Principais recursos do Pinterest – Conheça quais são eles!

O Pinterest é uma rede social voltada especialmente para a descoberta e para o compartilhamento de imagens e ideias. No artigo de hoje, você entenderá melhor essa rede social funciona, além de ver uma lista com os principais recursos do Pinterest!

Sem mais enrolação, confira a seguir o que é o Pinterest, como ele funciona e quais são os seus principais recursos!

O que é o Pinterest e como ele funciona?

O Pinterest é uma rede social voltada para a descoberta e para o compartilhamento de imagens e ideias. As suas publicações são chamadas pins. Ao se cadastrar nesta rede social, o usuário seleciona alguns tópicos de seu interesse. Por exemplo, culinária, games, gatos, DIY (“Faça Você Mesmo”) etc.

O Pinterest, então, cria um feed personalizado para o usuário, com milhares e milhares de pins relacionados aos interesses selecionados. As postagens são atualizadas a cada instante, com os fãs da plataforma compartilhando e enviando novas imagens.

A partir das postagens, o usuário pode criar pastas públicas ou pastas privadas e salvar os pins que achar mais relevantes.

As pastas públicas, como o nome sugere, podem ser vistas por outros usuários da plataforma. Acessando as pastas, amigos, familiares ou até mesmo estranhos podem conhecer um pouco mais sobre os seus gostos pessoais.

Já as pastas privadas podem ser acessadas apenas pelo próprio usuário. Elas servem especialmente para salvar postagens para depois. Por exemplo, uma dica de exercício físico ou de marcenaria que você pretende aproveitar e colocar em prática no futuro.

O Pinterest como uma plataforma de negócios

Embora seja realmente voltado para indivíduos comuns, o Pinterest também conta com ferramentas e recursos pensados para empresas. Diversas marcas fazem uso do Pinterest como meio de reforçar seu branding. Assim, elas levam sua marca adiante e atraem novos consumidores.

As empresas podem aproveitar as pesquisas para justamente sugerirem seus produtos e levarem os usuários a seus sites. Isso porque as pesquisas são sempre sobre algo de que o usuário goste ou que esteja precisando.

Por exemplo, há todo um grande público consumidor de postagens relacionadas a dicas de decoração de interior. Empresas que vendem produtos relacionados a decoração podem criar e compartilhar pins com seus produtos.

As postagens no Pinterest são geralmente acompanhas de links, que levam o usuário para a origem da foto compartilhada. É justamente aí que as empresas podem aproveitar para divulgar o site oficial de seu produto.

Resumo dos principais recursos do Pinterest

Vejamos, agora, de forma sucinta, os principais recursos do Pinterest. Sendo uma rede social bastante simples, são poucos os recursos, mas bastante úteis.

Pins

Os pins são as imagens postadas, compartilhadas e salvas nas pastas, chamadas “pinboards”.  Quando você encontra uma imagem no Pinterest que seja de seu interesse, você pode “piná-la” em uma de suas pastas.

O termo “pin” faz referência aos antigos murais de recado, nos quais mensagens e bilhetes eram presos ao mural com um “pin”, ou seja, um alfinete ou uma taxinha.

Pinboards

Os pinboards (“quadros de avisos”, em tradução literal) são onde as postagens que você “pinou” ficam salvas. São as já mencionadas pastas privadas e públicas. A principal função dos pinboards é a de reunir e organizar as publicações que você mais gostou e resolveu salvar em seu perfil.

Feed

O Feed, semelhante a como funciona em outras redes sociais, é local em que todas as postagens aparecem. O Feed é personalizado para cada usuário, com base nos gostos pessoais dele.

Você pode navegar pelo seu feed a fim de ver as novas e mais pinadas postagens das categorias que você selecionou ao criar sua conta ou ao editar seu perfil.

Feed Seguindo

Um segundo tipo de Feed é o “Feed Seguindo”. O Feed Seguindo não reúne postagens de categorias que você selecionou, mas postagens de perfis que optou por seguir. Seja perfis de amigos, familiares, marcas famosas, celebridades etc.

Além disso, em 2018, o Feed Seguido foi redesenhado para Android e iOS, como você pode conferir nesta nossa postagem.

Postagens de Hoje

Um terceiro tipo de Feed é o “Hoje”. Nele, você pode visualizar as principais postagens do dia, ou seja, o que há de mais popular no Pinterest em determinada data. Você visualizará as postagens geralmente por categorias. Por exemplo,  “truques & misturinhas saudáveis”,  “representatividade em todas as áreas” etc.

Seleção de interesses

Além disso, outro recurso interessante do Pinterest é a seleção de interesses por categoria. Você selecionará algumas categorias de seu interesse ao criar a sua conta. Porém, você poderá editá-las quando quiser. Você poderá tanto selecionar novas quanto eliminar algumas selecionadas anteriormente.

Conta Business do Pinterest

Por fim, outro recurso interessante é o de criar uma conta de negócios no Pinterest. A criação de conta é gratuita e fácil de ser feita. Os empresários, principalmente do ramo da moda, usam o Pinterest como uma grande vitrine para seus produtos. Dessa forma, eles conseguem divulgar sua marca e seus produtos para milhões de potenciais consumidores.

Gostou do artigo? Pois deixe seu comentário aqui em baixo e compartilhe a postagem com seus amigos! Além disso, confira a nossa seção dedicado a notícias e artigos relacionados a Redes Sociais clicando aqui!

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário