PlayStation 5 – Dicas para você aproveitar e gerenciar o novo SSD do PS5

O novo PlayStation 5 chegou com um incrível sistema de armazenamento em SSD. O que é um salto e tanto em relação à geração passada. Isso porque o SSD permite uma leitura incrivelmente rápida dos dados. O resultado? Telas de carregamento praticamente inexistentes, mais coisas acontecendo na tela etc.

O problema, entretanto, é que o SSD do PlayStation 5 atualmente possui apenas 825GB de armazenamento. E, levando em consideração o espaço ocupado pelo próprio sistema operacional do console, o espaço livre cai para menos de 700GB.

PlayStation 5
(Photo by Charles Sims on Unsplash)

O que pode parecer bastante coisa à primeira vista, mas acredite: não é! A tendência é que os jogos fiquem cada vez mais pesados com o passar dos tempos. Por exemplo, Call of Duty Black Ops Cold War exige aproximadamente 133GB de armazenamento livre no PlayStation 5. Ou seja, um pouco menos de 1/4 do armazenamento livre já vai embora em um único jogo.

E o pior é que atualmente não é possível expandir o armazenamento em SSD do PlayStation 5. Entretanto, a Sony já confirmou que, no futuro, graças a uma atualização gratuita, vai ser possível expandir.

Portanto, para ajudá-lo a aproveitar melhor o espaço disponível no momento, nós preparamos a lista a seguir com dicas de como aproveitar e gerenciar melhor o armazenamento do SSD do novo PlayStation 5. Confira!

Exclua jogos que você não joga mais

A primeira dica é bastante óbvia, mas fundamental: exclua todos os jogos que você não joga ou não pretende jogar mais. Isso vale inclusive, por exemplo, para o novo Astro’s Playroom, que ocupa uma parcela do espaço do SSD e pouca gente deleta.

A dica é manter apenas os jogos que você joga com frequência ou que pretende jogar em um futuro próximo. Deu final no jogo e não sabe se vai voltar a jogá-lo? Talvez seja uma boa ideia desinstalá-lo e abrir espaço para novos jogos.

A vantagem é que, quando você desinstala um jogo que você comprou em mídia física ou mídia digital, você não o perde. Ele continua em sua conta, na sua biblioteca. Basta que você instale ele novamente para recuperar não só o jogo, mas também todo o progresso que você fez nele.

Além disso, é importante ter em mente que até mesmo jogos que você comprou em mídia física ocupam um pouco do armazenamento do PlayStation 5. Portanto, se você não pretende jogá-los mais, desinstale até mesmo esses games.

Desative as atualizações automáticas

Se você não quiser desinstalar seus jogos como sugerimos acima, ao menos desative as atualizações automáticas deles. Assim, jogos que estão há muito tempo parados no seu console não vão ficar aumentando de tamanho e ocupando em vão espaço do seu SSD.

Mantenha atualizado apenas os jogos que você joga com frequência, especialmente aqueles que exigem recursos de rede. Os demais, deixe para atualizá-los apenas quando você resolver jogá-los novamente.

Mantenha seus jogos de PS4 em um HD externo

Como o PlayStation 5 tem retrocompatibilidade com 99% dos jogos do PlayStation 4, é natural que os jogadores guardem seus jogos de PS4 para jogar no novo console. Entretanto, é comum que os jogadores mantenham os jogos instalados no próprio armazenamento do PS5.

Para evitar que todo o SSD seja ocupado por jogos da geração passada, pode ser uma boa ideia mantê-los instalados num armazenamento externo. Isso possivelmente vai fazer com que o jogo tenha carregamentos mais longos, mas ao menos não vai lotar o seu novo console.

Diminua a qualidade das suas capturas de tela

Outra dica bastante útil é a de diminuir a qualidade das capturas de tela do PlayStation 5. Ou ao menos limpar de tempos em tempos a galeria de mídia do seu console, passando as capturas de tela para outros dispositivos ou colocando-as na nuvem.

Além disso, considere também desativar a opção de gravar clipes de vídeo para cada conquista que você fizer. Essa função é bastante interessante e vem já ativada no seu console, mas pode vir a ocupar muito espaço do seu PS5. Isso porque os clipes de vídeo são gravados com qualidade máxima e com tempo de duração de 15 segundos.

Caso você queira gravar alguma conquista que fez, você pode usar o botão “Create” do seu novo DualSense. Ele permite que você grave clipes dos últimos 15 a 30 segundos.

Confira se você não está baixando duas versões do mesmo game

Como ainda estamos na janela de transição entre uma geração e outra, é comum que muitos jogos sejam lançados tanto para o PlayStation 4 quanto para o PlayStation 5. E, em algumas das promoções da PlayStation Store, as empresas estão vendendo jogos com versões para ambos os consoles.

O problema é que muitos jogadores têm baixado ambas as versões do jogo comprado em seu novo PlayStation 5. O que definitivamente não é necessário e faz com que muito do armazenamento do SSD seja desperdiçado.

Portanto, certifique-se de que você não está baixando desnecessariamente duas versões de um mesmo game. O mesmo vale para games que possuem versões Gold ou Deluxe: é necessário manter apenas uma versão instalada.

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário