Qualcomm anuncia a primeira antena mmWave 5G

A Qualcomm anunciou hoje, dia 23 de julho de 2018, o lançamento da primeira onda 5G milimétrica (mmWave) totalmente integrada e módulos RF sub-6 GHz para smartphones e outros dispositivos móveis. A nova antena 5G mmWave opera com ondas milimétricas que amplificam a potência para reforçar o sinal.

Um dos maiores desafios da tecnologia de ondas milimétricas (mmWaves) para o 5G era superar a interferência de sinal, uma vez que são facilmente interrompidas. Ou seja, para que as redes 5G funcione em dispositivos móveis são necessários novos padrões, modems e outros fatores referente a tecnologia de ondas milimétricas.

De acordo com as informações divulgadas pela fabricante, a família de módulos de antena QTM052 mmWave e a família de módulos QPM56xx sub-6GHz foram projetadas para emparelhar com o modem Qualcomm Snapdragon X50 5G (anunciado no final de 2016) para preparar o caminho para smartphones e outros dispositivos capazes de aproveitar as redes 5G.

Os novos módulos de antena 5G mmWave  foram projetados para serem pequenos, pois somente assim poderão ser incorporados a dispositivos móveis pelos fabricantes, uma vez que podem/devem ser inseridos, quatro módulos, em diferentes locais no painel garantindo que não haja interferências de sinal e para  impulsionar o sinal recebido.

O dispositivo é capaz de escolher o módulo que recebe o sinal mais forte e alternar entre eles sem problemas para uma conexão confiável de 5G. A capacidade é de até 800 MHz de largura de banda nas faixas de 26,5 a 29,5 GHz, 27,5 a 28,35 GHz e 37 a 40 GHz mmWave.

A Qualcomm diz que os primeiros módulos de antena de onda milimétrica de 5G estão sendo enviados aos clientes esta semana, e que a primeira safra de dispositivos capazes de tirar proveito das redes 5G será lançada no final deste ano.

Fontes: MacRumors, The Verge e Engadget

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário