Reações de emoji Twitter: recurso é cogitado pela rede social

Adicionar reações de emoji no Twitter é a nova ideia que a rede social pensa em implementar. Assim como o Facebook, a plataforma deseja adicionar a opção de reagir a publicações com emojis.

Mas, antes de implementar a ideia, o Twitter vem perguntando aos usuários a respeito da ideia para, assim, explorar a possibilidade no futuro

Reação de emoji Twitter
Twitter pode trazer reações através de emojis (Imagem: Pixabay / PhotoMIX)

Reações de emoji no Twitter

Apesar de não ser uma ideia nova para a rede social, as reações de emoji no Twitter parecem finalmente estar saindo do papel.

Semelhante às reações adotadas pelo Facebook, as interações com emoji já são bem conhecidas também em outras plataformas. O Twitter vem passando por mudanças, trazendo novas funcionalidades aos usuários.

Recentemente, aliás, a rede social iniciou de forma mais profunda os testes do Twitter Space, plataforma semelhante ao Clubhouse. Para isso, a empresa tem pesquisado informações de como os usuários se sentem com as novas funcionalidades.

Segundo o site Tech Crunch, um porta-voz do Twitter indicou que a empresa está “explorando outras maneiras de as pessoas se expressarem em conversas que acontecem no Twitter”.

Reação de emoji no Twitter
Reação de emoji no Twitter (Imagem: @jdm0079)

Vazamentos mostram como seriam as reações

Contudo, mesmo sem um posicionamento oficial da empresa, algumas imagens vazadas dão uma ideia de como serão as reações de emoji no Twitter.

Assim, é possível notar que a funcionalidade da rede social é bem semelhante ao que vemos, por exemplo, no Facebook.

No mesmo sentido, a empresa também parece testar uma funcionalidade um pouco diferente, implementando reações em sentido positivo ou negativo ao tweet de outro usuário. O mecanismo seria semelhante ao “upvote” e “downvote”, do Reddit.

Reação de emoji
Twitter está realizando pesquisa com usuários (Imagem: @WFBrother)

Twitter vem realizando pesquisa com usuários

Mas as reações de emoji no Twitter não vão ser implementadas tão cedo. A empresa vem adotando uma estratégia de pesquisa com seus usuários antes de adotar novos recursos e funcionalidades.

E o mesmo acontece com a implementação de reações de emoji. A rede social está realizando uma pesquisa com seus usuários com objetivo de saber qual a opinião deles sobre o recurso.

Com isso, aos entrevistados, a plataforma pergunta qual a opinião sobre a adoção de reações positivas ou negativas ao invés de responder ou favoritar o tweet.

Além disso, o Twitter ainda questiona como os usuários se sentem no caso de seus próprios tweets receberem várias reações negativas. Na mesma pesquisa, ainda é perguntado de que forma o usuário reagiria em um tweet irrelevante ou ofensivo.

Iniciativa mostra o cuidado do Twitter com as mudanças

As pesquisas feitas pelo Twitter sobre as possíveis novas funcionalidades mostram o cuidado da rede social com mudanças.

Isto é, a empresa entende que a introdução de um novo conjunto de recursos tem um impacto significativo para quem usa a plataforma e o conteúdo postado nela.

A estratégia visa evitar uma reações negativas por parte dos usuários, o que, eventualmente, levaria a uma redução no número de pessoas ativas no Twitter.

Reações de emoji no Twitter: função depende da aceitação do público

Sendo assim, a adoção das reações de emoji no Twitter depende, primeiro, de uma aceitação por parte do público. A estratégia mais comum usada pela rede social é a de realizar pesquisas e implementar novas funcionalidades para alguns usuários.

Dessa forma, com uma boa aceitação, o recurso passa por uma nova avaliação para saber se foi útil ou não, e quais as opiniões dos usuários.

Ao TechCrunh, o Twitter indicou que o trabalho com as reações está sendo realizado em um espaço “exploratório”. Ou seja, até o momento há apenas especulações e pesquisas com quem usa a rede social.

Da mesma forma, ainda vale destacar que as reações de emoji não vem para substituir o “fav”, o coraçãozinho usado pelos usuários para curtir um tweet.

 

Aproveite também para seguir o Tech News Brasil no Twitter. Lá você fica por dentro de todas as notícias e novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento em primeira mão!

Fonte: TechCrunch

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário