PlayStation Now | Já está disponível no Brasil?

A Sony oferece vários serviços exclusivos para os jogadores que possuem um de seus consoles, como a PlayStation Plus e a PlayStation Now. Porém, com nomes tão parecidos é fácil confundir os serviços e as vantagens que cada um traz. 

Por isso, já publicamos aqui no Tech News Brasil como funciona o PlayStation Plus, seus valores e como fazer a assinatura. Agora, é a vez de explicarmos como funciona o PlayStation Now, suas vantagens e concorrentes. Confira isso e muito mais, a seguir.

PlayStation Now

O que é o PlayStation Now?

Da mesma forma que o PS Plus, este é um serviço de assinatura da Sony que dá acesso a jogos. Porém, o PS Now permite jogar tanto nos consoles quanto no PC, por meio de streaming, centenas de jogos de PS4, PS3 e PS2. Além disso, diversos jogos de PS4 podem também ser baixados em seu console e jogados localmente. 

Uma das vantagens é que o mesmo jogo, assim como seu progresso, podem ser acessados em diferentes dispositivos, basta fazer login em sua conta. Além disso, por meio do PS Now é possível aproveitar modos multiplayer online dos jogos, e jogar com amigos que também possuam uma assinatura.

Como funciona?

O PlayStation Now oferece dois modos para acessar os jogos: download comum e streaming. Dessa forma, para os jogos de PS4 disponíveis, o jogador pode realizar suas ações normalmente, como faria para qualquer título comprado, e este será processado em seu console.

Porém, para o modo de streaming, o processo é diferente. A partir dele, o jogador pode controlar o jogo a partir de seu PS4, PS5 ou computador, e o serviço rodará o jogo remotamente, transmitindo apenas imagem e som para o dispositivo local. 

Segundo o site oficial da Sony, a empresa recomenda uma conexão banda larga de no mínimo 5Mbps. Para fazer o stream em resolução de 1080p, a empresa recomenda uma conexão mínima de 15Mbps.

Além disso, para jogadores que desejem jogar em seu PC, os requisitos mínimos para um bom desempenho são: controle DUALSHOCK 4, conectado por meio de uma entrada USB, processador Core i3 de 2.0 GHz, 300 MB de armazenamento disponível e 2 GB de memória RAM.

O PlayStation Now está disponível no Brasil?

Infelizmente, este serviço ainda não está presente no Brasil. Muitos jogadores esperam ansiosamente a vinda do PS Now ao país, porém não há notícias de que a Sony tenha planos de trazer o serviço para os brasileiros. 

No exterior, o PS Now está disponível em apenas 19 países, custando um valor de $9,99 mensais ou $59,99 no plano anual. 

Concorrentes do PS Now

Atualmente, no Brasil, ainda há poucas opções de streaming de jogos disponíveis. Uma delas é o GeForce Now, serviço de streaming da Nvidia. A diferença deste é que não há um catálogo oferecido pelo serviço, e os jogos devem estar em sua biblioteca própria. Então, o serviço permite rodar estes remotamente, em um dos dispositivos oferecidos pelo serviço.

Outra opção, que ainda está em fase de beta, é o Xbox Cloud Gaming, da Microsoft. Para acessá-lo, os jogadores precisam de uma assinatura do Game Pass Ultimate, a partir do qual os jogadores podem acessar o catálogo de streaming em computadores Windows, smartphones e tablets. 

Fonte: PlayStation

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário