PlayStation 5 – Veja os erros mais comuns do PS5, novo console da Sony

O PlayStation 5 mal foi lançado e já possui uma vasta lista de erros mais comuns. O console chegou no mercado americano na última quinta-feira (12) e chega no Brasil amanhã, dia 19 de novembro.

Entretanto, se você está pensando em comprar o seu PlayStation 5 já no lançamento, é importante saber que erros podem acometer seu novo console. Retiramos os erros da lista abaixo de uma Megathread na comunidade do PS5 no Reddit.

Erro no GTA5

A lista obviamente não é definitiva. Ou seja, mais erros podem surgir, assim como alguns deles podem ser eventualmente corrigidos pela Sony. Problemas como estes são comuns em lançamentos de console. Entretanto, fique tranquilo: não significa que algum deles vá acontecer com você.

Para navegar entre os erros e achar o que você está procurando, recomendamos que você aperte as teclas ctrl+F em seu teclado e digite o código do erro. Além disso, caso você não consiga solucioná-lo, use a seção de comentários que o ajudaremos.

Erros mais comuns do PlayStation 5

Primeiramente, listaremos abaixo alguns dos erros mais comuns do PlayStation 5. Caso você tenha alguma dificuldade a mais na hora de solucionar o problema e as soluções abaixo não tenham ajudado você a solucionar o problema, fique à vontade para usar a seção de comentários abaixo do texto.

Além disso, é importante observar que problemas envolvendo conexão geralmente são ou problemas do próprio servidor do PlayStation e, portanto, são solucionados automaticamente com o tempo, ou são problemas envolvendo sua conexão à Internet.

Erro CE-105799-1 – Não foi possível conectar-se ao servidor.

Este é um erro clássico do PlayStation. Acontece quando o videogame não consegue estabelecer conexão com o servidor da PS Network. Neste caso, há algumas coisas que o proprietário pode fazer.

Por exemplo, recomenda-se sempre checar o status da PSN em seu site oficial. Caso ela esteja OK, o jogador pode tentar reiniciar o seu console para ver se o problema é solucionado. Caso não adiante, verifique o sinal da sua internet e, se possível, reinicie o seu modem. Se não funcionar, talvez seja necessária assistência técnica.

Em suma, simplesmente verifique se os servidores do PlayStation e do jogo que você está jogando estão on-line. É possível que eles tenham caído por alguma razão, ou que o servidor esteja sofrendo por conta do tráfego muito alto de jogadores.

Em alguns casos mais raros, talvez você precise abrir algumas portas de seu modem. Neste caso, a solução é um pouco mais complicada.

Esse erro também pode ocorrer com os códigos CE-108862-5, CE-113212-0NP-102944-0NW-102261-2, NW-102650-4WS-116420-4,  WS-115195-2, WS-116439-4, WV-109144-9, WV-109145-0, WV-109146-1, WV-109166-3.

Erro CE-107520-5 – Por favor, instale a última versão do software do sistema.

Você pode facilmente solucionar este erro conectando seu PlayStation 5 na Internet e atualizando a versão do sistema para a última lançada. Caso algum erro ocorra durante a atualização, reinicie seu console e tente novamente.

Caso haja algum problema mais sério que esteja impossibilitando seu console de atualizar para a versão mais recente, pode ser necessário solicitar assistência técnica. Você também pode tentar instalar a atualização a partir de um HD Externo.

Esse erro também pode ocorrer com o código CE-108889-4 NP-102945-1.

Erro CE-108360-8 – Por favor, verifique o status de conexão da sua câmera ou da Câmera do PlayStation

Caso você esteja usando uma câmera oficial do PlayStation, você vai precisar de um conector adequado para ligá-la no seu videogame. Verifique se a câmera está corretamente conectada no console.

Além disso, certifique-se, também, de que você está em um ambiente iluminado, de que você posicionou bem a câmera e de que você a configurou corretamente.

Esse erro também pode ocorrer com o código CE-111161-1.

Erro CE-117722-0 – Ocorreu um erro com a conexão de streaming do PlayStation Now

Primeiramente, faça o teste de conexão do PlayStation Now e verifique se sua conexão suporta o streaming do PlayStation Now. Caso seja, reinicie seu console e conecte-o novamente à rede.

Caso o problema não seja solucionado, verifique se não há nada impedindo ou dificultando a conexão do PS5 à internet. Convém, inclusive, desligar seu modem e aguardar cinco minutos antes de ligá-lo novamente.

WS-116522-7 – A última versão do software de sistema não foi reconhecida e a atualização falhou.

Quando este tipo de erro acontecer enquanto você tenta atualizar o software do sistema do seu PS5, você pode tentar algumas soluções. Tudo vai depender de como você está tentando instalar a atualização.

Caso o problema esteja acontecendo enquanto você está atualizando o seu PS5 pela internet, convém verificar se a conexão com a rede está OK. Além disso, convém reiniciar tanto o console quanto o modem por alguns minutos.

Caso você esteja realizando a instalação via um dispositivo USB, certifique-se de que o arquivo de atualização baixado corresponde realmente ao último disponibilizado pela Sony.

Por fim, caso você esteja atualizando o software a partir do disco de algum game, verifique se a mídia não está danificada. Procure por marcas de dedo, sujeiras ou arranhados.

Erros mais comuns do PlayStation 5 envolvendo a PlayStation Network

Confira agora alguns erros envolvendo a PlayStation Network. Entretanto, convém observar que problemas de conexão geralmente ocorrem ou por problemas do próprio servidor do PlayStation e, portanto, passam automaticamente com o tempo, ou ocorrem por problemas envolvendo sua conexão à Internet.

Portanto, caso as soluções mencionadas em cada um dos erros não surta efeito, verifique se o problema não é no servidor da PSN ou na sua própria conexão. Além disso, fique à vontade para usar a seção de comentários aqui do site. Talvez possamos ajudá-lo!

Erro NP-102942-8 – Este recurso não está disponível por questões de restrição de idade. Você não pode usar este recurso porque sua idade não é compatível com a idade exigida.

Este problema é autoexplicativo: você não tem idade o suficiente para acessar o recurso em questão. Caso você já seja maior de idade, verifique se a sua data de nascimento não está errada nas configurações do seu perfil.

Erro NP-102946-2 – Por favor, instale o último arquivo de atualização.

Quando este erro ocorre, você precisa instalar o último arquivo de atualização para a aplicação em questão. Para isso, verifique se o seu PlayStation 5 tem uma conexão ativa com a internet. Caso algum erro ocorra durante a instalação da atualização, reinicie o console e tente novamente.

Caso a instalação já esteja em progresso, deixe-a terminar. Em hipótese alguma a interrompa na metade, pois isso pode danificar o sistema do seu PlayStation 5.

Erro NP-102947-3 – A conexão com a internet pode estar instável, e o último arquivo de atualização para a aplicação não pôde ser encontrado.

Neste caso, o problema muito provavelmente está em sua internet. Verifique, portanto, sua conexão. Além disso, procure reiniciar seu modem por alguns instantes a fim de ver se isso soluciona o problema.

Erro NP-102955-2 – A informação da conta está incorreta.

Muito provavelmente você está digitando alguma informação da sua conta cadastrada incorretamente. Verifique as informações, portanto, e tente novamente.

Erro NP-103105-0 – Este serviço está atualmente sob manutenção.

Verifique se o serviço em questão não está sob manutenção. Caso ocorra apenas com algum game em particular, verifique no site da empresa responsável por ele. Se for um problema generalizado, entretanto, verifique, nesse caso, o status da PS Network.

Caso o problema não passe com o tempo, desligue o seu modem e aguarde cerca de 5 minutos. Em seguida, ligue-o novamente e veja se o erro desapareceu.

Além disso, esse erro pode aparecer com os seguintes códigos: NP-103107-2, NP-103109-4, NP-103111-7 e NP-103117-3.

Erro NW-102307-3 – Ocorreu um erro de comunicação.

Esse tipo de erro acontece quando não foi possível estabelecer comunicação com a PlayStation Network. Nesse caso, as já mencionadas medidas de se verificar o status da PSN e da sua própria internet são, portanto, as recomendadas.

Em alguns casos mais raros, pode ser necessário abrir algumas portas em seu roteador. Neste caso, a solução é um pouco mais complicada.

Além disso, esse erro pode aparecer com os seguintes códigos: NW-102307-3, NW-102308-4, NW-102315-2.

Erro NW-102417-5 – O tempo limite de conexão ao servidor esgotou.

Este é outro tipo de erro envolvendo a comunicação e conexão com os servidores da PSN. As soluções mencionadas no item acima talvez possam ajudá-lo a consertar o problema.

Além disso, este erro também pode aparecer com o seguinte código: WV-109153-9.

Por fim, caso você tenha experienciado algum erro diferente ou as soluções mencionadas acima não funcionaram, use a seção de comentários aqui em baixo que o ajudaremos a solucionar o problema.

Alexandre Garcia
Redator da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês e pós-graduando em Teoria da Literatura pela PUC-PR, tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário