PS5 Remote Play: é possível rodar jogos do PS5 no PS4 pelo uso remoto

Nesta semana, a Sony lançou para PlayStation 4 o PS5 Remote Play no menu inicial do console. O lançamento foi feito sem muito alarde por parte da empresa japonesa.

Com o PS5 Remote Play, os jogadores vão conseguir executar alguns jogos do PS5 no PS4. O jogo vai rodar via streaming de vídeo. Ou seja, o usuário ainda vai precisar ter um PlayStation 5 no qual o jogo vai ser executado. O PS4 vai receber apenas a imagem da tela.

Além disso, o recurso também permite aos usuários jogarem games do PS5 com o DualShock 4, controle do antigo PS4. Isso só vai ser possível através do Remote Play. Afinal, o DS 4 não vai ser compatível com os jogos da nova geração de consoles da Sony.

PS5 Remote Play
(Imagem: Reprodução/IGN)

Entretanto, o PS5 Remote Play não vai permitir a retransmissão para o PlayStation Vita. A notícia desagradou os fãs. Afinal, atualmente é possível usar o Remote Play do PS4 com o PS Vita.

Tudo indica, entretanto, que ainda vai ser possível usar o uso remoto para transmitir a imagem do console para o computador, como já é possível com o PS4.

Além disso, apesar do caráter de novidade e de inovação, o recurso gerou diversas dúvidas nos fãs em relação à utilidade, como discutiremos a seguir.

PS5: Sony confirma que não vai haver suporte para a expansão do SSD.

O PS5 Remote Play é útil?

Por enquanto, é difícil perceber a utilidade deste novo recurso. Afinal, por que alguém com um PS5 optaria por rodar seus jogos em um PS4 via streaming, e não diretamente no PS5?

Entretanto, a implementação do PS5 Remote Play pode abrir portas para a implementação de futuros novos recursos por parte da Sony. Como, talvez, o lançamento de um serviço semelhante ao xCloud, que permite rodar jogos de Xbox em dispositivos móveis via streaming.

No caso do xCloud, por exemplo, o jogo não é rodado no próprio dispositivo, mas em um servidor da própria Microsoft. O usuário vai receber apenas a imagem. Entretanto, até então, o serviço da Sony exige que o jogador seja proprietário não só de um PS5, mas também de um PS4.

Uso remoto do PS

PS5: Sony divulga novidades sobre configurações e mudanças no lançamento.

A única vantagem do serviço é para aqueles que já são proprietários de um PS4 e pretendem comprar um PS5. Esses vão poder, por exemplo, deixar o PS5 na sala e o PS4 no quarto, rodando os jogos do novo console no console antigo via streaming.

Entretanto, ainda assim podemos questionar a utilidade deste novo recurso. Afinal, a energia necessária para se manter dois consoles ligados certamente não vai ser pouca.

PS5 – Saiba como transferir os dados do seu PS4 para o novo console da Sony!

Lançamento do PlayStation 5

Lembrando que a Sony vai lançar o PlayStation 5 nos EUA e em alguns outros países nesta quinta-feira (12). No Brasil, o console vai chegar uma semana depois, na próxima quinta-feira (19).

Playstation 5
(Imagem: Divulgação/Sony)

No Brasil, a versão com leitor de discos do console vai custar R$ 4.699, enquanto que a versão digital, sem leitor, vai custar R$ 4.199. Ambas as versões tiveram uma redução de preço graças à recente diminuição de impostos por parte do governo federal.

Confira os lançamentos do PS4 e do PS5 para o primeiro semestre de 2021!

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário