PlayStation 4 – Como utilizar a verificação em duas etapas

O PS4, assim como vários outros dispositivos e contas, possuem e necessitam, da verificação em duas etapas. Esse processo garante maior segurança no login de novos dispositivos ou depois de uma formatação, por exemplo, e pode proteger o seu console de roubos de informação.

O processo todo é extremamente simples e pode levar apenas alguns minutos para configurar. Em troca, você poderá ficar tranquilo sabendo que existe mais uma barreira de proteção agindo contra os perigos da rede, uma que é muito eficaz por sinal.

Se você quer saber como funciona e como configurar a verificação em duas etapas da sua conta no PS4, confira o tutorial a seguir.

Como funciona a verificação em 2 etapas

Como o nome já diz, esse tipo de verificação, que normalmente acontece quando fazemos login de uma conta como a da Google, por exemplo, acontece não em um mas em dois dispositivos.

Quando entramos com nosso usuário e senha em um novo computador ou aplicativo é comum encontrarmos situações em que o programa envia uma mensagem ao e-mail pedindo confirmação

Isso porque o sistema deseja saber se quem está tentando acessar essas informações é realmente você, o dono da conta, ou se é um terceiro. Essa pessoa pode ter conseguido os seus dados de login, acessando e até roubando informações importantes.

Ataques de hackers e roubo de informações é um perigo real que enfrentamos fazendo parte da internet. No caso de contas de console ou da Steam, por exemplo, é bem possível perder jogos e até dinheiro se o seu cartão de crédito estiver vinculado à conta.

O que a verificação em duas etapas faz é pegar esse processo de confirmação e enviar para outro dispositivo que você possui, geralmente o celular. Então sendo sua conta você simplesmente abre o celular, pega a senha para a verificação e entra.

Dessa forma o sistema consegue garantir que você esteja seguro de pessoas mal intencionadas pois é muito mais difícil o indivíduo ter acesso ao seu celular do que ao e-mail.

Como ativar a verificação em duas etapas no PS4

Para garantir maior segurança à sua conta da PSN, siga o tutorial a seguir para ativar a verificação em duas etapas:

  • Ligue o seu PS4 e encontre a opção de “Configurações” na tela inicial do video-game;
  • No menu de configurações escolha a opção de “Gerenciamento de conta”;
  • Na próxima tela selecione “Informações da conta”;
  • Em seguida vá para a opção que permite configurar recursos de segurança para a sua conta, sob a opção de “Segurança”;
  • Realize o login da sua conta, se a mesma já não estiver logada. Depois vá para a última opção, que deverá ser a de “Verificação em duas etapas”;
  • Encontre o botão de “Configurar agora” na tela seguinte e pressione;
  • No campo de preenchimento digite o número de celular ao qual o PS4 vai enviar a mensagem de confirmação. Não esqueça de utilizar o código do país (+55) e o DDD do seu município;
  • Aguarde então até que a primeira mensagem chegue no celular, confirmando o procedimento;

Depois disso o sistema da Sony vai deslogar de todas as contas que tenham as mesmas credenciais. Sendo assim, será necessário logar novamente para que a conta entre com o procedimento de segurança da verificação em duas etapas.

Caso você queira ainda mais uma garantia de segurança é possível salvar códigos de backup do console. Esses códigos são únicos de cada PS4 e precisam ser guardados com cuidado. 

Isso é útil para o caso de você perder o número de celular ou, por algum motivo, não estiver mais recebendo as mensagens de verificação. Se você informar que não consegue confirmar com a verificação em duas etapas, o PS4 pergunta se você deseja acessar a conta com os códigos de backup. Aí basta entrar com os códigos e reconfigurar o número de celular. 

Para acessar a opção dos códigos de backup vá para a tela de “Verificação em duas etapas” acessada anteriormente e procure pela opção de “Códigos de backup”. Anote os códigos e não compartilhe.

Ficou com dúvida? Comenta aí embaixo e confira os outros artigos do site.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário