Carlsen e Nepomniachtchi empatam na primeira partida do Mundial de Xadrez de 2021

Reveja aqui todos os lances da primeira partida entre Magnus Carlsen e Ian Nepomniachtchi no Mundial de Xadrez Clássico de 2021!

Magnus Carlsen e Ian Nepomniachtchi apertando as mãos na cerimônia de abertura do Mundial de Xadrez de 2021 (Imagem: Divulgação/FIDE)
Magnus Carlsen e Ian Nepomniachtchi apertando as mãos na cerimônia de abertura do Mundial de Xadrez de 2021 (Imagem: Divulgação/FIDE)

Nesta sexta-feira (26) aconteceu a primeira partida do Campeonato Mundial de Xadrez Clássico de 2021, organizado pela FIDE, com o norueguês Magnus Carlsen e o russo Ian Nepomniachtchi se enfrentando em uma partida clássica. Como era esperado pela grande maioria dos telespectadores, a partida terminou em um empate, acordado entre os dois jogadores no lance 45. Nenhum dos dois quis arriscar muito nesta primeira partida, pois começar em desvantagem certamente seria terrível.

A partida, que começou às 9:30 da manhã desta sexta-feira e contou com diversos problemas ao longo da transmissão, pois o tabuleiro digital aparentemente estava com problema na hora de captar os movimentos das peças, começou com o tradicional E4 jogado por Nepomniachtchi, que estava de brancas. Carlsen respondeu com E5, seguido por cavalo F3, cavalo C6 e Bispo B5. Fugindo um pouco do que era esperado, Magnus não respondeu com Cavalo F6, não entrando na Defesa Berlim. Em vez disso, respondeu com peão A6, entrando na linha da Ruy Lopez fechada.

A partida foi bem teórica, posicional e equilibrada, mas um dos destaques foi o sacrifício de um peão por parte de Magnus Carlsen no lance 9, entregando o peão de E5 em troca de vantagem de iniciativa. Outro destaque foi a movimentação do rei para a casa de F1 no lance 14, fugindo um pouco da teoria, mas mantendo uma pequena vantagem de acordo com o Stockfish.

Ambos os jogadores resolveram entrar em um final no lance 15, quando houve a troca das damas. Mesmo assim, uma pequena vantagem de 0.7 foi mantida por Nepomniachtchi de acordo com os computadores, que foi naturalmente perdida ao longo do tempo. Ao longo da partida, Magnus manteve o seu par de bispos e colocou certa pressão na ala do rei, mas o empate acabou sendo acordado no lance 45, em uma posição bastante equilibrada.

Caso você não tenha conseguido assistir à transmissão ao vivo ou queira rever a partida, você pode conferir todos os lances da primeira partida entre Magnus Carlsen e Ian Nepomniachtchi no Mundial de Xadrez Clássico de 2021 abaixo:

Para ficar por dentro de todas as novidades relacionadas ao Campeonato Mundial de Xadrez Clássico de 2021, fique ligado aqui no Tech News Brasil!

Gostou dessa notícia? Pois aproveite e confira também:
Fortnite | Tudo o que já sabemos sobre o Capítulo 3

Fonte: FIDE

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário