Qual a relação entre ‘Exército de Ladrões’ e ‘Army of the Dead’? Precisa assistir os dois?

Desde sua estreia na Netflix na semana passada, Exército de Ladrões está no top 10 de produções mais assistidas do streaming e parte de sua fama está diretamente relacionada a outro filme dessa franquia: Army of the Dead.

Mas afinal, qual é a relação entre essas duas produções?

Com direção de Matthias Schweighöfer, Exército de Ladrões  traz um dos personagens mais emblemáticos de Army of the Dead, o arrombador de cofres (que também é interpretado por Schweighöfer), Dieter. Mas, além disso, há outros elementos que ligam a nova história ao filme lançado em maio desse ano.

Confira mais detalhes nos tópicos a seguir.

Sobre Exército de Ladrões

Em Exército de Ladrões da Netflix, o caixa de banco Dieter, acaba sendo desafiado por uma misteriosa mulher, a participar de uma competição de abertura de cofre.

Após se provar como o “arrombador” mais rápido, ele enfim conhece a ladra de joias Guendoline que lhe faz uma proposta no mínimo indecente: se unir a uma gangue de assaltantes e ajudar a invadir os três cofres mais seguros de toda a Europa.

Dessa forma, os dois, juntos com outros especialistas em artes marciais e TI, iniciam sua jornada atrás de aventura e dinheiro “fácil”.

Uma prequela de Army of the Dead

exército de ladrões netflix

Sim, Exército de Ladrões é uma prequela do filme Army of the Dead, ou seja, é uma história que se passa antes dos eventos do primeiro filme.

No caso, a nova aventura se passa seis anos antes, e é ambientada em uma Europa que ainda não foi atingida pelo Apocalipse Zumbi, que, até esse momento, está canalizado apenas em parte dos Estados Unidos.

É nesse cenário de incerteza financeira pelo medo que a epidemia zumbi se torne uma pandemia global que Gwendoline Star (Nathalie Emmanuel) decide montar um esquadrão de ladrões, cada um especialista em uma área, com o objetivo de invadir os três cofres mais protegidos da Europa.

Dessa forma, é em Exército de Ladrões que descobrimos como se deu a iniciação de Dieter no mundo do crime, o que, anos mais tarde, resultaria nos eventos ocorridos em Army of the Dead.

Mesma equipe de produção

A relação direta entre as duas histórias é responsabilidade de uma mesma equipe de produção, ainda que a direção dos dois filmes não tenha sido feita pela mesma pessoa.

No caso, ambas as produções surgiram de uma história criada pelo roteirista Shay Hatten e o cineasta Zach Snyder. Enquanto Hatten acabou sendo o roteirista dos dois filmes, Snyder atuou como diretor de Army of the Dead, e como produtor de Exército de Ladrões.

Referências de Army of the Dead em Exército de Ladrões

Apesar de ser uma prequela, a verdade é que Exército de Ladrões traz referências bastante sutis a seu filme posterior (na ordem cronológica).

Pode-se dizer que Dieter acaba sendo a única ligação óbvia entre os dois filmes.

Além do personagem carismático, algumas outras figuras de Army of the Dead aparecem de maneira pontual no novo filme. Esse é o caso de Scott Ward, personagem de Dave Bautista, e Maria Cruz da atriz Ana de la Reguera, que fazem participações especiais no filme.

Tirando isso, apenas o iminente Apocalipse Zumbi, que ainda se encontra em fase inicial.

Precisa assistir os dois filmes?

Se você está se perguntando se é necessário assistir aos dois filmes para que as histórias façam sentido, a resposta é não!

Como dito, a única referência direta entre os filmes é o personagem Dieter. No entanto, sua participação em cada obra é completamente independente, não dependendo do fato de o espectador conhecer ou não seu passado (Exército de Ladrões) ou seu futuro (Army of the Dead).

Para além dele, as histórias funcionam muito bem sozinhas. Dessa forma, vai da escolha de cada espectador se deseja se aprofundar mais nesse universo ou não.

Recepção de Exército de Ladrões

Exército de Ladrões estreou na última sexta-feira (29) na Netflix e foi a produção mais vista do catálogo em seu final de semana de lançamento.

Atualmente, o filme conta com aprovação de 91% dos espectadores do Google e com nota 4.1 baseada em mais de 750 avaliações.

Já no IMDb, o filme está com nota 6.4, o que costuma significar avaliações mistas.

Em relação à crítica especializada, no Rotten Tomatoes o filme é avaliado como fresco, recebendo 69% de avaliações positivas, o que costuma representar também críticas mistas.

CONFIRA Também:

Se você é fã de cachorros, você DEVE assistir este filme na Netflix

E você, já assistiu Exército de Ladrões na Netflix? O que você achou do filme? Conta para a gente aqui nos comentários.

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar