Microsoft planeja lançar Coach de apresentações no app do Powerpoint

Quem nunca se sentiu frustrado em apresentar algum material e não conseguir expressar bem as ideias, o conteúdo, ou falar de maneira tranquila e bem suave? Bom, a Microsoft tem trabalhado para ajudar você com isso.

O Microsoft Presenter Coach possui um sistema avançado de reconhecimento de voz que permite analisar as apresentações e dar dicas de como melhorar a sua fala e o conteúdo. Tudo que você precisa fazer é ligar a função e apresentar uma vez; depois disso, só melhora.

Tela de análise de apresentação do Powerpoint Presenter Coach
Imagem: Divulgação/Microsoft

Isso porque o feedback do Presenter Coach ajuda você a melhorar várias áreas de uma apresentação, até mesmo a postura na câmera, se você está muito perto, ou se a imagem está mal iluminada, com baixa qualidade e etc.

Se isso te despertou o interesse e você deseja conhecer mais detalhes do Microsoft Presenter Coach, além de várias das dicas que ele pode dar para a sua apresentação ficar ainda melhor, confira o artigo a seguir.

O que é o Microsoft Presenter Coach

Da palavra Coach, ou Treinador, em português, o Presenter faz exatamente o que um Treinador deveria fazer: Ele observa com cuidado como você apresenta, sua postura, seu modo de falar, a altura da voz e uma variedade de pontos relevantes à qualidade da apresentação e ao entendimento dos ouvintes.

Tudo que é preciso fazer é produzir toda a sua apresentação no Powerpoint, desenvolver a apresentação falada e praticar ela na frente do seu Presenter Coach.

Com cuidado, e seguindo diversos parâmetros bem profissionais de apresentação, ele entende sua fala e até a sua postura, analisa todas as informações enquanto você apresenta, e, em seguida, devolve um feedback bem completo.

Nele, é possível conferir uma porção de informações como o total de tempo gasto para falar até o final, a quantidade de “palavras de preenchimento” que você utilizou, como repetir o “ééé” por muito tempo, por exemplo.

Além disso, a ferramenta ainda traz informações como o ritmo da sua fala, com um medidor que indica o ideal em cada situação. Isso tudo com várias dicas para melhorar cada um desses detalhes.

Como usar o Presenter Coach

A ferramenta, na realidade, já está disponível para usuários há alguns anos na versão web do aplicativo, no navegador. A novidade agora é que ela chegará para todos os outros dispositivos nos quais o aplicativo do Powerpoint é utilizado.

Isso quer dizer que Mac, iOS, Android e o aplicativo de desktop do Windows agora contarão com a versão mais moderna do treinador de apresentações da Microsoft. E para usar a ferramenta é muito simples, confira o passo-a-passo:

  • Abra ou crie a sua apresentação no Powerpoint e garanta que o arquivo está disponível e compartilhado pelo sistema de nuvem da Microsoft, o OneDrive;
  • Com a apresentação aberta, procure a aba de “Apresentação de Slides” e selecione o botão, na barra de ferramentas logo abaixo das abas, de “Rehearse with Coach”.
  • Em seguida, o programa pedirá autorização para acessar o seu microfone e/ou webcam. Permita, e, caso nada aconteça em seguida, repita o passo anterior;
  • Se tudo der certo uma pequena telinha de Boas vindas aparecerá no canto inferior direito do programa. Selecione o botão de “Start Reheasing”;

Agora basta realizar a apresentação. Uma pequena telinha indicando que o Coach está ouvindo o que você fala ficará aparecendo no canto, mostrando também algumas dicas de como melhorar sua performance ao vivo.

Tela de informações da análise da apresentação pelo Coach

Você pode realizar a apresentação toda até o final, ou ir parando ao longo do caminho para praticar com as dicas dadas pelo Treinador. Para pausar a gravação basta clicar no ícone de microfone com os risquinhos de pausa e clicar novamente no mesmo botão para voltar a gravar.

Para parar a apresentação e conferir os resultados da análise, pressione a tecla Esc. Você sairá da apresentação para a tela de confecção dos slides e o Presenter Coach lhe trará as informações sobre o seu desempenho na última performance.

Disponibilidade da ferramenta

Infelizmente, o Microsoft Presenter Coach está disponível apenas no idioma inglês. Apesar disso, a ferramenta funciona muito bem e promete ajudar de verdade com algumas dificuldades como ler o slide ao invés de comentá-lo.

Logo logo a Microsoft, que já está trabalhando em mais versões de línguas para o aplicativo, trará mais acessibilidade para as apresentações em brasileiro.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha  acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Fontes: The Verge / Tech Republic 

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário