canadá).

Ainda na quinta-feira, o autor atualizou seu site revelando novos nomes que fazem parte do elenco adulto da série, e com isso, os fãs já sabem quem serão os atores responsáveis por viver Sally Jackson, Sra. Dodds, Dionísio, Gabe Ugliano Quíron  na produção. Apesar de todos os atores revelados apresentarem carreiras promissoras em seus currículos, boa parte das atenções se voltaram à escalação de Glynn Turman, responsável por viver o Centauro Quíron na série original.

Isso se deve porque o astro, que hoje tem 75 anos de idade, é um dos maiores ícones do cinema e da dramaturgia norte-americano, tendo se destacado em peças, filmes e séries de sucesso em sua carreira de décadas. Sabendo de sua importância para Percy Jackson” e para a indústria do entretenimento de forma geral, o Sobre Sagas separou algumas informações relevantes sobre o astro. Confira:

Início da carreira de Glynn Turman

Percy Jackson | Conheça Glynn Turman, premiado ator que viverá Quíron na série do Disney+
Glynn Turman sonhava em ser ator desde a infância (Imagem: Reprodução/Bobby Quillard).

O ator Glynn Russell Turman nasceu no dia 31 de janeiro, na cidade de Nova York. os pais do ator são de ascendência nigeriana, e desde criança ele queria trabalhar como ator. O amor de Turman pelas artes dramáticas o incentivou a estudar atuação e participar de pequenas peças teatrais enquanto seguia o curso escolar tradicional dos Estados Unidos.

O talento nato do ator garantiu que, ainda durante a adolescência, ele interpretasse o jovem Travis Younger na peça teatral “A Raisin in the Sun”, comandada pela roteirista Lorraine Hansberry. Na época, ele teve a oportunidade de trabalhar ao lado diversos astros em ascensão no cinema e no teatro norte-americanos, como o renomado Sidney Poitier, primeiro ator negro a ganhar um Oscar.

Glynn Turman
Glynn Turman no palco de “A Raisin in the Sun”, peça teatral de Lorraine Hansberry (Imagem: Reprodução/StringFixer).

O amor de Turmann pelas artes dramáticas também garantiu que ele seguisse seus estudos até se graduar na High School of Performing Arts, em Manhattan. A partir de então, a carreira do astro decolou em todos os sentidos e sua projeção se tornou cada vez maior nas peças, filmes e séries que participou.

Ascenção nos teatros e em Hollywood

Glynn Turman no início de sua carreira como ator (Imagem: Reprodução/NME).
Glynn Turman no início de sua carreira como ator (Imagem: Reprodução/NME).

Assim que se graduou, Glynn Turman trabalhou em diversas companhias teatrais de sucesso distribuídas pelo país. No início de sua carreira, ele trabalhou em peças como “The Visit”, “Harper’s Ferry” e “Good Boys”. Sua estreia nos palcos de Los Angeles aconteceu na premiada peça Slow Dance on the Killing Ground”, escrita por Vinnette Carroll.

Após se consolidar nos palcos, o ator passou a investir em sua carreira na TV, e marcou presença em títulos como Carter’s Army” (1970) e A Caldeira do Diabo(1964). Foi em 1974, contudo, que ele começou a se destacar nas premiações locais pela sua interpretação formidável em The Wine Sellers“, filme pelo qual ele ganhou um Los Angeles Critics Awards. Poucos anos depois, o ator ganhou as capas dos jornais e revistas após se casar com a eterna Aretha Franklin, rainha do Soul. 

Glynn Turman e Aretha Franklin
Glynn Turman e Aretha Franklin, sua ex-esposa (Imagem: Reprodução/Celebrity).

O talento e a projeção de Glynn Turman em Los Angeles foi tamanha que ele recebeu convites para participar de grandes produções hollywoodianas aclamadas pelo público, como Gremlins” (1984), Traindo o Inimigo” (1992), A Nova Paixão de Stella” (1998), Subterfuge: Mistério no Mar Negro” (1996), entre outros. Em 1977, ele chegou a ser cogitado a interpretar o personagem Han Solo no filme Guerra nas Estrelas” (Star Wars), mas o papel foi destinado a Harrison Ford.

Carreira recente de Glynn Turman

Glynn Turman em  participação recente no filme “Bumblebee” (Imagem: Reprodução/IMDb).

Após tantos anos de destaque e proeminência em todos os seus projetos, Turman continua trabalhando como ator em produções de grande sucesso. Apesar de tempos em tempos tirar uma folga para comandar peças teatrais, o ator se estabeleceu no mundo do cinema e, mais recentemente, plataformas de streaming.

Após interpretar o personagem Clarence Hoyce na série original The Wire(2004), da HBO, ele esteve presentes em títulos proeminentes como Sahara(2005), Kings of the Evening” (2008), Burlesque(2010), “Super 8(2011), Raça” (2016), Mr. Mercedes(2017 ) e Bumblebee” (2018).

Entre os anos de 2018 e 2019, Turman esteve em destaque ao interpretar o complexo pai de Nate Lahey na série How To Get Away with Murder“, da ABC. Depois disso, ele ainda esteve em produções como Fargo” (2020) e A Voz Suprema do Blues” (2020). Recentemente, ele trabalhou com a Disney+ ao emprestar sua voz ao pai de A Família Radical: Maior e Melhor” (2022), e agora promete encantar os fãs de Percy Jackson” ao interpretar Quíron, um dos personagens mais queridos dos livros.
Glynn Turman como Nate Lahey Sr., na série “How To Get Away with Murder” (Imagem: Divulgação/ABC).

CONFIRA Também:
Percy Jackson | Walker Scobell comenta sobre a série e relação com protagonistas dos filmes

Quais são suas expectativas para a estreia de Percy Jackson e os Olimpianos”  no Disney+Está ansioso para assistir Glynn Turman interpretando o centauro Quíron  na produção? Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais, e para mais informações sobre a série e as adaptações de suas sagas preferidas, fiquem sempre ligados aqui e nas redes sociais do Sobre Sagas!

Arquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin

2 comentários

  • […] Percy Jackson | Conheça Glynn Turman, premiado ator que viverá Quíron na série do Disney+ […]

  • […] CONFIRA Também: Percy Jackson | Conheça Glynn Turman, premiado ator que viverá Quíron na série do Disney+ […]

Deixe seu comentário