Por que as pessoas estão amando e odiando ‘Não Olhe Para Cima’ na Netflix?

O filme ‘Não Olhe Para Cima’, novo título de ficção científica e comédia dramática da Netflix, estreou na plataforma de streaming no dia 24 de dezembro de 2021. Desde então, o filme tem gerado muitas discussões na internet e segue dividindo opiniões entre os assinantes da Netflix.

Nesta matéria do Tech News Brasil, você descobre por que as pessoas estão amando e odiando Não Olhe Para Cima. Confira!

Por que o filme Não Olhe Para Cima divide opiniões?

De maneira resumida, Não Olhe Para Cima é uma sátira sobre os tempos atuais. O filme tem recebido elogios de boa parte do público que acompanhou a trama que ironizando o cenário político que se revelou com a pandemia do Covid-19 e a obsessão das pessoas pelas redes sociais nesse contexto. Lançado há quase uma semana pela Netflix, ao mesmo tempo em que o filme é bastante elogiado, há quem o esteja criticando negativamente.

A história de Não Olhe Para Cima, dirigido por Adam McKay, começa quando dois cientistas descobrem que um cometa irá colidir com o planeta Terra em aproximadamente 6 meses. No entanto, alertar a humanidade sobre esse evento que tem tudo para ser catastrófico é a tarefa mais difícil que os astrônomos poderiam enfrentar em sua carreira, já que conscientizar a população sobre o que irá acontecer, mesmo falando da forma mais clara possível.

De um lado, a presidente dos EUA faz de tudo para transformar o fim do mundo em uma grande campanha política e, de outro, a população parece fazer pouco caso do evento catastrófico. Inclusive, todos parecem se unir com um mesmo objetivo — o  de humilhar, de diversas formas possíveis, os cientistas responsáveis pela descoberta.

A forma como o fim do mundo é encarada pelas pessoas no filme faz os espectadores refletirem sobre a situação mundial real, uma vez que a pandemia do Covid-19 tirou a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Mesmo assim, há quem faça pouco caso das informações divulgadas pela mídia e das orientações fornecidas por autoridades da área da saúde.

No Brasil, a narrativa do filme é bastante comparada ao governo atual, tendo em vista as diversas polêmicas envolvendo o nome do atual presidente da república, que apresenta comportamentos e discursos negligentes quanto ao bem-estar da população, além de ser uma das principais figuras a questionarem os cuidados necessários para contenção da disseminação do vírus, mostrando-se um “negacionista científico”, como muitos entendem.

Enquanto, assim como a crítica, parte do público entende a sacada de McKay como genial, o filme da Netflix é alvo de algumas críticas por outra parte do público.

Isso se deve ao fato de que o filme de McKay procura explorar diversos temas ao mesmo tempo, como política, religião, negacionismo científico, manipulação midiática, corrupção, ganância e outros mais. Do ponto de vista daqueles que criticam negativamente o filme, essa mistura de temas tende a tornar a história superficial, pois, segundo eles, em muitos momentos o filme parece perder o foco — da crítica ao negacionismo à crítica dos obcecados por religião e assim sucessivamente — e, nessa perspectiva, o roteiro acaba se tornando vago e sem sentido.

Por outro lado, a história de Não Olhe Para Cima é alvo de elogios, percebida como grandiosa, justamente por ironizar e criticar várias questões da vida real paralelamente, o que a torna mais rica e pertinente nos dias de hoje, em especial porque enaltece a ciência.

Outra questão discutida, e que também entra na lista de fatores que dividem opiniões entre os assinantes da Netflix, é a forma como os cientistas são apresentados, visto que se alega que o filme traz estereótipos da cultura científica, tendendo a prejudicar a comunidade a científica. No entanto, esse argumento é rebatido, justificando-se que se trata de uma sátira.

Não Olhe Para Cima é um grande filme, que conta com uma mensagem bastante necessária. Vale a pena assisti-lo na Netflix e tirar as próprias conclusões sobre a história que ele apresenta.

Gostou de saber por que o filme Não Olhe Para Cima está dividindo opiniões entre os assinantes da Netflix? Pois confira também:
Lista | 6 séries curtas da Netflix que valem a pena maratonar neste fim de ano!

Elouise LopesGraduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e em Marketing Digital. Amante de filmes de ação com protagonista feminina e fã de café à meia-noite.
Fechar