PlayStation 5 – Jogos do PS4 podem ser acessados com nova atualização

São pouquíssimos dias até o lançamento oficial do novo console da Sony e, apesar disso, muitas pessoas já puderam garantir o seu PlayStation 5. Essas pessoas geralmente possuem motivos pelos quais a empresa lhes deu consoles, são reviewers, influenciadores ou mesmo pessoas importantes o suficiente para isso.

Isso faz com que seja possível acompanhar alguma coisa sobre o vídeo game, já que o acesso está sendo visto por milhões de interessados em terem o seu próprio. A vantagem é que podemos conferir diversas funções e características importantes para estar informado, além de saber o que está funcionando bem e o que ainda precisa de algumas atualizações para ficar perfeito. Como é o caso para qualquer dispositivo lançado recentemente.

Nova atualização do sistema do PS5

Agora no último dia 10 a Sony liberou, para aqueles usuários antecipados do novo console, uma atualização de sistema bem importante. Como é de praxe com novos dispositivos com sistemas operacionais e muita hype, ainda existem ajustes para deixar todas as funcionalidades em perfeito funcionamento pois nem tudo vem 100% logo de fábrica.

A atualização traz uma feature que já havia sido anunciada na conta oficial do Twitter do PS5, mas que apresentava alguns problemas de compatibilidade e leitura o que impossibilitava a leitura de jogos do console anterior em HDs externos pelo PS5.

Mas agora com essa atualização, que é uma pequena mudança de sistema de apenas 0.87GB de espaço utilizado e leva o sistema do PS5 da versão 20.02-2.10.00.00-00.00.00.0.1 para a versão mais atual 20.02-2.20.00.07-00.00.00.01, os usuários do console poderão utilizar a entrada USB para transferir arquivos de jogos armazenados do PS4.

A migração de sistema acontece por padrão graças à configuração nativa de atualização automática que integra o sistema do console. Essa funcionalidade já era algo esperado do PS5 mas devido a alguns problemas de compatibilidade, principalmente com as portas USB do console, a empresa foi obrigada a realizar um update geral de sistema operacional.

Como habilitar a função de atualização se o seu PS5 não atualizou

Caso haja algum tipo de problema com o download do patch, é possível habilitar a atualização nas opções de configurações de sistema. Siga o passo-a-passo a seguir para habilitar a função e atualizar o seu PS5 para a última versão:

  • Primeiro, certifique-se de que o console está conectado em uma rede de internet, por wi-fi ou por cabo. Recomendamos o cabo pois assim os tempos de download são bem mais rápidos e estáveis. Mas como é uma atualização pequena não será necessário.
  • Em seguida, acesse o botão de Settings (configurações) que está no canto superior direito da interface do PS5. O botão tem o formato de uma engrenagem;
  • Na lista de opções procure a de System Software (Software de sistema) e acesse-a.
  • No menu seguinte procure a opção System Software Update and Settings (Atualização e configuração do software de sistema);
  • Dentro dessa opção busque o botão de Update System Software (Atualizar o software de sistema) e entre nela;
  • Por último basta encontrar a opção de Update Using Internet (Atualizar via internet) e aguardar enquanto o sistema baixa os arquivos, substitui e realiza as operações de instalação de sistema necessárias. Depois de alguns momentos o seu console estará pronto e você poderá jogar todos os jogos de PS4 que tiver.

Como passar arquivos de jogos do PS4 para o PS5

Além do método utilizado nesse texto, onde é necessário que os arquivos dos jogos do PS4 estejam em um dispositivo de armazenamento externo, como caso de um HD externo, para serem transferidos via conexão USB para o PS5, existem ainda outras opções se você quer fazer a mesma coisa.

A primeira delas é passar diretamente, utilizando a mesma rede de internet e um cabo de internet ligando os dois consoles juntos, os arquivos de um para o outro. Essa opção é um pouco demorada dependendo da quantidade de arquivos necessários.

Outro método é através da loja da PSN. Se o seu usuário do PS4 está logado no PS5 e todas as suas configurações e jogos de conta estão em ambos os consoles, é possível realizar o download dos títulos digitais no novo console.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário