PlayStation 5 desbloqueado? Hackers conseguem acesso à chave raiz do console

No último domingo (07), um famoso grupo de hackers, responsável pelo desbloqueio do PlayStation 3 em 2011, conseguiu acesso à chave raiz do console!

PlayStation 5 desbloqueado? Hackers conseguem acesso à chave raiz do console (Imagem: Kerde Severin/Unsplash)
PlayStation 5 desbloqueado? Hackers conseguem acesso à chave raiz do console (Imagem: Kerde Severin/Unsplash)

Teria o PlayStation 5 sido desbloqueado? Na noite do último domingo (07), a equipe de hackers responsáveis pelo desbloqueio do PlayStation 3 em 2011 anunciou que conseguiu descriptografar algumas partes do sistema do PlayStation 5, tendo obtido acesso às “chaves raiz” do console. E esse pode ser um passo importante para que os invasores consigam desbloquear o PlayStation 5, permitindo modificações significativas que incluem até mesmo rodar jogos piratas futuramente.

O anúncio foi feito no perfil do Twitter do grupo hacker conhecido como “fail0verflow“. Confira a postagem abaixo:

Em tradução direta, o que o grupo afirmou foi o seguinte: “Traduzindo: Nós conseguimos todas as chaves raiz (simétricas) do PS5. Todas elas podem ser obtidas a partir do software — incluindo a chave exclusiva de cada console, caso você procure atentamente“. Na imagem, podemos ver o que aparenta ser parte da chave raiz do PlayStation 5.

Em outra postagem, ao que tudo indica já apagada no momento, o grupo foi além e ousou afirmar que a Sony teria muito trabalho para consertar o problema. O que pode significar que a empresa japonesa precisaria não apenas de uma atualização do software, mas de uma atualização do hardware para impedir a quebra de criptografia em versões mais recentes do PlayStation 5.

O grupo em questão não foi o único a alegar já ter conseguido hackear o sistema do PlayStation 5. Outros usuários também já conseguiram, incluindo Andy Nguyen, engenheiro do Google, que conseguiu acessar uma versão exclusiva para desenvolvedores — porém, ele já afirmou que não tornará público o método utilizado. O que chama a atenção da recente invasão é justamente o histórico bem-sucedido de invasões de console por parte do Fail0verflow, que, além do PlayStation 3, já conseguiu invadir o PlayStation 4 e até mesmo o Nintendo Switch.

Fonte: GamesRadar

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário