PIN do celular: como encontrar

O PIN do celular nada mais é do que um código pessoal, que te ajudara na autenticação de diversos processos. Assim, com ele, você pode proteger suas informações e dados pessoais.

Mas você sabe como encontrar o PIN do celular? Neste artigo, vamos mostrar como fazer para achar o código do seu smartphone. Confira!

PIN do celular
PIN do celular: saiba como encontrar (Imagem: Reprodução/Pxhere)

PIN do celular: o que é?

Mas antes, vale saber, o que é o PIN do celular? Em smartphones, criar seu PIN é um dos primeiros passos para proteger o acesso aos dados do dispositivo.

O Personal Identification Number – significa Número de Identificação Pessoal em português, nada mais é do que um pequeno código de segurança.

Assim, ao comprar um novo chip de celular, o código de segurança estará no cartão adquirido. O código é gravado no verso, e é usado para alguns processos de segurança do seu smartphone.

Além disso, o PIN do celular também serve para identificar o chip do seu dispositivo ou mesmo bloquear e desbloquear o cartão SIM.

PIN 1 e 2 e PUK

Em geral, o PIN do celular vem gravado em dois números, o PIN 1 e PIN 2. O primeiro nada mais é do que a senha que bloqueia o acesso ao celular, ligações SMS ou mesmo chamada de emergências.

O segundo é usado para fazer o bloqueio de serviços e aplicativos específicos, a escolha do usuário, tal como lista de contatos ou acesso à internet.

Mas além desses dois, o chip do dispositivo também vem acompanhado com o PUK. Em resumo, ela serve para desbloquear o chip caso o usuário digite a senha PIN incorretamente por três vezes seguidas. O PUK também vem impresso no verso do cartão do chip, escondido em uma tarja preta, que pode ser raspada com uma moeda.

Além disso, caso o usuário erre o código PUK por 10 vezes seguidas, o chip será bloqueado definitivamente. Nesse caso, é necessário ir até a operadora para realizar o desbloqueio.

PIN do celular: como encontrar

Mas como saber o PIN do celular? Onde é possível encontrar esse código?

Em resumo, a forma mais fácil para saber qual o PIN do é procurar no verso do cartão do chip que você comprou. Assim, também é possível encontrar outros números, como PIN 2 e PUK,

Contudo, é bem comum que o usuário não tenha mais o cartão que vem junto com o chip. Sendo assim, existem outras formas de descobrir o código. Cada operadora possui seu código PIN padrão, com quatro dígitos. Assim, caso você não tenha modificado o número, os códigos para cada operadora são:

  • Claro: 3636
  • Oi: 8888
  • TIM: 1010
  • Vivo: 8486

Mas vale destacar que os códigos acima se referem apenas ao PIN 1. Além disso, caso você tenha alterado o número, ou também queira saber os demais códigos, basta entrar em contato com a operadora através da Central de Atendimento.

A solicitação dos códigos pode ser feita apenas pelo titular da linha móvel – pessoa com o CPF cadastrado no chip. Os números de cada operadora são:

  • Claro: 1052
  • Oi: *144 ou 1057
  • TIM: *144 ou 1056
  • Vivo: 1058 ou*8486

Ativando e modificando o número do PIN

Outra ação que pode ser feita com o PIN é a alteração do código para uma senha escolhida pelo usuário.

Em suma, o bloqueio de funções do PIN vem desativados nos smartphones. Para que você consiga proteger ou modificar o código, é necessário fazer o processo manualmente.

No Android, o processos é feito da seguinte forma:

  • Primeiramente, clique em Configurações e clicar em Segurança.
  • Em Seguida, clique em Configurar Bloqueio do SIM.
  • Ative a chave “Bloquear Cartão SIM” para ativar a função – o código primário é o padrão da operadora;
  • Por fim, basta reiniciar o aparelho. Assim, ao acessar serviços, será necessário inserir o código solicitado.

Para fazer a alteração do código, basta procurar pela opção Alterar PIN do SIM, encontrada logo abaixo da opção de bloqueio.

Para iOS, o processo é feito acessando a opção ‘Ajustes’, ‘Celular’ e ‘PIN do SIM’, seguindo os mesmos passos do Android em seguida.

 

Aproveite também para conferir outras novidades no blog Tech News Brasil. Aqui você fica por dentro de todas as notícias e atualidades do mundo da tecnologia!

Guilherme Montiel
Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário

2 × cinco =