Procon divulga lista com 419 sites que devem ser evitados na Black Friday

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP), preparou uma lista de sites que devem ser evitados durante a Black Friday, que ocorre no próximo dia 23 de novembro de 2018, pois de acordo com a instituição os mesmos tiveram reclamações de consumidores registrada no Procon-SP.

O Procon-SP tenta localizar os responsáveis por essas lojas através de órgãos como Junta Comercial, Receita Federal e Registro BR, que cuida do registro de domínios no Brasil. Caso eles não sejam encontrados ou não respondam, infelizmente não tem como resolver o problema do consumidor.

Está lista “Evite esses Sites” disponibilizada pelo Procon-SP, é divulgada desde 2012 e reúne os dados de lojas online que possuem registros de reclamações no órgão fiscalizador, que foram notificadas, mas não responderam ou não foram encontrados.

De acordo com o Estadão, dos 419 registros de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ou de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) fiscalizados, 252 empresas estão com o endereço eletrônico fora do ar e 167 têm sites ativos. Destacamos que entre os sites que continuam no ar, temos lojas especializadas em todo tipo de produto: eletrônicos, peças de celular, acessórios para gamers, lentes de contato, anabolizantes, corpetes, entre outros.

Destacamos ainda que o maior volume de reclamações da Black Friday de 2017 vem de lojas virtuais grandes e reconhecidas, como Cnova (Casas Bahia, Extra, Ponto Frio), B2W (Americanas, Submarino, Shoptime, Soubarato) e Magazine Luiza. Já o principal problema relatado é “maquiagem de desconto”, quando se aumenta o preço antes da data para, em seguida, aplicar um desconto que, na verdade, iguala o desembolso do consumidor com o valor anterior.

Acesse a lista completa com os dados das 419 lojas online, disponível na plataforma do Procon-SP, para não ser enganado durante a Black Friday.

Fonte: Estadão

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

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