Pulseira inteligente com foco em realidade aumentada é apresentada pelo Facebook

Através do projeto Facebook Reality Lab, da empresa de Mark Zuckerberg está desenvolvendo uma pulseira inteligente com foco em realidade aumentada.

Apesar de não ser uma novidade no mundo da tecnologia, o item pode fazer a leitura de sinais neurais do usuário. Da mesma forma, o dispositivo adota inteligência artificial, aprimorando o entendimento do sistema.

Facebook apresenta pulseira inteligente de realidade aumentada
Facebook apresenta pulseira inteligente de realidade aumentada (Imagem: Divulgação / Facebook)

Facebook apresenta pulseira inteligente de realidade aumentada

Desenvolvido pelo projeto interno da empresa, o Facebook Reality Labs (FRL) Research, o projeto realidade aumentada utiliza um ou duas pulseiras inteligentes.

Porém, mais do que apenas um dispositivo de realidade aumentada, o dispositivo possui um funcionamento diferente. Isto é, o item é usado para ler sinais neurais do usuário, que são transformados em informação com a interação em realidade aumentada.

Projeto mostra foco da empresa em realidade aumentada

O projeto mostra um conceito que lembra o HoloLens, da Microsoft. Utilizando as mãos do usuário, as pulseiras inteligentes são usadas para captar informações e transmiti-las em realidade aumentada.

Contudo, o item tem como foco a captura de gestos e movimentos para leitura de impulsos nervosos. O projeto, aliás, destaca os esforços da empresa em desenvolver novas tecnologias em realidade aumentada.

Só para se ter ideia, no ano passado o Facebook exibiu um projeto ambicioso no desenvolvimento de dispositivos com base em AR.

Sendo assim, o maior desafio do Facebook Reality Labs é buscar por meios de interagir, de forma eficiente, com a realidade aumentada.

O objetivo é fazer com que o uso da tecnologia funcione da mesma forma como interagimos com um computador convencional. E pelo teaser divulgado, o projeto vem apresentando resultados.

Digitação em realidade aumentada

Em parte do vídeo, podemos ver como o uso da pulseira inteligente apresenta um resultado prático. Nele, podemos ver o uso do dispositivo como um teclado em realidade aumentada.

Com isso, será possível digitar e escrever textos sem a necessidade de um teclado físico, utilizando-se apenas de gestos. Além disso, existe a possibilidade do uso conjunto da pulseira inteligente com óculos de realidade aumentada.

Dessa forma, o layout poderá ser visualizado de forma instantânea, sem a necessidade do uso de telas ou outros dispositivos.

Gestos no lugar da voz

Outro detalhe que o projeto destaca é o foco do projeto em desenvolver tecnologias que utilizam gestos ao invés da voz. De acordo com os responsáveis pelo desenvolvimento, a voz é mais intuitiva, mas não garante toda a privacidade ao usuário.

Da mesma forma, a pulseira ainda tem a vantagem de estar sempre à disposição do usuário, sem ocupar outros espaços, como bolsos, evitando o contato com outras superfícies.

A pulseira possui uma sensibilidade mais alta. Assim, o dispositivo pode compreender movimentos de apenas 1 milímetro nos dedos, sendo capaz de sentir a intenção do usuário realizar um movimento.

Facebook: pulseira inteligente ainda está em fase de testes

Apesar de ter divulgado o teaser da pulseira inteligente, o Facebook ainda está desenvolvendo o dispositivo. A fase de testes serve para detectar como o item pode utilizar os sinais nervosos para interpretar gestos e movimentos.

Com isso, ainda há um longo caminho para que a pulseira possa chegar de fato ao mercado. A expectativa do Facebook é que a tecnologia leve até 10 anos para ser lançada e fazer parte do dia a dia do usuário.

 

Aproveite também para seguir o Tech News Brasil no Twitter. Lá você fica por dentro de todas as notícias e novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento em primeira mão!

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

2 comentários

  • Mim avisa de tudo

  • Espero que seja melhor que o. Outro mensagem

Deixe seu comentário