PlayStation Store no PS3 e PS Vita continuará em operação

A PlayStation Store no PS3 e PS Vita vai continuar em operação. Com isso, a plataforma ainda vai disponibilizar jogos e conteúdos aos usuários dos dois consoles.

Apesar de anunciar a decisão de descontinuar a PlayStation Store no PS3 e PS Vita, a Sony voltou atrás. A ideia da empresa era encerrar o serviço já no dia 2 de julho. Contudo, após iniciativa dos jogadores, a empresa optou por continuar com as operações. Saiba mais!

PlayStation Store no PS3 e PS Vita
PSno PS3 e PS Vita continuará em operação (Imagem: Divulgação / Sony)

PlayStation Store no PS3 e PS Vita continuará em operação

Logo depois de muita reclamação, a Sony optou por cancelar os planos de encerrar a PlayStation Store no PS3 e PS Vita.

Anunciada via PlayStation Blog, a decisão foi informada pelo próprio presidente da Sony, Jim Ryan. A ideia inicial era desativar a loja de jogos e conteúdos no PlayStation 3 no dia 2 de julho, e do PlayStation Vita no dia 27 de agosto.

Assim, no anúncio, a empresa afirma que vai manter as operações em ambos os consoles em partes. Isto é, títulos do PSP seguem sem uma previsão de serem removidos.

Após uma reflexão, ficou claro que tomamos uma decisão errada. Por isso quero dizer que manteremos a PlayStation Store operando normalmente para dispositivos PS3 e PS Vita”, escreveu Jim Ryan ao PlayStation Blog.

Ou seja, caso não haja uma nova mudança no posicionamento da empresa, a PS Store no PS3 e PS Vita vai continuar em operação.

PlayStation Store
Mudanças mantém PS Store da web fora do PS3 e Vita (Imagem: Divulgação / Sony)

Mudanças mantém PS Store da web fora do PS3 e Vita

Apesar de ainda manter a PlayStation Store no PS3 e PS Vita, a mudança da Sony mantém a PS Store da web fora de ambos os consoles.

Sendo assim, o acesso via web por meio dos consoles mais antigos, o que inclui também o PSP, não será mais possível. Atualmente, a versão da web da PS funciona apenas para usuários do PS4 e PS5.

Vale destacar que a mudança segue uma tendência natural do mercado. Isto é, com uma procura menor por consoles mais antigos, é comum que alguns softwares sejam descontinuados, ‘forçando’ uma procura por consoles atuais.

Comunicado oficial

Confira o comunicado oficial de Jim Ryan, Presidente e CEO da Sony>

Recentemente, notificamos os jogadores que a PlayStation Store para dispositivos PS3 e PS Vita estava planejada para terminar neste verão.

Após uma reflexão mais aprofundada, no entanto, fica claro que tomamos a decisão errada aqui. Portanto, hoje estou feliz em dizer que manteremos a PlayStation Store operacional para dispositivos PS3 e PS Vita. A funcionalidade de comércio do PSP será desativada em 2 de julho de 2021, conforme planejado.

Quando inicialmente tomamos a decisão de encerrar a compra de suporte para PS3 e PS Vita, isso nasceu de uma série de fatores, incluindo desafios de suporte comercial para dispositivos mais antigos e a capacidade de concentrarmos mais de nossos recursos em dispositivos mais novos onde um a maioria de nossos jogadores continua jogando. Vemos agora que muitos de vocês estão incrivelmente apaixonados por poder continuar comprando jogos clássicos no PS3 e PS Vita em um futuro próximo, então estou feliz por termos encontrado uma solução para continuar as operações”.

Posicionamento da empresa vem após pressão dos usuários

A mudança no posicionamento da Sony sobre descontinuar a PS no PS3 e PS Vita vem depois de uma pressão dos jogadores.

Com o anúncio de que a loja seria retirada dos consoles, muitos usuários correram para baixar e comprar títulos que ainda não tinham. Contudo, muitos ainda relataram que, mesmo após a compra, não era possível fazer o download de títulos recém adquiridos.

A mudança irritou muitos jogadores, que pressionaram a Sony para manter a loja nos consoles mais antigos. E a pressão deu certo.

A empresa ouviu os jogadores que ainda possuem um PS3 ou PS Vita, o que mostra que, ao menos por agora, a Sony continua ouvindo um feedback dos usuários.

 

Aproveite também para seguir o Tech News Brasil no Twitter. Lá você fica por dentro de todas as notícias e novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento em primeira mão!

Fonte: PlayStation Blog

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário