PlayStation 5 – Saiba como transferir os dados do seu PS4 para o novo console

Aguardando ansiosamente o dia do lançamento? Então já vai se preparando para configurar o seu novo PS5 da melhor forma possível. Isso inclui transferir todos os seus dados de conta, de jogos e de progressão, se você tiver um PS4, para o novo dispositivo.

E a Sony deixou tudo mais fácil para os aficionados dos PS, que agora contam com versatilidade e comunicação entre os velhos consoles da última geração e esse monstro que está para chegar agora no dia 19 de novembro.

Se você quer saber antecipadamente como realizar algumas das principais configurações do console, como é o caso da transferência de dados, fique ligado no tutorial a seguir.

Como transferir os dados do PS4 para o PS5

Com a chegada de uma nova geração de consoles, todo mundo se preocupa com a compatibilidade desse novo investimento e dos investimentos anteriores, assim como se os jogos, os dados e todas as funções também estarão disponíveis nos novos dispositivos.

Isso lógico é uma preocupação pela quantidade de tempo investido que um usuário de console perde ao comprar uma geração e jogar por anos a fio. E isso é um ponto muito positivo para os fãs de carteirinha, que continuamente compram os novos modelos assim que saem.

Bom, não mais tema! Pois a Sony tomou as devidas providências e deu ouvidos aos seus compradores colocando e garantindo a funcionalidade de retrocompatibilidade de jogos, e a possibilidade de transferir TODOS os seus dados para o novo dispositivo.

E não existe somente uma maneira de transferir os dados e as informações. Confira a seguir um passo-a-passo de como utilizar todas as tecnologias disponíveis no PS5 para transferir dados do seu antigo PS4. Começando com a transferência de dados direta:

  • Primeiramente prepare o PS4 para começar a transferência atualizando o sistema operacional para a última versão;
  • Depois disso tenha certeza de que ambos PS4 e PS5 estão logados com a mesma conta da PlayStation Network;
  • Conecte, idealmente por cabo de Ethernet, os dois consoles na mesma rede de internet;
  • Caso esteja utilizando internet sem fio, Wi-fi, é possível utilizar um cabo de ethernet para conectar os dois consoles juntos. Isso fará com que o tempo de espera para transmissão de dados seja bem menor;
  • Em seguida, com ambos consoles ligados de forma apropriada, comece a seguir os passos dados pela tela de gerenciamento de dados no seu PS5. Ali estarão todas as informações sobre como proceder com a transferência. Além disso, não é preciso parar de jogar para realizar essa tarefa. As transferências de dados do PS4 ficarão rolando no fundo e, sendo assim, é possível continuar a curtir o novo console sem problemas.

Já para o caso de jogos em mídia física, onde é necessário utilizar o CD ou DVD para instalar e jogar, é possível utilizar o mesmo disco para ambos consoles. Isso é parte da função de retrocompatibilidade com jogos do PS4.

Aqui vale lembrar que os PlayStation 5 possuem duas variações que também mudam o valor de compra do console e que farão diferença caso você possua jogos em DVD que queira reaproveitar. Isso é, você precisa comprar a versão do PS5 com leitor de mídias e, caso compre a versão apenas digital, não será possível utilizar os discos.

Juntamente com a opção de mídia física, a Sony também garante que o console pode acessar jogos e informações de dispositivos de armazenamento externos como é o caso de um HD externo ou até Pen-drive. Essa é também uma das recomendações da própria empresa para conservar espaço interno precioso nos dois modelos.

Para passar dados e jogos do PS4 para o PS5 utilizando armazenamento externo basta passar tudo que precisa para o HD externo e conectá-lo no PS5 usando um cabo USB. Os dados poderão ser passados sem problemas.

E finalmente, se você possui títulos comprados dentro da PlayStation Store, ou seja, jogos em mídia digital, basta logar com a sua conta no PS5 e acessar a biblioteca de jogos listados e baixar o que deseja curtir.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário