Programa para gravar tela do PC: melhores opções gratuitas

O programa para gravar tela do PC é uma excelente ferramenta para armazenar conteúdo dos mais diversos tipos, ou gravar e exibir vídeos, tutoriais e até gameplays.

Mas para fazer isso, o ideal é buscar pelas melhores opções de programas para gravar tela do PC. Sendo assim, separamos aqui algumas dos melhores programas gratuitos com essa funcionalidade. Confira!

Programa para gravar tela do PC
Programa para gravar tela do PC: conheça opções gratuitas (Imagem: Reprodução/Unsplash)

Programa para gravar tela do PC: o que são?

Mas antes, vale destacar, o que são os programas para gravar tela do PC? O gravador de tela nada mais é do que uma ferramenta que permite ao usuário capturar imagens diretamente do computador.

Assim, através do programa, você consegue gravar vídeos e transmitir a sua tela, o que permite o compartilhamento desse material.

E como todo esse processo funciona? Em resumo, a ação executa printscreens da tela, o que garante que você possa fazer a produção de um arquivo em vídeo.

Dessa forma, o conteúdo pode ser usado de diferentes formas, como para transmitir e gravar uma aula ou gameplay.

Programa para gravar tela do PC: melhores opções

Mas para isso, o ideal é saber quais são as melhores opções de programa para gravar tela do PC. E para isso, separamos aqui algumas opções de ferramentas gratuitas que você pode usar.

Confira a nossa lista com alguns dos programas mais usados e fácies de manusear!

Movavi Video Editor (Imagem: Reprodução)

Movavi Video Editor (Windows e macOS)

Em primeiro lugar, uma das melhores opções de programas para gravar tela do PC é o Movavi Video Editor. Disponível tanto para Windows quanto macOS, a ferramenta é bem útil, e conta com diversos recurso para edição de vídeo.

Além disso, o programa gratuito faz todo o processo de gravação da tela do seu desktop, e conta com uma excelente curva de aprendizado.

Programa para gravar tela do PC: Jing
Jing (Imagem: Reprodução)

Jing (Windows e macOS)

Outra opção gratuita que você pode utilizar como programa para gravar tela do PC  é o Jing. Mas além do desktop, a ferramenta também permite ao usuário capturar imagens, e editá-las posteriormente.

Assim, você conta, por exemplo, com a opção de faze correções e adicionar textos. Da mesma forma, ainda é possível compartilhar todo o conteúdo e forma otimizada.

Isto é, o programa conta com opções de compartilhamento nas redes sociais. Contudo, um ponto negativo é que o programa permite a gravação de vídeos com apenas 5 minutos.

Ezvid (Imagem: Reprodução)

Ezvid (Windows)

Ezvid, por sua vez, é exclusivo do Windows, e conta com, basicamente todas as funcionalidades dos demais.

Assim, o programa para gravar tela do PC também funciona como editor de vídeos. O software possui uma vantagem em relação aos demais: o modo Gamer.

Com uma configuração simplificada, o modo facilita a gravação e compartilhamento de gameplays na internet. Dessa forma, com ele é mais fácil transmitir jogos, ou mesmo aulas, em canais como YouTube e Twitch.

Mas o ponto negativo é que o usuário não tem a gravação em arquivo. Assim, o máximo que você consegue é enviar o vídeo diretamente para essas plataformas.

CamStudio (Imagem: Reprodução)

CamStudio(Windows)

CamStudio é outra opção exclusiva para Windows e uma das opções mais simples e fácies de usar. Apesar de mais simples, a ferramenta, que possui código aberto, pode ser bem útil para quem tem pouca facilidade com esse tipo de programa.

Em suma, você tem as mesmas funcionalidades dos demais, com foco na gravação da tela do computador. Além disso, ainda existe a opção de sobrepor a gravação com o vídeo da sua webcam.

Sendo assim, para quem vai gravar aulas, ou até gameplays, essa pode ser uma boa opção. O programa também permite salvar arquivos em vídeo, mas somente nos formatos .avi ou .swf.

QuickTime Player (macOS)

Por fim, outro programa para gravar a tela do PC é o QuickTime Player, ferramenta disponível para quem tem um Mac compatível com o macOS Mojave.

Assim, o usuário pode simplesmente usar o reprodutor de vídeos padrão da Apple como gravador de tela. Mas como fazer para usar a função? Para isso, basta seguir o passo a passo a seguir:

  • Após abrir a ferramenta, clique em Arquivo e depois em Nova Gravação de Tela;
  • Em seguida, procure pela seta ao lado do botão de gravação;
  • Ajuste as opções – ativar o microfone ou exibir os cliques do mouse na tela – e clique no botão de gravação.
  • Defina qual parte da tela será grava e arraste o mouse para selecionar a área de interesse;
  • Logo depois, clique em Iniciar Gravação para começar.

Além disso, para parar a gravação, basta clicar no botão Parar ou acionar o comando Command + Control + Esc. Para salvar o vídeo, clique em Arquivo e depois, em Salvar.

 

Aproveite também para conferir outras novidades no blog Tech News Brasil. Aqui você fica por dentro de todas as notícias e atualidades do mundo da tecnologia!

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário