PlayStation 5 – Controle remoto para funções de mídia é anunciado

Anunciado desde Setembro, o novo console da Sony, que já está disponível para pré-venda aqui no Brasil, agora conta com uma grande variedade de dispositivos adicionais que podem ser comprados separadamente e aumentam a qualidade de experiência do usuário, segundo a própria empresa.

Como nos últimos lançamentos do PlayStation, a quinta geração do console trará também um headset exclusivo com tecnologia de reprodução de áudio 3D, câmeras bluetooth para facilidade na hora de transmitir os gameplays e o mais recente dispositivo anunciado: um controle remoto para funções de mídia e entretenimento.

Mídias digitais no PlayStation 5

Juntamente com o anúncio do novo controle remoto, a Sony também aproveitou a oportunidade para apresentar quais serão as opções de entretenimento, como filmes, música e navegação, que estarão disponíveis na última geração de consoles.

Esses aplicativos farão parte do sistema integrado do PlayStation 5 e trarão a comodidade e a facilidade para dentro da central de jogos. Isso principalmente pela nova separação de aplicativos dentro da interface do video game, onde os jogos estarão em abas diferenciadas dos aplicativos variados.

Os aplicativos de entretenimento disponíveis agora serão nativos da interface e nem farão parte dos aplicativos instaláveis na PS Store, já estando previamente instalados e prontos para login e uso. “No espaço de Mídia você não precisará mais baixar os apps de entretenimento pela PlayStation Store, ao invés disso tudo ficará no espaço de Mídia” aponta Phill Rosenberg vice-presidente de publicação da Sony.

Confira a seguir a lista de aplicativos nativos que estarão dentro da interface de mídia do PlayStation 5:

  • Apple TV+ – Aplicativo de streaming de filmes e séries da Apple;
  • Disney+ – Aplicativo de streaming de filmes e séries da Disney;
  • Netflix – Aplicativo de streaming de filmes e séries;
  • Spotify – Aplicativo de música e podcasts;
  • Twitch – Aplicativo de transmissão de lives;
  • Amazon Prime Video – Aplicativo de streaming de filmes e séries da Amazon;
  • Youtube – Aplicativo de streaming de vídeos;

A Sony ainda pretende aumentar essa lista com outras aplicações úteis e/ou de entretenimento. Segundo os anúncios da empresa, o PlayStation 5 possui a intenção de ter o melhor sistema de entretenimento, e o mais completo, para que os jogadores possam desfrutar de uma experiência completa dentro de um só console.

Controle Remoto de Mídias

Seguindo com a ideia de tornar o PlayStation 5 um dos mais completos centros de entretenimento para os jogadores, foi anunciado pela Sony a adição de um novo componente externo: o Controle de Mídias.

A ideia, segundo Rosemberg, é tornar acessível e prático o controle dos aplicativos de mídia de streaming, de forma separada ao controle dos games o que deixaria tudo mais organizado, além de muito mais intuitivo ao usuário.

“Os usuários podem ligar o PS5 e navegar pela mídia com os botões embutidos, além dos controles para avançar e voltar os vídeos.” O controle remoto também contará com botões especiais para os aplicativos: Youtube, Spotify, Netflix e Disney+, que levarão o usuário diretamente para o aplicativo.

Além de tudo isso o controle ainda poderá ser configurado para realizar ações de comando ligadas à própria TV onde o console estará ligado. Com esse tipo de função será possível aumentar e diminuir o volume do aparelho, assim como outras configurações compatíveis.

Infelizmente o controle, assim como praticamente todos os acessórios externos ao console do PS5, como os fones e a câmera, serão vendidos separadamente. Sendo assim, na caixa do console estarão apenas os cabos necessários, os controles e a torre central que é o PlayStation.

O controle remoto ainda não tem preço confirmado, sendo apenas um anúncio da Sony para os tão ansiosos fãs da série de consoles. De qualquer forma, o PlayStation 5 chegará às lojas no mês que vem e ainda pode ter muito a vir pela frente até o lançamento.

Com essa nova adição do controle, juntamente com os outros equipamentos auxiliares externos, a Sony aposta alto na venda e na performance que os novos PS5 terão, isso confirmado pelas apresentações e preços já demonstrados dos equipamentos principais. Sem contar também no conjunto de funções que dará ao controle um feel mais dinâmico no uso do aparelho.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário