PlayStation 5 | Controle DualSense possui funcionalidade escondida

Depois do lançamento do PlayStation 5 (PS5) os jogadores começaram a explorar todas as funcionalidades do controle, do console e do sistema.

Acabou que alguns descobriram uma funcionalidade escondida no DualSense, controle do console, que permite dar mute em todos os sons que saem do videogame.

Visão inferior do controle Dual Sense do PlayStation 5
Botão de mute do controle com led indicador (Imagem: Reprodução/PlayStation)

O pequeno botão, que fica na parte inferior do controle, possui a função de cortar a energia do microfone que capta a voz do jogador, impedindo que as outras pessoas, no jogo, ouçam a voz do usuário.

Mas. aparentemente, o botão também é capaz de zerar o áudio do console todo. Para isso, basta apertá-lo de maneira diferente.

Quer entender melhor sobre essa funcionalidade surpresa do controle DualSense do PS5? Fique ligado no artigo a seguir, com mais detalhes de como utilizar a função.

Funcionalidade surpresa?

Os controles, que possuem tecnologia de microfone e alto-falantes embutidos, ligam a função de microfone sempre que o console é ligado.

Isso porque o PS5 possui um sistema que grava o áudio e a tela do seu jogo, em um pequeno vídeo de 15 segundos, sempre que você desbloqueia uma nova conquista.

Sendo assim, sempre que você liga o Play para jogar, ele vai ativar a função de ouvir no controle 1, a não ser que alguma alteração manual nas configurações de inicialização seja feita pelo usuário.

Isso quer dizer que, a menos que você utilize o botão de mute, seu áudio será gravado.

Isso vale principalmente para o controle 1, no caso de você jogar com amigos ou família, pois é ele que é configurado para pegar o áudio na gravação. Os controles secundários permanecem, por padrão, com o microfone desativado, mostrando uma pequena luz alaranjada logo acima.

Agora, o que os usuários não sabiam, mas que descobriram essa semana, é que esse mesmo botãozinho de mute do microfone serve para desligar completamente todos os sons do console.

Como usar a função de mute geral?

Primeiramente divulgada pelo site The Verge, a funcionalidade pode ser ativada pelo mesmo botão de mute do microfone no DualSense do PS5. A diferença aqui é a maneira como se deve apertar o botão.

Para bloquear toda a função sonora do console, o que inclui o som diretamente indo para a TV, para os controles, para o Headset ou mesmo para controles de PlayStation 4 que estejam conectados, basta pressionar o botão por mais de um segundo.

Depois de deixar apertado por esse tempo, o console automaticamente reconhece o comando, ativa uma notificação de mute, e aciona o led laranjado acima do botão, colocando-o em uma configuração de pulsação de luz, para diferenciar o indicador do mute do microfone e do áudio.

Para ativar novamente os sons do console também é bem simples. Enquanto o indicador de luz laranja estiver pulsando, pressione o botão por mais que um segundo novamente. Isso deve ativar todo o som e os dispositivos de reprodução sonora que estiverem conectados.

Função escondida por quê?

Bom, se você acompanha o mercado de consoles ultimamente, entende que a situação de disponibilidade dos modelos e dos periféricos não está lá aquela coisa boa. Por motivos variados, que envolvem muitos fatores, inclusive a pandemia de Covid, a venda dos PS5 tem sido lenta e dolorosa para os gamers.

Isso porque, depois que a primeira leva de consoles chegou ao mercado, nenhum segundo foi desperdiçado para esgotar todo e qualquer estoque que tivesse um dos modelinhos lançados pela Sony. 

Isso sem falar em toda uma cultura de scammers que começou a girar em torno das vendas de PS5. Alguém compra um modelo do console e o revende pelo triplo do preço original.

Como não havia nenhum em estoque, essas pessoas conseguiram muito dinheiro de consumidores desesperados. Essa problemática ao redor da venda dos PS5 limitou a quantidade de informação vinda de pessoas que estavam testando a tecnologia.

Isso quer dizer que, em caso de funções que não são muito óbvias, como essa do mute geral, demora muito mais para que as pessoas aprendam a usar ou ouçam falar da função antes de descobrirdm por conta própria.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Fonte: ScreenRant

Luiz Torrens
Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário

3 + dois =