Por que ‘O Culpado’ está sendo considerado um dos piores filmes da Netflix?

O filme ‘O Culpado’ chegou ao catálogo da Netflix, fazendo sua estreia no Brasil, no primeiro dia do mês de outubro. Não demorou para que o título ocupasse uma das primeiras posições entre os 10 mais assistidos do serviço de streaming, perdendo para Round 6 e outros títulos em alta. Apesar da popularidade, as opiniões sobre o filme não são tão boas.

Nesta matéria do Tech News Brasil, você descobre por que O Culpado está sendo odiado pelos assinantes da Netflix e considerado um dos piores filmes do serviço. Confira! Apenas tome cuidado com os spoilers, caso não tenha assistido ao filme ainda.

O que acontece emO Culpado?

Em O Culpado vemos o policial detetive Joe Bayler ser rebaixado ao cargo de atendente de chamadas de emergência. De modo geral, as chamadas atendidas por Joe não são emergências reais, o que torna o trabalho ainda mais entediante. Até porque, é notório que Joe está acostumado a dar ordens, mas não gosta de receber ordens, o que o deixa ainda mais frustrado. Conforme a narrativa se passa, isso vai ficando cada vez mais evidente.

O cenário muda quando ele recebe o telefonema de uma mulher, chamada Emily, que mascara a ligação, agindo como se estivesse falando com a filha. Ao que tudo indica, o marido dela a está levando para algum lugar contra a sua vontade. Joe logo entende a situação e tenta conseguir as informações de que precisa para ajudá-la a escapar das garras dele.

Depois de muita tensão, envolvendo uma equipe policial e um amigo de Joe, que é sua única testemunha de defesa para o julgamento que acontecerá no dia seguinte, o policial rebaixado descobre que o filho mais novo de Emily está morto. Mais do que nunca, ele está obstinado a ajudá-la a fugir do marido que é um ex-condenado e tem tudo para ser o vilão da história.

Porém, para o choque de Joe, Emily foi quem matou o próprio filho, porque não tinha condições financeiras para manter o tratamento psiquiátrico.

Sem suportar a dor de ter matado o próprio filho, Emily resolve se jogar da ponte, quando Joe faz o que pode para que ela mude de ideia, inclusive conta que ele também é culpado de alguma coisa: Joe matou um garoto de 19 anos, quando apenas queria dar uma lição nele, e por isso teve de descer de cargo.

Por que ‘O Culpado’ está sendo considerado um dos piores filmes da Netflix

Por que O Culpado está sendo considerado um dos piores filmes
Imagem: Reproução/Netflix

O Culpado é o novo título de suspense da Netflix que tem decepcionado os assinantes da plataforma de streaming. A produção é um remake do filme homônimo premiado do diretor dinamarquês Gustav Möller. Também dos gêneros drama e suspense, a obra original foi lançada ainda em 2018, protagonizada pelo ator de origem sueca Jakob Cedergren.

Diante do enredo de O Culpado, a Netflix tinha um bom filme para entregar aos assinantes do serviço. Porém, não foi isso que aconteceu. Vários comentários — não necessariamente todos — do público a respeito do thriller de suspense psicológico são negativos. Embora uma parte dos espectadores tenha gostado da trama, a maioria demonstra ter detestado a produção, considerando-a uma das priores da Netflix.

A princípio, o que foi divulgado sobre O Culpado é que as gravações teriam ocorrido em apenas 11 dias. Ao assistirmos à produção, entendemos o motivo. Algo que chama bastante atenção do público é o fato de que o longa conta com apenas um cenário, no máximo dois, para uma narrativa de 91 minutos.

A certa altura, não é de se estranhar que e a trama se torne maçante, em especial para aqueles espectadores que gostam de ver diferentes locações em uma só produção. Basicamente, o que se pode dizer que sustenta o suspense é a atuação dos atores e atrizes envolvidos, mas principalmente de Jake Gyllenhaal, que protagoniza a trama.

A tensão e aflição na produção são bastante claras. Não dá para que dizer que Gyllenhaal não tem uma performance surpreendente. Entretanto, isso não é suficiente para agradar ao público. A construção do personagem principal se apresenta de maneira incompleta (o espectador sente a todo instante que falta saber algo a mais sobre ele, em especial quando se chega ao desfecho da história, quando essa construção se faz indispensável).

Esse é um grande erro da roteirização do remake americano, pois, mesmo que Gyllenhaal tenha uma atuação excelente, falta emoção e surpresa ao final da trama e  a história inteira acaba parecendo fraca. Definitivamente, se o roteiro é ruim, uma boa atuação não é suficiente.

Gostou de saber por que O Culpado está sendo considerado um dos piores filmes da Netflix? Pois confira também:
Pânico | 5° filme da franquia ganha novas imagens oficiais

Elouise LopesGraduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e em Marketing Digital. Amante de filmes de ação com protagonista feminina e fã de café à meia-noite.
Fechar