PlayStation 5 terá suporte VRR e mais novidades | Entenda como funciona

Veja aqui as novidades que a Sony está preparando para seus consoles.

A Sony está planejando trazer uma série de atualizações bem interessantes para os usuários não só do PlayStation 5, mas também para o PS4, como a compatibilidade com VRR . São várias mudanças pequenas mas que fazem a diferença na qualidade de vida de quem joga nos consoles.

Entre essas atualizações está a habilitação da tecnologia de VRR no PS5. Essa nova configuração traz alguns benefícios gráficos para os jogos com compatibilidade e podem até ajudar a estabilizar o frame rate.

Essa e outras atualizações devem vir nos próximos meses. Se você ficou interessado em saber como o suporte de VRR do PS5 vai funcionar, além das outras novidades, confira o artigo a seguir.

Novidades a caminho

PS5 terá suporte VRR e mais novidades Entenda como funciona

No dia 23 de março a Sony soltou um anúncio sobre as mais novas atualizações dos consoles da marca, o PS5 e PS4 devem receber melhorias para a qualidade de vida dos usuários no sistema, além de incrementos nas opções gráficas e configurações de vídeo.

No site da empresa é possível conferir as principais mudanças desse anúncio, que começarão a ficar disponíveis globalmente para os usuários, com data ainda indefinida. As novidades incluem funcionalidades de grupo de jogo, melhorias de interface de usuário e funções de acessibilidade.

Confira a seguir a lista das atualizações previstas:

Comando de Voz (Prévia)

Os usuários que possuem contas cadastradas no sistema beta da PSN poderão testar, por tempo e uso limitados, a função que permite ao usuário utilizar comandos de voz para abrir jogos, encontrar títulos na biblioteca e acessar aplicativos de utilidade, configurações, controle de mídia e menu de comunidade.

Infelizmente a funcionalidade ainda não possui muitas opções de voz, sendo possível dar comandos em inglês apenas. Além disso, apenas contas registradas nos Estados Unidos e no Reino Unido poderão participar do teste aberto. 

Dicas Profissionais

Para os usuários que precisam de mais uma ajudinha ou talvez um guia para algumas das principais funcionalidades do sistema, a Sony está incorporando o Pro Tips (Dicas Pró em uma tradução livre).

Com esse menu ferramenta você pode entender melhor como aplicar game presets no seu console, marcar e pinar vídeos para assistir mais tarde ou ainda entender como manter outros aplicativos abertos enquanto joga. Ele também tem um tutorial bem bacana que ensina como transmitir a tela para os seus amigos.

Para encontrar a opção das dicas é só abrir as Opções do PS5 e acessar o Centro de Controle.

Melhorias no Remote Play

Além de permitir aos jogadores, tanto do PS4 como PS5, entrar em grupos de jogo já abertos ou iniciados, as melhorias também permitem que você faça tudo isso pelo aplicativo PS App.

O PS App agora também teve melhorias de acesso e usabilidade da interface. A atualização trouxe mais facilidade para encontrar a aba de Amigos, Grupos, enviar mensagens e garantiu uma estabilidade na experiência de jogo com o PS5.

O aplicativo também ganhou um tema escuro para aquela galera que não suporta ver um branquinho chapado no visor. E a notícia boa para os brasileiros e outros jogadores do mundo todo é que agora o aplicativo tem suporte de outras línguas.

Suporte para Taxa de Atualização Variável (VRR)

Essa é uma atualização que não entrou nesse último pacote divulgado no dia 23 que, por falar nisso, já está em vigência. O suporte do PlayStation 5 para VRR ainda é só uma possibilidade futura, mas que agora está oficialmente nos planos de ação da Sony para os próximos meses.

É importante saber que a taxa de atualização variável é uma funcionalidade gráfica que depende não somente do software do console, mas também de um cabo HDMI 2.1 e compatibilidade nas TVs ou monitores usados para jogar.

O que o VRR faz é sincronizar a taxa de atualização do display, ou da tela em que o PS5 estiver conectado, diretamente com o output gráfico do próprio console. Isso amplia a prevenção de artefatos visuais, que podem provocar alguns incômodos com o ritmo de amostragem dos frames e o tearing da imagem na tela.

Basicamente isso significa uma melhoria dos gráficos e até mesmo da jogabilidade de alguns títulos. Os jogos ficam mais suavizados, a renderização das cenas é praticamente instantânea e até o lag de input diminui.

Se você curtiu conhecer mais das atualizações do PS4 e PS5 para os próximos meses, fica ligado no TechNews e nos mais recentes updates.

Fonte: Playstation

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário